Se você parar para pensar, consegue imaginar quantas marcas de periféricos conhece? Se você não costuma pesquisar muito sobre periféricos, sem fazer uma rápida pesquisa na internet é provável que sejam poucas, não é mesmo? A Ducky Channel é mais uma das marcas que a esmagadora maioria dos pc gamers do Brasil nunca ouviu falar, e ela é uma das poucas que realmente se preocupa em oferecer o máximo de qualidade em qualquer quesito.

Sediada em Taipei, a Ducky Channel é uma empresa taiwanesa/chinesa dedicada ao desenvolvimento de periféricos para computadores, principalmente no ramo dos teclados mecânicos, nos quais a marca é conhecida e muito respeitada nas regiões da Europa e Ásia. O que muita gente não sabe, mas que é um fato bastante interessante, é que a Ducky inspirou muitas marcas de teclados que praticamente "copiaram" efeitos de iluminação criados por ela, como a Razer ou a Corsair, informação relevante o suficiente para confirmar que ela é realmente referência na produção destes produtos.

Ducky na Computex 2012

Ducky na Computex 2012

O principal motivo do público não-entusiasta desconhecer a Ducky está ligado ao pouco investimento em marketing da marca, que costuma não patrocinar campeonatos, jogadores ou streamers de jogos assim como fazem os principais nomes do mercado mundial atualmente. Neste review você vai ver que nem todo produto pouco conhecido é necessariamente de baixa qualidade e, no caso do Ducky Secret, pode ser um dos melhores do mundo!

Quem gosta de passar várias horas seguidas jogando sabe que um mouse confortável é essencial, portanto, ergonomia é um ponto extremamente importante que deve ser levado em conta. No caso do Ducky Secret, o seu design simples é um ponto extremamente positivo, afinal, são poucos os que conseguem se sentir confortáveis utilizando produtos cheios de curvas, cortes e botões.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

Se você tem pegada palm, finger ou claw, não se preocupe, o Secret possui uma ergonomia universal, pois tem um tamanho médio e é confortável para qualquer tipo de pegada. As curvas do mouse e a posição dos botões extras são favoráveis a jogadores destros, no entanto, é provável que ele ainda seja confortável para canhotos.

As curvas do Ducky Secret são excelentes, elas são tão bem-feitas que o mouse parece encaixar na mão tanto quanto o EC2-A que, como dito no review dele, é o mouse mais confortável que já tive a oportunidade de pegar em toda a minha vida. E sim, continuo achando o mouse da Zowie mais confortável que o Secret.

O Secret possui dois botões extras para macros, mais que o suficiente para a maioria dos usuários, a não ser que você seja um jogador de MMOs ou MOBAs que possam favorecer um número maior de botões. A posição deles é bastante confortável para qualquer pegada, não atrapalhando em nada.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

Na parte de baixo do mouse fica posicionado o botão de configuração de DPI, Polling Rate, Angle Snapping, iluminação e Lift Off Distance (LOD), explicaremos como ele funciona mais adiante no review.

Os pés do mouse são de teflon, um material bastante favorável ao deslize, tornando a sua usabilidade e conforto ainda melhores, principalmente por este ser um mouse com um peso um pouco mais elevado.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

Falando em peso, este talvez seja o maior ponto negativo do Ducky Secret, ele pesa 120 gramas sem os pesos (sim, ele ainda possui duas placas de metal extras, uma de 6g e outra de 11g) e sem o cabo. Vendo por este lado, o EC2-A é praticamente uma pena, afinal, 93 gramas fazem uma diferença absurda e, para quem joga FPS, o peso do mouse é um aspecto bastante importante.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

O cabo do mouse é feito em borracha, ele possui 1,8 metros de comprimento e não possui nenhuma proteção, no entanto, engana-se quem pensa que ele precisa de qualquer proteção, afinal, a maioria dos mouses que possui uma a tem por cima do próprio cabo de borracha e tem uma vida útil mínima.

Ao contrário de uma boa parte do mercado, o material de construção do Secret deixa poucas marcas de dedos, ele é feito em plástico PBT, que é bem mais resistente que o ABS, mas também acaba sendo mais pesado e, na verdade, é o principal motivo do seu peso elevado.

Atenção: Estas especificações são fornecidas pelo fabricante.

  • 69mm de largura x 124,5mm de espessura x 38mm de altura
  • Sensor ótico Pixart PMW3310DH
  • Cabo de 1,8m de comprimento
  • Polling rate de 4 níveis: 125 / 250 / 500 / 1000hz
  • 5 botões com switch OMRON Japan e 1 botão com switch OMRON China
  • Peso de 120g + 2 pesos extras, 1 de 6g e outro de 11g

A Ducky não disponibiliza um software de controle para o Secret

Se você ainda não conhece os reviews de periféricos aqui do site, gostamos de abrir os periféricos para verificar os componentes internos e como eles são dispostos em baixo da carcaça. Caso você já conhece, abaixo você pode ver uma imagem que pode muito bem representar uma visão do paraíso.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

Os botões principais do Secret, assim como os dois botões de macro, utilizam micro switches OMRON Japan, que são de uma qualidade absurdamente alta e costumam oferecer uma durabilidade extremamente alta, pois passam por um controle de qualidade muito maior que os switches OMRON China, que no caso do mouse da Ducky, está presente apenas no botão de troca de DPI (sim, até mesmo o botão de troca de DPI utiliza um switch top de linha).

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

O sensor do Ducky Secret é um Pixart PMW3310DH, um Avago 3310 que mudou de nome depois que a Pixart comprou a Avago em 2014. Sobre ele, não há muito a falar, ele é um sensor top de linha que possui um dos melhores desempenhos do mercado, oferecendo boas respostas até mesmo em DPIs mais altas.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

O codificador do scroll é um mecânico ALPS, que é simplesmente perfeito e que, embora pareça utilizar uma tecnologia robusta, ela é a que melhor funciona, principalmente se for muito bem implementada como no Secret. Codificadores óticos costumam apresentar problemas se não forem muito bem implementados e, até mesmo em marcas de excelência como a Zowie, eles costumam dar muitas dores de cabeça a usuários.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

O mouse possui 5 leds RGB difusoras, as quais requerem um maior cuidado quando o mouse for aberto, pois os condutores ficam expostos e podem quebrar se forem dobrados. Este tipo de led é inferior a leds SMD, no entanto, elas são melhores no caso do Secret, pois eliminam a necessidade de levantar a placa para deixar a iluminação perto da carcaça, o que aumetaria o peso do mouse e poderia causar problemas a médio prazo.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

A organização dos componentes e a qualidade das soldas é simplesmente excelente, é uma das construções internas mais bem-feitas de todo o mercado mundial de mouses, isto se não for a melhor. Tudo é muito bem organizado e o mesmo cuidado na construção dos teclados da Ducky é visível também no seu primeiro mouse gamer.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

Para um bom mouse, não basta ter um bom sensor, é preciso que ele seja muito bem implementado, utilizando o máximo da tecnologia para oferecer o melhor desempenho possível no rastreio. Para verificar se a Ducky fez um bom trabalho em seu primeiro mouse, vamos utilizar algumas técnicas e softwares para testá-lo.

Se você tem alguma dúvida a respeito de termos técnicos, recomendamos que leia nosso artigo sobre o que um bom mouse precisa ter clicando aqui.

MS Paint

Com o Microsoft Paint fazemos dois testes muito importantes, os de jitter e prediction que são, respectivamente, avaliações que verificam se o sensor do mouse sofre com alguma distorção (o que deixa as suas linhas "tremidas") e também se ele tem algum tipo de sistema que tenta simular linhas perfeitas, o que você certamente não quer em um jogo de precisão, pois os movimentos humanos não são perfeitos.

A partir da faixa de 1600DPI é possível ver que o mouse apresenta uma certa taxa de jitter, nada que possa prejudicar um jogador, no entanto, em 5000DPI os efeitos já são mais fortes e podem afetar uma jogatina. Em questão de prediction, o Secret é livre de qualquer tentativa de correção.

Mouse Tester

O Mouse Tester nos mostra resultados um pouco mais técnicos e muito importantes, a consistência do sensor e o teste de aceleração para sabermos se o mouse possui algum tipo de alteração em seu rastreio em relação à velocidade que o movemos.

Consistência

No teste de consistência vamos verificar se o sensor possui algum tipo de alteração em seu rastreio, portanto, as linhas são o trajeto percorrido pelo mouse em relação ao tempo e as bolinhas são os registros do mouse sobre sua posição, quanto mais próximas da linha, mais preciso é o sensor.

O Secret se saiu bem nos testes de consistência, o rastreio é muito bom em todos os níveis de DPI’s presentes no mouse.

Aceleração

A aceleração é um problema mais comum em mouses de baixa qualidade, no entanto, é extremamente importante verificar se ele possui algum tipo de aceleração, pois taxas altas podem atrapalhar seu desempenho em jogos que exigem precisão, como Counter Strike, por exemplo.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

O Secret possui um pouco de aceleração negativa, no entanto, não se preocupe, ela não irá te atrapalhar em uma jogatina por ser uma quantidade ínfima.

Enotus Mouse Test

No Enotus realizamos mais dois testes, a frequência com que o mouse se comunica com o computador, o que nos dirá também o tempo que ele leva para mandar uma resposta à máquina, e também a velocidade máxima que o sensor é capaz de captar. Bons resultados devem estar acima de 500Hz (2 milissegundos de atraso) e no mínimo a 2m/s de velocidade máxima de rastreio.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

Os resultados são bastante satisfatórios, 985hz são equivalentes a pouco mais de 1ms de tempo de resposta, o que é uma média para os principais sensores do mercado. A velocidade máxima de rastreio também é excelente, 5.72 m/s são muito mais que o suficiente para os jogadores mais rápidos.

Antes mesmo de começar já podemos ir direto ao ponto. Sim, o Ducky Secret é um dos melhores mouses do mercado mundial, no entanto, os brasileiros acabaram sendo meio azarados com a marca.

A PlayerID, única revendedora da Ducky no Brasil e nossa fornecedora dos produtos da marca para testes, acabou recebendo um lote aparentemente problemático do Secret. O sensor dos mouses parece estar com o LOD (lift off distance) maior do que deveria, mas, tenha calma, vamos primeiro entender o que é este termo.

O Lift Off Distance é a altura que o mouse deixa de rastrear o mousepad, ou seja, é o quanto você pode levantar o mouse de uma superfície até que ele pare de rastreá-la. Para jogadores que necessitam de um mouse mais preciso, como os que jogam FPS ao estilo Counter Strike, Call of Duty ou Battlefield, um LOD alto é bastante prejudicial, pois, quando o mousepad acaba e você precisa reposicionar o mouse, o movimento de levantá-lo para fazer esta reposição pode fazer com que o sensor entenda que o mouse foi arrastado para o lado, reproduzindo no jogo um movimento que você não queria que fosse rastreado.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

No caso do Ducky Secret, o LOD chega tranquilamente a mais de 2mm de altura (um CD ou DVD possui 1,2mm de altura, por exemplo), sendo que a média do LOD dos mouses que utilizam sensores PMW 3310 ou semelhantes é de 1mm, como o Pixart PMW 3366 do Logitech G502, que pode chegar a até mesmo 0,65mm em alguns mousepads.

Para provar ao mercado brasileiro o quão dedicada ela é aos seus consumidores, a Ducky lançou um novo firmware que corrige o problema e diminui ainda mais o LOD de seus mouses, o que talvez obrigue a maioria dos usuários a utilizar a segunda configuração do mouse para este aspecto. Você pode alterar o LOD do Secret segurando o botão de DPI e clicando com o botão esquerdo do mouse. Com este firmware, o LOD do mouse fica entre 1,0 e 1,5mm, dependendo do mousepad utilizado, o que é uma média aceitável.

Clique aqui para baixar a v. 34 do firmware do Ducky Secret.

A falta de um software da Ducky é suprida pela facilidade nas configurações proporcionadas pelo botão de configuração posicionado na parte de baixo do mouse. Com o clique de dois botões você pode alterar a DPI do mouse, o LOD (que aparentemente não está funcionando no lote que veio para o Brasil), o polling rate, o angle snapping (que é basicamente uma configuração de prediction), assim como configurar a iluminação e seus efeitos.

Vídeo incorporado do YouTube

O Secret é um mouse incrível, extremamente preciso e ergonômico. Em jogatinas de Counter Strike: Global Offensive, pude perceber o quão fiel o sensor é em relação aos movimentos que faço, provando o quão consistente é o seu rastreio.

Os cliques proporcionados pelos switches OMRON são excelentes e, como eles são utilizados até mesmo nos botões extras, algo que é bem raro devidas as constantes tentativas de marcas de diminuir custos, você dificilmente encontrará alguma reclamação neste quesito do Secret, afinal, estes switches são conhecidos por apresentarem uma durabilidade superior enquanto ainda oferecem cliques confortáveis. O scroll do mouse também é excelente, ele utiliza a tecnologia mais segura para codificar movimentos, a mecânica, assim como também utiliza switches OMRON para registrar os cliques.

Reforçando novamente, talvez o maior problema do Ducky Secret é o seu peso, o que pode ser desconfortável para alguns usuários, principalmente para os jogadores de FPS. Neste caso, pode ser que muitos prefiram a compra de um mouse da Zowie, como o EC2-A, que se assemelha bastante na pegada, é bem mais leve, mas muitas vezes acaba apresentando problemas no scroll.

A primeira coisa que fiz quando retirei o Secret da caixa foi abri-lo para remover o peso extra na sua carcaça, prefiro mouses mais leves o possível, pois costumo jogar FPS e sei o quão mais confortável é um mouse leve.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

As curvas do mouse oferecem a possibilidade de uma utilização universal, ou seja, qualquer tipo de pegada (claw, palm ou finger) são confortáveis para ele. Os botões são muito bem posicionados e favorecem mãos maiores, mas não são desconfortáveis para mãos pequenas também. A única possibilidade de ter algum tipo de desconforto com o mouse é se você for canhoto, mas ainda assim não é nada que impossibilite a utilização.

O Ducky Secret é um mouse simples e muito bonito, mas também é um mouse que utiliza alguns dos melhores componentes internos disponíveis no mercado mundial. Ele é absurdamente bem construído e absolutamente todos os seus componentes possuem uma média de durabilidade incrível.

O Oficina da Net agradece ao pessoal da Player ID, a única loja que oferece produtos da Ducky para venda aqui no Brasil. É graças a ele que estaremos sorteando este Ducky Secret, assim como em breve estaremos sorteando mais produtos da marca que serão enviados por eles para reviews. Clique aqui para conferir os produtos da Ducky na Player ID.

[VÍDEO]Review: Mouse Ducky Secret, o melhor mouse do mundo?

Clique aqui para participar do sorteio de um Ducky Secret e aqui para concorrer a um Ducky Flipper EXTRA.

Assim como corrigiu em menos de um mês os problemas de rastreio do Secret descobertos em junho deste ano, a Ducky novamente mostrou que é uma empresa exemplar, em pouco mais de duas semanas ela resolveu o problema de LOD do lote brasileiro. Eu, sinceramente, não conheço uma marca que já tenha feito algo parecido com tanta eficiência quando os Taiwaneses.

Pelo atual preço de R$368,88 na Player ID, em comparação com a sua média de preço de US$70 no mercado mundial, o Ducky Secret vale cada centavo do seu investimento, afinal, você estará pagando por este que, provavelmente, é o melhor mouse do mundo. É claro, você sempre terá a opção de comprar outro mouse, mais caro, com uma construção infinitamente inferior, mas que vem com figurinha...

Ducky Secret