Os navegadores Chrome e Chromium podem ser comparados a gêmeos não idênticos. Possuem nomes muito parecidos (típico de irmãos que nascem da mesma gestação, vai dizer que você não tem primos ou conhecidos como a dobradinha Marina e Mariana, Juliano e Júlia e por aí vai), as logomarcas então apenas se diferenciam pelas cores (no caso dos bivitelinos um pode ter o cabelo escuro e outro claro ou um ser mais baixo do que o outro, por exemplo), e claro, pertencem aos mesmos pais, digo a mesma empresa. Essa metáfora dos gêmeos cai muito bem para explicar as diferenças desses navegadores porque, apesar de existirem, elas não são muito expressivas. Por isso, escolher entre um ou outro não representa muita dificuldade já que, na prática, ambos funcionam de forma eficiente.

Quando o Google lançou seu navegador Chrome, há oito anos, a maior parte do software de código aberto foi separada para o Chromium, um projeto de navegador que tinha como objetivo construir um jeito mais seguro, rápido e estável para usar a web. De fato esta intenção se tornou possível com o Chromium. Porém, isso não determina a existência de superioridade entre eles, trata-se apenas de uma versão tradicional (Chrome) e uma versão beta que tem os seus recursos atualizados antes que eles sejam disponíveis para comercialização. Veja, a seguir, o comparativo que traz as principais diferenças entre o Chrome e o Chromium, de acordo com a Google.

Chrome X Chromium

 Item Google Chrome Chromium
Logotipo Colorido Tons de azul
Relatório de falhas Sim, se habilitado Nenhum
Métricas de uso Sim, se habilitado Não
Tags de vídeo e áudio AAC, MP3, Vorbis e Theora Vorbis e Theora por padrão
Adobe Flash Plugin personalizado (não-livre) incluído no pacote Suporta plugins NPAPI, inclusive o fornecido pela Adobe
Suporte a PDF Plugin personalizado (não-livre) incluído no pacote Baixa e exibe documentos usando o visualizador PDF do sistema
Código Testado pelos desenvolvedores Modificado pelas distribuições
Isolamento de processos (sandbox) Sempre habilitado Pode estar desabilitado, dependendo do distribuidor
Empacotamento Um único deb/rpm Depende da distribuição, às vezes dividido em diversas partes (dados de locale, inspetor, v8)
Perfil Armazenado em ~/.config/google-chrome Armazenado em ~/.config/chromium
Cache Armazenado em ~/.cache/google-chrome Armazenado ~/.cache/chromium
Garantia de qualidade Novas versões são testadas antes de serem distribuídas aos usuários Às vezes, compilações noturnas não testadas

Qual devo escolher?

Se você optar por instalar o Chrome, por exemplo, você terá todos os recursos do Chromium e ainda as atualizações automáticas e visualizadores de PDF e Flash player. Além disso, é uma boa opção para quem quer evitar dor de cabeça com detalhes como codecs ou plugins. O Google Chrome está disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS. Já o navegador Chromium não libera binários oficiais, ou seja, os usuários podem construi-los a partir da fonte ou baixá-los a partir do Ubuntu. O Chromium também é uma alternativa para quem busca ter mais controle sobre instalações e para quem prioriza a privacidade. Este último quesito é também um dos principais motivos para instalar o Chromium já que o Chrome inclui alguns rastreadores que enviam dados de uso anônimos para o Google.

Sendo assim, a escolha pelo que traz o logo mais colorido ou pelo composto por tons de azul é apenas uma questão de preferência,de qualquer forma ela será acertiva. O Google Chrome e Chromium estão disponíveis não apenas para laptops e desktops, mas também para tablets e smartphones Android e iOS. O Chrome é, atualmente, o navegador padrão nos celulares Android

E aí, qual navegador que você prefere? Já instalou e testou algum deles? Conta a sua preferência e compartilha em nosso Fórum a sua experiência. Ah e se, por acaso, você que já tem o Chromium precisar desinstalá-lo e não sabe como proceder, dá uma conferida neste artigo que certamente irá facilitar a sua vida nesse processo.