Após ser adquirido pelo Facebook em 2014, o WhatsApp teve sua primeira grande mudança em relação a sua política de privacidade na última semana, quando o mensageiro anunciou que irá compartilhar com a rede social de Mark Zuckerberg dados de seus usuários.

A mudança, segundo a companhia, visa melhorar a experiência entre os serviços. Com isso, dados como número de telefone e o tempo que o usuário passa no WhatsApp serão compartilhados com o Facebook, para que a rede social consiga melhorar a eficácia das propagandas, oferecendo anúncios mais relevantes e ainda sugerir pessoas conhecidas aos usuários do Facebook.

Mas, se você não quer que seus dados sejam compartilhados com o Facebook para fins de publicidade, há a opção de desabilitar a mudança, contudo, desde que isso seja feito no prazo de 30 dias. Após, não será mais possível. Você tem até o dia 24 de setembro para desabilitar. Se interessou em bloquear o recurso? Veja abaixo o passo a passo de como fazer.

1º passo: Abra o WhatsApp e clique nos três pontinhos na parte superior da tela. Em seguida vá em "Configurações".

2º passo: Na tela que abrirá a seguir, vá em "Conta". Desmarque a opção "Compart. dados da Conta", com um clique sobre a caixinha verde.

3º passo: Uma mensagem será exibida perguntando se você tem certeza que não quer utilizar os dados de sua conta do WhatsApp para melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook e anunciando que se optar por não compartilhar, esta mudança não poderá ser desfeita. Clique em "Não compartilhar", se assim você deseja. Pronto!


O curioso, é que mesmo que você desabilite a mudança, ainda assim o Facebook terá acesso a seus dados, para outras finalidades. Como pode-se perceber nesta mensagem fornecida pela equipe de suporte do WhatsApp (veja imagem abaixo). Assim, a alternativa de desvincular o número de telefone visa apenas não permitir o uso destes dados para fins publicitários.

O WhatsApp ainda informa que independente da configuração, suas conversas e número de telefone não serão compartilhados no Facebook.

Veja também: