A rede social de vídeos rápidos do Twitter, o Vine, deixará de funcionar nos próximos meses. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) pelas duas empresas.


Mesmo com várias tentativas de manter o serviço ativo, chega ao fim o Vine, aplicativo de transmissão de vídeos curtos. O anúncio foi feito pelo Twitter e pelo próprio Vine. 

 

"Hoje, nós estamos compartilhando a notícia de que nos próximos meses nós iremos descontinuar a aplicativo móvel", disseram as companhias, sem dar mais detalhes sobre o fim do serviço.

O site do Vine continuará funcionando, para que os usuários possam ainda baixar os seus vídeos. As empresas disseram que quem tiver conta no aplicativo será comunicado antes de qualquer alteração no serviço.

O Vine foi criado ainda em 2013, porém, acabou tendo grandes concorrentes ao longo de seu percurso, como o Snapchat e o Instagram.

O Twitter, em uma tentativa de impulsionar o uso do Vine, integrou os serviços, para que os vídeos publicados no serviço pudessem ser vistos também na linha do tempo dos usuários do microblog. O Vine ganhou ainda o serviço de bate-papo, para que os usuários não precisassem sair do aplicativo para conversar com os amigos.

Ainda em uma tentativa de salvar o Vine, o aplicativo passou a permitir em junho deste ano publicações que tivessem até 140 segundo. Inicialmente, o tempo era de apenas seis segundos.

O Twitter possui ainda outro aplicativo de vídeo, o Periscope, que foi lançado em 2015. Como diferencial, o serviço começou a permitir a transmissão de imagens em tempo real.