10 dicas para economizar o consumo de dados móveis no Android

Em tempos de internet móvel limitada, economia é a palavra da vez.

Por | @oficinadanet Smartphones

Com planos de internet móvel limitados é preciso um certo esforço para conseguir chegar ao fim do mês sem precisar contratar uma franquia de dados excedente. Ainda mais com todas as tentações que ter um smartphone conectado à internet implica: redes socais, músicas e vídeos via streaming, jogos, só para citar alguns exemplos.

A gente sabe que os valores de internet praticados por aqui não são lá muito atrativos, por isso, é preciso economizar, por mais difícil que isto possa parecer. Para te ajudar nesta empreitada, o Oficina da Net separou algumas dicas que irão te ajudar a economizar o consumo de dados em seu aparelho Android. Confira:

Veja também: 

1. Só use serviços de streaming com Wi-Fi ou então diminua a qualidade de áudio

Assistir vídeos e ouvir músicas via streaming são atividades cada vez mais comuns em nosso dia a dia. Porém, é importante ficar atento a quantidade de dados que este tipo de serviço ocupa. Para se ter ideia, escutar uma música via streaming pelo Spotify a 320 Kbps irá devorar, em média, 133 MB de dados por hora. A situação fica ainda mais complicada em casos de vídeo: o Full HD, por exemplo, consome 15 MB por minuto, isto é, quase um giga por hora.

10 dicas para economizar o consumo de dados móveis no Android

Por isso, evite usar os serviços de streaming quando estiver longe de uma rede Wi-Fi. Mas, caso isto não seja possível para você, reajuste as configurações. Por exemplo, há pouca diferença entre o streaming de música a 320 Kbps e a 160 Kbps, salvo se o seu fone de ouvido for muito bom. Usar 160 Kbps diminui o consumo de dados pela metade e sem grande prejuízo para a qualidade.

2. Salve músicas e vídeos offline

Outra boa opção para quem curte os serviços de streaming, mas não quer gastar seus dados móveis, é salvar músicas e vídeos para ouvir/assistir quando estiver offline. Claro, faça isso quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Serviços como o Spotify e a Netflix, por exemplo, permitem que você baixe e salve músicas e filmes para escutar/assistir quando quiser.

10 dicas para economizar o consumo de dados móveis no Android

3. Ative a economia de dados do Chrome

Se você costuma usar o Chrome como navegador do seu smartphone, saiba que é possível ativar o recurso de economia de dados pelo navegador. Ele compacta as páginas na internet, exigindo menos dados para a navegação. Para ativá-lo, abra o Chrome, clique no ícone de menu (os três pontinhos no canto superior direito da tela) e vá em “Configurações” > “Economia de dados”. Arraste o ícone de bolinha para o lado para ativar.

10 dicas para economizar o consumo de dados móveis no Android

4. Prefira aplicativos de mensagens e evite voz e vídeo

Para manter o consumo de dados reduzido, prefira se comunicar com seus contatos por mensagens instantâneas e evite chamadas de voz ou vídeo pelo WhatsApp ou Skype. Uma chamada de voz consome no mínimo 3MB por cinco minutos, enquanto as vídeos chamadas chegam a 20 MB por apenas cinco minutinhos de conversa. Deixe para utilizar este tipo de serviço apenas quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

10 dicas para economizar o consumo de dados móveis no Android

5. Configure a atualização dos aplicativos para apenas em Wi-Fi

Sabe aquelas atualizações de aplicativos que acontecem automaticamente? Pois então, configure-as para que elas ocorram apenas quando você estiver conectado a uma rede wireless. Para isso entre na Play Store e depois vá em “Menu > Configurações> Atualização automática do app> Não atualizar/atualizar apenas na modalidade Wi-Fi”.

6. Ative a economia de dados no Android

O próprio Android, a partir da versão 7.0, possui um recurso chamado “Economia de Dados” que ajuda o aparelho a gastar menos 4G. Para ativá-lo, vá nas configurações do aparelho, em seguida acesse “Uso de dados” e então “Economia de Dados”.  Há ainda a possibilidade de selecionar aplicativos que possam “burlar” a economia de dados. Selecione os apps que você mais usa, que eles continuarão a funcionar normalmente, enquanto os outros aplicativos passarão a ter o uso de dados em segundo plano restrito.

7. Troque o app do Facebook pela versão de navegador

Tá, a gente sabe que é muito mais prático acessar o Facebook pelo aplicativo do mesmo. Porém, quando estiver conectado aos seus dados móveis, prefira acessar a rede social pelo navegador. A página possui praticamente os mesmos recursos do app, entretanto, gasta menos bateria e consome menos dados. Outra possibilidade é trocar o aplicativo do Facebook pelo Facebook Lite.

10 dicas para economizar o consumo de dados móveis no Android

8. Evite apps com publicidade excessiva

Testes realizados por pesquisadores do Rochester Institute of Technology, nos Estados Unidos, com os apps mais baixados no ano passado, descobriram que aplicativos grátis fazem uploads e downloads constantes através da publicidade exibida. Os pesquisadores descobriram que os apps com propagandas usam até 100% mais dados do que os que não contêm publicidade e, em média, consomem 79% a mais de dados.

10 dicas para economizar o consumo de dados móveis no Android

9. Faça upload de fotos e vídeos apenas quando estiver conectado em uma rede Wi-Fi

Com a qualidade das câmeras dos celulares na atualidade, é possível ter fotos e vídeos de alta resolução. Porém, eles também ficam muito mais pesados, o que significa que para realizar o upload lá se vai uma boa parte de seus dados móveis. Para você ter uma ideia, um único minuto de vídeo HD pode ter até 200 MB. Logo, você não precisará fazer muitos uploads até chegar ao limite de seu plano.

10. Desative a sincronização de contas que você não usa

Cada conta que você tem logada em seu smartphone possui sincronização com servidores externos para garantir que as informações delas sejam constantemente atualizadas e isto gasta dados. Desative todas as sincronizações de aplicativos e serviços que você não estiver usando. Para isso vá até as configurações do aparelho e selecione “Contas”. Elas estarão separadas por aplicativo e, às vezes, há mais de uma conta por aplicativo. Dentro do Google, por exemplo, pode ter serviços como o Google Keep, Google Play Filmes, além do Dados do Google Fit.

Estas foram algumas dicas de como economizar dados móveis em seu aparelho Android. Gostou das sugestões? Então compartilhe com seus amigos para que eles também possam aprender.

Mais sobre: Android, smartphones, dados móveis
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.