Os usuários do Whatsapp devem ficar atentos, toda semana um novo golpe assombra o mensageiro. No mês passado, três golpes chamaram a atenção: um tutorial no YouTube, outro que permitia videochamdas no iOS, e ainda um que prometia passagens aéreas gratuitas.

Agora, um novo golpe surgiu no WhatsApp. Utilizando o mesmo layout das promessas de videochamdas nos aparelhos da Apple, um serviço é oferecido aos usuários: um visualizador de conversas. Isso mesmo, a promessa é de que o usuário poderá ver as conversas alheias. O alerta é da ESET Brasil.

As mensagens prometem mostrar "com quem seus contatos estão conversando agora". Para completar o interesse, a funcionalidade serve para todos os aparelhos: Android, iOS, Windows Phone ou BlackBerry.

Conforme a empresa de segurança, mais de 1,4 milhão de usuários já acessaram os links da campanha maliciosa. Somente no Brasil são 1,2 milhão de acessos. A ESET disse que o golpe iniciou em 18 de novembro.

"Este é mais um caso de campanha fraudulenta que se propaga pelo WhatsApp e que tem como objetivo atingir o maior número possível de usuários. Essa ação segue o mesmo padrão utilizado em outros golpes aplicados pelo aplicativo de mensagens instantâneas que tem como objetivo o ganho financeiro, com a inscrição no serviço de SMS Premium", afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil, empresa de segurança que revelou a campanha.

"A landing page criada pelos fraudadores está no ar desde o dia 5 de novembro (há 25 dias) e, segundo dados do Alexa, é o 15 444° site mais popular do Brasil."

As dicas para não cair no golpe são sempre as mesmas, ou seja, não clicar em links suspeitos e ainda evitar propagar tais mensagens. Caso receber o golpe de algum contato, comunique-o sobre a promessa falsa.