O Instagram recebeu um sistema de moderação automática de comentários. A moderação nos comentários já estava sendo testada em algumas contas de marcas nos Estados Unidos.  O recurso é bastante útil para pessoas públicas que veem suas fotos e vídeos repletos de comentários inapropriados, no geral, mensagens racistas ou mesmo homofóbicas.

De acordo com Kevin Systrom, cofundador do Instagram, o filtro de palavras-chave poderá ser selecionado pelo próprio usuário. A intenção é que as pessoas se sintam confortáveis na rede social, sem serem ofendidas por seus seguidores.

A partir desta segunda-feira (12), o recurso será liberado para todo o mundo. Com isso, todas as pessoas poderão escolher palavras que elas não pretendem tolerar nos comentários. Assim, após a seleção de palavras, o filtro será automático.

Systrom, disse que ao longo dos cinco anos assistiu o crescimento da rede social, que atingiu 500 milhões de usuários. Vale notar que o Instagram foi vendido ao Facebook em 2014.

 

"A beleza da comunidade do Instagram está na diversidade de seus membros - pessoas de diferentes origens, etnias, gêneros, orientações sexuais e talentos sentem-se em casa no Instagram. Às vezes, no entanto, os comentários em suas publicações podem ser indelicados", explica Systorm.

Para ativar o recurso é necessário tocar no ícone de engrenagem, no topo do perfil, e selecionar a ferramenta de comentários. Com isso, será possível listar as palavras que considerar ofensivas. As palavras podem ser escritas de várias formas e em diferentes idiomas.

O usuário, segundo o Systorm, poderá fazer a sua própria lista de palavras ou ainda usar as palavras sugeridas pelo aplicativo.

"Isso não é apenas o meu desejo pessoal, é também a nossa responsabilidade enquanto empresa. Por isso, estamos dando mais um passo para garantir que o Instagram continue a ser um bom lugar para você se expressar", completa.