YouTube e Netflix já são a 1ª opção de muita gente quando nos referimos à principal forma de entretenimento, deixando a tradicional e parada no tempo televisão comendo poeira.

A maior vantagem dos sistemas online é sua dinamicidade (ver quando quiser, o que quiser e onde quiser) e o YouTube consegue ser ainda mais variado e abrangente quanto aos gostos, já que, por não depender de contratos - como a Netflix - possui conteúdo sobre, praticamente, qualquer coisa.

E a oferta de conteúdo é tão grande que às vezes ficamos bem perdidos sem saber o que assistir, ou vai dizer que você nunca passou por isso? A bolinha do mouse - ou botão do controle - chega a cansar e você não decidiu ainda o que ver. Neste momento em que você já está cansado dos velhos canais, das mesmas piadas e dos sempre iguais formatos, poder aproveitar para aprender algo novo, que tal?

Por isso separamos os 10 melhores canais para desenvolver uma nova habilidade. Confira:

Curso em Vídeo

Quando se fala em aprender programação no YouTube, muitos respondem prontamente uma só palavra: "Guanabara". O nome do canal chama-se Curso em Vídeo, mas o professor Guanabara já é famoso por suas aulas divertidas e de fácil compreensão.

Seus cursos abordam o básico de diversas linguagens de programação, como PHP, lógica, HTML 5, JAVA, banco de dados, MySQL, entre outras. Lembrando que é o básico, depois é com você.

 

eXcript 

Mais um canal com boas aulas para quem quer aprender a programar sem gastar dinheiro. Este canal já aprofunda-se nas linguagens, como Python, JAVA e PHP (mais de 100 aulas cada).

 

Khan Academy 

Já falamos da Khan Academy em outros posts aqui no Oficina, pois é uma iniciativa brilhante: levar conhecimento através de milhares de aulas gratuitas ministradas por especialistas e autoridades no assunto.      

É como um YouTube acadêmico, já que muitas das aulas lá são de universidades mundo afora. Na parte de matemática, por exemplo, tem cursos completos de pré-cálculo, Álgebra, Trigonometria, estatísticas e probabilidade, cálculo numérico, cálculo diferencial e muito mais.

Possui até apps para smartphone e Windows 10

 

Omatemático.com 

Com centenas de aulas este canal vai te ajudar com um dos maiores mistérios da humanidade: matemática. Com cursos gratuitos completos que vão de matemática básica e matemática para concursos a cálculo, integrais e derivadas, este canal ainda vai te salvar caso você resolva fazer uma faculdade de ciências exatas.

Além disso, muito conteúdo de física é abordado, como hidrostática, física elétrica, movimento circular uniforme, cinemática e por aí vai.

Esse é o canal do famoso professor Grings, e se você um dia já procurou estudar números pelo YouTube, certamente o conhece.

 

Débora Aladim 

Mais um canal para quem precisa dar uma reforçada nos estudos, neste caso em História. Com resumos supercompletos a Débora fala tudo que você precisa saber sobre os assuntos mais importantes para vestibular/ENEM.

Aliás, esse é um dos canais mais recomendados para quem está terminando a escola e indo para a universidade, etc. O canal tem aulas especiais para quem vai prestar o ENEM, como estudar para o vestibular, qual curso escolher (tem entrevista com alunos de diversos cursos), etc.

 

Manual do Mundo 

Talvez o mais conhecido canal deste post (quase 7.5 milhões de inscritos), o Manual do Mundo traz dicas rápidas, curiosas e úteis, inclusive se você estiver perdido em uma selva qualquer dia destes.

Suas dicas incluem: Trancar a porta utilizando um garfo, como fazer um barco dobrável de madeira, como fazer papiro, uma furadeira caseira, pistolas de cola quente caseira e muitos outros. Não que você vá precisar de todos eles, mas nunca se sabe quando será o apocalipse zumbi.

 

Infocell JK Tutoriais 

Tá certo que você não vai abrir uma assistência técnica de celulares depois de ver estas aulas, mas talvez economize um bom dinheiro ao saber consertar seus próprios probleminhas no aparelho.

Quem sabe se sua dúvida já não está sanada pelo pessoal do canal?

 

Oficina da Casa 

Parece que depois que o Rodrigo Hilbert começou a fazer coisas artesanais na tv todo mundo pensou que fosse ficar bonito que nem ele, caso fizesse seus próprios objetos de decoração.

Ainda bem que o pessoal do YouTube seguiu a onda e surgiram diversos canais de faça você mesmo, a maioria deles reutilizando as peças de madeira e restaurando a glória de móveis danificado. Tem até aquela atenção mais do que especial aos pallets (o novo queridinho dos hipsters) transformando-os em lindos móveis.

 

Ana Maria Brogui 

Cansado de comer todo dia a mesma coisa? Macarrão instantâneo, ovo e sanduíche já não te satisfazem mais? Então é hora de aprender coisas novas.

Com o canal do Brogui, que já passa dos 2 milhões de inscritos, você terá videos diários de como comer bem, cozinhar e impressioanr a galera com pratos deliciosos e sem muita dificuldade. 

 

Cifra Club 

Gosta de música, mas não sabe arranhar nada? Então esse é um bom ponto de partida para você. Com aulas teóricas e práticas de guitarra, bateria, percussão, sax, canto, segunda voz, contrabaixo e muitas músicas famosas explicadas lentamente, passo a passo, você vai ter o mínimo necessário para desenvolver seus dons musicais.

E aí? Vai aprender alguma nova habilidade com estes canais? Utiliza algum que não colocamos na lista? Conte-nos tudo nos comentários, logo abaixo.