Como desinstalar o Chromium?

Nem sempre o navegador é instalado no computador por livre e espontânea vontade do usuário. Às vezes, ao baixar algum software em sites de terceiros, o Chromium é instalado na máquina automaticamente. Saiba o que fazer para desinstalá-lo.

Como desinstalar o Chromium?

O Google Chrome foi lançado em 2008 para concorrer diretamente com o Internet Explorer e com o Mozilla Firefox que dominavam o mercado de navegadores na época. Em pouco tempo ele se tornou um estrondoso sucesso, conquistando uma legião de usuários em pouquíssimas horas após o seu lançamento. Hoje, ele é o navegador mais utilizado no mundo, presente em 40,4% dos dispositivos.

Mas o Chrome não é o único navegador do Google. Você já deve ter visto um ícone igual ao navegador colorido, porém, na cor azul. Este é o Chromium e embora muita gente pense que ele é algum tipo de vírus ou malware, pois ao fazer o download de alguns programas por meio de sites de terceiros ele é automaticamente instalado nos computadores, na realidade o Chromium é uma versão do Chrome em código aberto.

Por ter seu código fonte-aberto, diferente do Chrome, que é gratuito mas tem porções de código proprietário, o Chromium está disponível em uma grande quantidade de distribuições de sistemas operacionais como Linux, Mac, Windows, entre outras plataformas.

Leia também:

O navegador azul faz parte do Projeto Chromium, que funciona como base de desenvolvimento do Chrome e tecnologias relacionadas. Assim sendo, muitas das novidades que serão anunciadas para o navegador colorido chegam primeiro ao Chromium. Ele funciona como se fosse uma versão beta do Chrome, recebendo novos recursos antes da versão atual.

No geral não há muita diferença entre ambos navegadores. Tirando o fato de que as novidades desenvolvidas pelo Google para o Chrome chegam primeiro ao Chromium. Contudo, usuários do SO Linux devem ficar atentos. Algumas distribuições do sistema operacional mantêm versões preliminares de testes, e não apenas as estáveis (versões em que os ensaios já foram concluídos). Diante disto, o navegador fica propício a bugs e travamentos durante o seu uso. Além disto o Chrome é considerado o navegador estável, ou seja, todos os testes feitos deram certo, o que torna a navegação mais segura.

Nem sempre o Chromium é instalado através da página oficial do projeto por livre e espontânea vontade do usuário. Às vezes, ao fazer o download de um software em sites de terceiros e assinar os termos e condições sem ler, o internauta concorda em instalar o navegador na máquina, sem saber. Por isso é comum que ele seja confundido com algum tipo de vírus ou malware.

Se você instalou o Chromium sem querer em seu computador e agora quer desinstalá-lo, ou se simplesmente você fez o download e se arrependeu, confira neste tutorial simples e rápido como desinstalar o navegador azul em duas maneiras.

1 - Desinstale pelo Painel de Controle

1º passo: Clique no Menu Iniciar e procure por Painel de Controle

2º passo: Na janela que abrirá a seguir, vá em Programas e depois clique em Programas e Recursos

3º passo: Na pasta seguinte procure pelo ícone do Google Chromium. Clique com o botão direito sobre ele e depois em "Desinstalar".

4º passo: Uma caixa de diálogo irá se abrir perguntando se você tem certeza que deseja desinstalar o Chromium. Clique em desinstalar para finalizar o procedimento.

Pronto, o Chromium foi removido do seu computador com sucesso.

Veja também: Como remover o vírus que abre janelas no Chrome?

2 - Por meio do Revo Uninstaller

Caso não tenha dado certo e o Chromium não foi excluído totalmente de sua máquina, você ainda pode optar por uma ferramenta específica para desinstalar programas sem uso ou que foram instalados na máquina sem o consentimento do usuário, como o Revo Uninstaller. O recurso é indicado pois nem sempre a ferramenta de remoção de programas do painel de controle do Sistema Operacional funciona com total precisão. Sendo que em alguns casos podem ficar entradas no registro do sistema, que com o tempo podem deixar o computador mais lento.

O programa Revo Uninstaller não se limita a apenas apagar a pasta do programa a ser desinstalado, os atalhos do Menu Inicial e da área de trabalho. Ele deleta todos os rastros do software indesejado de sua máquina. Mas tome cuidado para não remover arquivos importantes do sistema, ok?

1º passo: Baixe o programa (que possui versão gratuita aqui) e instale-o em seu computador.

2º passo: Ao abrir a ferramenta, uma lista com todos os softwares instalados em seu PC irá aparecer. Para remover o programa basta clicar duas vezes sobre o ícone.

3º passo: Feito isto, as opções de desinstalação serão exibidas em português junto com uma descrição do processo que será feito. Siga as instruções do programa. 

4º passo: Ao final do processo, uma mensagem aparecerá na tela, anunciando a finalização da tarefa. Pronto, o Chromium foi excluído de sua máquina.

Estas foram algumas dicas de como desinstalar o Chromium de seu computador. Espero que ajude!

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares
Celulares

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares

Com a Black Friday chegando, muita gente considera esse o momento certo para trocar de celular por conta dos baixos preços. O Oficina da Net separou esse guia para você entender que não é bem assim!

Google Wi-fi: Roteador chega ao Brasil e promete rede Mesh de qualidade
Internet

Google Wi-fi: Roteador chega ao Brasil e promete rede Mesh de qualidade

É anunciado no Brasil a chegada do roteador Google Wi-fi que promete trazer uma rede Mesh de qualidade para residências e empresas. Confira!

Facebook e Google investem em cabo submarino conectando o Japão à Ásia
Internet

Facebook e Google investem em cabo submarino conectando o Japão à Ásia

É anunciado pelo Facebook um projeto envolvendo o Google, e outras empresas, para a instalação de um novo cabo submarino que irá ligar o Japão ao sudeste da Ásia. Confira!