Parece que foi ontem, mas O Windows 10 já está entre nós há mais de ano. Enquanto uns dizem que é o melhor Windows já feito e outros dizem que é o melhor desde o saudoso Windows XP todos concordam que é a melhor opção da empresa tendo em vista os últimos sistemas operacionais (Windows 8, Windows 7, Windows Vista).

Discussões e preferências pessoais à parte, é inegável que o W10 reinventou muita coisa no sistema operacional da Microsoft ao introduzir novos conceitos, reviver algumas funções excluídas recentemente (Menu iniciar), apresentar o seu sistema pessoal (Cortana) e aproximar todas as plataformas da empresa em 1 sistema único.

Agora seu PC, Windows Phone, tablet Microsoft Surface e Xbox One dividem contas, sincronizam dados e conversam entre si. E um dos passos para que o computador ficasse mais "moderno" e sociável foi a introdução dos aplicativos, recurso inaugurado há quase 10 anos atrás com os primeiros smartphones e depois apresentados aos primeiros consoles da sétima geração (Xbox e Playstation 3).

A inserção dos apps foi necessária para que o Windows 10 se tornasse a melhor opção em SO para tablets, afinal, nos portáteis não temos recursos para instalar diversos programas, assim como fazemos nas máquinas tradicionais.

Em um primeiro momento as pessoas estranharam a ideia de instalar aplicativos em um notebook ou desktop, mas a velocidade entre abrir, por exemplo o Skype em versão app, ou então o Netflix em versão app em relação ao programa convencional e ao navegador, respectivamente, já tem feito muitos usuários - antes desconfiados - fãs fervorosos dos aplicativos para Windows 10.

Então se você já é um usuário dos apps ou está querendo ser convencido da eficiência dos mesmos, vem comigo e confira a lista dos melhores apps para Windows 10.

A Loja

Antes de tudo, é necessário que você saiba onde baixar seus apps. Assim como o Google e a Apple tem sua Appstore, a Microsoft também possui sua versão e é lá que iremos buscar nossas aplicações.

Se você não sabe do que estamos falando, é aquele ícone de sacolinha com o logo da Microsoft. Aposto que você já deve ter visto na barra de tarefas, ela fica localizada ali por padrão. Caso você já o tenha removido da barra, é só digitar "Loja" na busca, ou perguntar pra Cortana ;)

Na loja é só digitar o nome do app que você deseja, conferir as informações do aplicativo e depois clicar em instalar.

Netflix

Para começar, um bom exemplo da eficiência dos apps x programas tradicionais. O app da Netflix não precisa de um navegador para funcionar e isto resulta em performance. Faça no teste: abra o gerenciador de tarefas e veja quanto seu navegador consome de memória para assistir o Netflix; depois abra o app e veja quanto consome o aplicativo. Além disso eu acho a navegação mais agradável e fluída.

Photo Editor

Um editor de imagens gratuito e bastante completo para você. Escolha entre opções como orientação, brilho, contraste, saturação, nitidez, insira texto, adesivos, efeitos, faça desenhos com o mouse, retire o olho vermelho e muito mais.

Twitter

Mais um app que já vem pré-instalado no Windows 10 (Netflix também vem "de fábrica"). Tenha acesso rápido e imediato à rede social dos 140 caracteres. Tudo que você precisa está no menu lateral. Siga @Evilmaax

Movie Maker

Saudades do Windows Movie Maker? Então você vai gostar deste app. Poderoso para quem é um usuário doméstico e precisa de uma aplicação leve e que dê conta do recado. O Movie Maker conta com mais de 15 filtros instalados e é incrivelmente fácil de mexer.

Deezer

Enquanto o Spotify marca bobeira e não lança seu app para Windows 10, você pode desfrutar gratuitamente de mais de 35 milhões de músicas com o Deezer. Encontrei até uma bandas obscuras que não são muito comuns de se achar pela internet e serviços de streaming. Te cuida Spotify.

Khan Academy

Conhece o Khan Academy? Inclusive já fiz um post aqui no Oficina falando sobre ela. É uma plataforma que tem milhares de aulas gratuitas ministradas por especialistas e autoridades no assunto. É como um YouTube acadêmico, já que muitas das aulas lá são de universidades mundo afora. Na parte de matemática, por exemplo, tem cursos de pré-cálculo, Algebra, Trigonometria, estatísticas e probabilidade, cálculo numérico, cálculo diferencial e muito mais.

Bom, o que quero dizer é que com esse aplicativo do Khan Academy você vai ter essa plataforma a um clique de distância. Indispensável.

Skype Preview

Uma das principais reclamações dos usuários de Skype é a mesma dos usuários de Google Chrome: o programa é muito pesado. Mas agora esse problema desaparece. Faça chamadas em vídeo, em grupo, envie e receba arquivos e tudo que você já fazia com o aplicativo original, só que de forma mais rápida. Ah, e ele agora é dark, bem mais bonito.

Facebook

Claro que a rede social utilizada por mais de 1 bilhão de pessoas não podia faltar nessa lista. Instale o app no seu Windows e tenha a vantagem de receber as notificações mesmo com o app off. Ahh, e não são aquelas notificações de desktop bizarras que a versão do navegador implementou, ok? Para facilitar a navegação, na direita o menu com eventos, grupos, etc. e à esquerda seus contatos disponíveis no messenger.


Messenger

E como ter o Facebook e não ter o Messenger? Aliás, eu diria que o app do Messenger é mais útil do que o próprio app do Facebook, principalmente para quem trabalha utilizando o mensageiro, mas não quer deixar o Facebook aberto para evitar distrações. Sim, o desvio de atenção é, afinal, um dos maus do século XXI.

Tem algum outro app que você usa e gostaria de indicar para a nossa comunidade? Então deixe seu comentário para nós.