Um aplicativo que funciona como um WhatsApp terapêutico acaba de chegar ao Brasil. Chamado de "Fala Freud", o aplicativo foi desenvolvido pelos brasileiros Yonathan Yuri Faber e Renan Tupin e tem como objetivo a orientação psicológica.


Usuários podem manter contato com psicólogos ao longo do dia.

Os usuários, por 299 reais ao mês, podem se conectar com pessoas e psicólogos. O funcionamento ocorre da seguinte forma: Após uma triagem inicial que avalia se o usuário está apto para participar da plataforma ou se ele necessita de outro tipo de atendimento (como presencial), o paciente pode ter contato com psicólogos ao longo do dia, solicitando orientações sobre como agir diante das situações.

Cada participante pode contar ao profissional sobre o que está enfrentando através de mensagens de texto, voz ou mesmo vídeo. Após isso, o psicólogo irá avaliar o progresso do paciente. Todo o atendimento psicológico será documentado e reportado para a empresa.

As mulheres costumam ser a maioria das pessoas cadastradas, revela Faber.  "Estou bem satisfeito com o andamento do app, a aprovação do Conselho abre muitas portas. O objetivo do Fala Freud é levar a terapia a todos. O valor é acessível, praticamente qualquer dono de smartphone pode pagar. Queremos entregar bem-estar às pessoas", disse ele.

O Fala Freud, no final de outubro, foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia e funciona de acordo com a Resolução CFP n° 11/2012. Todas as mensagens trocadas entre paciente e psicólogo são criptografadas, para evitar vazamento de informações.

O Aplicativo está disponível para Android e iOS e o pagamento pode ser realizado através de cartão de crédito.