WhatsApp colaborou para prisão de suspeitos de terrorismo no Brasil

A operação iniciou ainda em abril e monitorou conversas entre os suspeitos através do aplicativo Telegram e WhatsApp.

WhatsApp colaborou para prisão de suspeitos de terrorismo no Brasil

Nesta quinta-feira (21), a Polícia Federal anunciou a prisão de 10 pessoas acusadas de promover o Estado Islâmico e ainda organizarem atos terroristas no Brasil. Outros dois suspeitos ainda estão sendo monitorados pelas autoridades.

Na operação nomeada Hashtag, 12 mandados de prisão temporária foram expedidos. A operação iniciou ainda em abril e monitorou conversas entre os suspeitos através do aplicativo Telegram e WhatsApp. A Polícia Federal disse que os suspeitos fazem parte do grupo virtual denominado Defensores da Sharia.

"De simples comentários sobre o Estado Islâmico, eles passaram para atos preparatórios. A partir do momento em que passaram para atos preparatórios, foi feita prontamente a atuação do Governo Federal realizando simultaneamente as 10 prisões desses supostos terroristas, que se comunicavam pela internet", informou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. "Eles só começaram atos preparatórios, não seria de bom senso aguardar para ver. O melhor seria decretar a prisão", disse ainda.

Vale lembrar que o WhatsApp possui tecnologia de criptografia ponta-a-ponta, o que garante total privacidade das conversas dentro do aplicativo. Assim, ao ser questionado sobre como a PF conseguiu monitorar os grupos, Moraes preferiu não mencionar. 

"Qualquer mecanismo de investigação não deve ser falado numa entrevista coletiva para avisar um suposto terrorista sobre como se investiga. Esta pergunta [sobre como foi possível monitorar o WhatsApp] atrapalha não só esta como outras investigações. [...] Há a necessidade de uma regulamentação geral para que a Justiça consiga informações online, interceptações e dados do WhatsApp, porque isso facilitaria. Só que as investigações têm outros meios também", disse.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Signal: saiba porquê usar e aprenda às principais funções do aplicativo
Aplicativos

Signal: saiba porquê usar e aprenda às principais funções do aplicativo

O Signal é um aplicativo de troca de mensagens que está de popularizando entre os usuários, sendo uma alternativa ao WhatsApp. Veja como usar o mensageiro!

Novo serviço de mensagens concorrente ao WhatsApp é lançado por parceria entre operadoras e empresas
Aplicativos

Novo serviço de mensagens concorrente ao WhatsApp é lançado por parceria entre operadoras e empresas

O novo serviço se chama Rich Business Messaging, e foi realizado a partir de uma parceria entre operadoras e empresas com um foco corporativo.