O próximo iPhone deverá vir com um novo sistema de biometria para o desbloqueio da tela. Conforme documento distribuído nesta semana a clientes da empresa de investimento Cowen & Company, o qual o site Business Insider teve acesso, o dispositivo deverá ter recursos de reconhecimento facial que lhe permitirá destravar a tela ao reconhecer o rosto de seu dono.

Segundo o Business Insider, a nota diz que o aparelho dever ter "alguma forma de reconhecimento facial/de gesto possibilitada por um novo sensor laser e um sensor infravermelho posicionado perto da câmera frontal". Outra possível novidade dos próximos aparelhos da Maçã é o carregamento sem fio. A empresa de investimentos diz ter retirado suas conclusões de um trabalho de campo realizado junto aos fornecedores da Apple.

A inclusão do recurso de reconhecimento facial nos aparelhos da Apple não é sem sentido, já que em 2013 a gigante da tecnologia comprou a PrimeSense, empresa israelense responsável pela tecnologia do Kinect, ou seja, a Maçã deve ter a tecnologia para acrescentar essa funcionalidade em seu próximo smartphone.

Outras empresas, como a Samsung, também têm investido em formas diferentes de biometria para segurança dos smartphones. Em seu Galaxy Note 7 (que teve que ser retirado do mercado devido a problemas com explosões), a sul-coreana deu outra alternativa à leitura de impressões digitais, ofertando também o scanner de íris. Logo, a Apple investir no reconhecimento facial segue a tendência de mercado, sendo que a leitura facial é mais prática aos usuários do que o scanner de íris.

Outros rumores

Além do novo sistema de biometria nos futuros iPhones, a nota recebida pelos clientes da Cowen & Company trouxe outras previsões para lançamentos da Apple. Entre eles que no próximo evento da marca três novos dispositivos devem ser lançados: dois modelos semelhantes aos atuais, com telas de 4,7 polegadas e 5,5 polegadas, além de um modelo Premium com tela de 5,8 polegadas.

O modelo Premium deverá vir com uma tela OLED, diferente das telas LCD usadas nos iPhones até hoje, e uma tela única em torno de todo o aparelho. Há rumores que ele deve se chamar iPhone 10 ou iPhone X. Nele a função do leitor biométrico Touch ID estaria presente em toda a tela do dispositivo, debaixo do vidro e sob a área de display ativo.

Veja também: