Se tem algo que costuma tirar qualquer um do sério e tornar a navegação na web uma experiência desagradável são as janelas que abrem do nada, enquanto o usuário está em busca de algum site. Em vez de abrir a página solicitada, outras páginas se abrem, o que atrapalha em muito a navegação. Além disto o computador fica mais lento e a página inicial da web é alterada, sem que o usuário saiba como e porquê.

Se você se identifica com o problema, saiba que muita gente passa pela mesma situação. São pessoas diferentes, dispositivos diferentes, mas as histórias e os problemas costumam ser os mesmos. Quer apostar como eu sei que nestes casos as causas para o sufoco são geralmente iguais? Vamos a uma rápida historinha.

Joana* queria baixar um programa, mas estava sem grana para pagar por ele. Então decidiu procurar na internet alternativas do software que fossem gratuitas. Mas Joana não se preocupou em verificar em uma loja oficial as opções disponíveis e viu uma oferta super tentadora de um site qualquer que prometia o download do produto de forma gratuita, sem estresse.  "Que gente legal, né? Vão me disponibilizar o programa, sem cobrar nada por ele. Poxa, ainda existem pessoas boas", pensou ela empolgada. Sua empolgação foi tanta que ela nem se preocupou em pesquisar mais sobre o site, o serviço, ou em ler os termos para o download do software. Animada, foi só clicando no "Avançar", afinal "ninguém lê estas coisas mesmo, né?".

Pobre Joana, mal sabia ela que de "boas intenções o inferno está cheio". Alguns dias depois de baixar o programa, coisas estranhas começaram a acontecer em seu computador e janelas começaram a abrir sozinhas. Além disto, a página de início foi modificada sem sua autorização e ela começou a receber vários links de publicidade que passaram a rechear a tela do computador por todos os cantos. Sem falar na lentidão da máquina. É, Joana se deu conta que havia baixado algo a mais do que apenas o software que desejava e percebeu que as pessoas não costumam ser tão boazinhas assim pela internet, logo, é bom sempre desconfiar quando algum site está disponibilizando o download de um produto que é cobrado, de forma gratuita. O melhor é sempre verificar e ler os termos antes de iniciar qualquer download. Mas agora ela já estava com o problema e, como resolvê-lo?

Joana é um personagem fictício, mas ela poderia muito bem ser eu ou você, ou seu colega de trabalho, da faculdade ou o vizinho. A história de Joana representa o que acontece na maioria das vezes que o computador é infectado com malware e passa a abrir janelas indesejadas no Chrome. É comum o usuário baixar um programa através de instaladores de terceiros e não pelo site oficial do programa e, ao clicar em "Aceitar", concordar em instalar outros programas que podem modificar as configurações do navegador, sem se dar conta disto.

Em casos mais graves, não apenas janelas são abertas, mas uma terceira pessoa pode controlar o seu computador de forma remota, muitas vezes impedindo que o usuário realize as atividades que deseja, como ler e-mails.

Aviso: Não deixe chegar a este ponto. Para a alegria de Joana e outros tantos que estão passando pelo mesmo problema de nossa personagem, o contratempo tem solução, sendo que em muitos casos não é necessário formatar a máquina. Então, antes de correr para formatar o computador, veja a seguir algumas formas de solucionar o problema.

PS: O passo a passo a seguir foi feito em meu computador e obtive resultados satisfatórios. Espero que ajude a você também =D. 

1º -  Remover programas desconhecidos:

O primeiro passo será remover todos os programas desconhecidos do seu computador. Para isso, faça o seguinte:

1 - Clique no menu Iniciar na barra de ferramentas do seu computador

2 - Procure por "Painel de Controle";

3 - Selecione "Programas" e depois "Programas e Recursos".

4 - Procure por qualquer programa desconhecido relacionado ao site que está entrando no seu Chrome, por exemplo, qualquer coisa relacionada ao Snapdo, Hao123, Babylon. Ask, PortalDosSites, Wysys Control, Extended Protection, eSave Security Control, Desk 365, Nation Zoom browser protection, DProtect, New Tabs Uninstall, BrowserProtect, Omiga plus, Dosearches Browser Protector, Plus HD, Lollipop ou qualquer outro programa desconhecido e desinstale clicando com o botão direito sobre o ícone do programa em questão.

2º - Restaure as configurações originais do Google Chrome:

1 - Para isso, clique no menu do Google Chrome na barra de ferramentas do navegador, como na imagem abaixo.

2 - Selecione Configurações.

3 - Clique em "Mostrar Configurações Avançadas" e localize a seção "Redefinir configurações". Clique em Redefinir configurações.

 

4 - Na caixa de diálogo que será exibida, clique em Redefinir.

No meu caso, o problema com a página inicial foi resolvido apenas com estes passos, mas, se para você o problema ainda persistir, continue com os passos a seguir.

3º - Crie um novo atalho para o Chrome em sua área de trabalho

Para isso você deve:

  •  1. Fechar o Google Chrome completamente.
  •  2. Acessar sua área de trabalho, clicar sobre o ícone do Chrome e excluir, pressionando SHIFT + DEL;
  •  3.Após, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Chrome na sua barra de tarefas, e clique em "Desafixar este programa da barra de tarefas";
  • 4. Aperte os botões  
     + R no seu teclado. Uma caixa de diálogo será aberta. Cole o seguinte diretório abaixo e pressione ENTER:
  •   C:Program Files (x86)GoogleChromeApplication      (Para Windows 7, Vista, 8 64 bits)
  •    C:Program FilesGoogleChromeApplication      (Para Windows 7, Vista, 8 32 bits)
  •   C:Documents and Settings%username%Configurações locaisDados de aplicativosGoogleChromeApplication      (Para Windows XP)
  • 5. Clique sobre o arquivo "Chrome", com o botão direito do mouse, e selecione "Enviar para > Área de trabalho (criar atalho)".

4º - Ajuste suas configurações do motor de busca

1 - Digite na sua barra de endereços o comando chrome://settings/searchEngines e pressione ENTER;

2 - Localize o mecanismo de pesquisa do Google, passe o mouse em cima e clique em "Tornar padrão";

3 - Qualquer outro mecanismo de pesquisa que não seja o Google, passe o mouse em cima e clique no "x" para eliminar do Google Chrome.

5º - Elimine o site da página de inicialização

1 - Digite em sua barra de endereços o comando chrome://settings/startup e pressione ENTER;


2 - Se houver algum link ou desconhecido, passe o mouse em cima, e clique no "x" para remover;

3 - Digite em sua barra de endereços o comando chrome://settings/homePageOverlay e pressione ENTER.

4 - Se houver algum link que não seja do site do Google,  clique na opção "Abrir esta página" e apague todo o link, e então digite https://www.google.com.br e clique em Ok.

6º - Desative todas as extensões

1 - Abra o seu navegador. Clique no menu do Google Chrome na barra de ferramentas.

2 - Clique em Ferramentas.

3 - Selecione Extensões.

4 - Clique no ícone da lixeira de cada extensão desconhecida. No meu caso já não havia mais nenhuma extensão desconhecida. Mas se no seu caso ainda houver alguma, na lateral direita aparecerá o ícone de uma lixeira. Basta clicar nele para excluí-la.  

7º - Utilize programas para a remoção de Malware

Alguns programas como CCleaner são eficientes para fazer uma limpeza no seu computador e remover os malwares de forma automatizada. Você pode baixar a versão gratuita do software que promete deixar o seu computador mais rápido e proteger a sua privacidade, ou ainda as versões Profissional ou Professional Plus, que realizam ações a mais, como suporte Premium, limpeza programada e monitoramento em tempo real.

1 - Baixe a versão que mais que se encaixa com seu perfil aqui e instale o aplicativo em seu computador.

2 - Após, abra o programa e marque os tipos de arquivos que deseja limpar. Se não souber exatamente quais arquivos marcar, recomenda-se que deixe como está e clique em Analisar. Com a análise você pode conferir o que de fato será limpo de sua máquina. Fotos, músicas, documentos ou algo do tipo, não serão modificados ou excluídos.

3 - Clique em "Executar Limpeza" para concluir a tarefa. Uma mensagem informando que a limpeza foi finalizada aparecerá na tela.

Saiba mais sobre o CCleaner aqui.

Veja também:

Estas foram algumas dicas de como remover o malware que fica abrindo janelas no Chrome. O meu problema foi resolvido e espero que funcione com vocês também. Lembrando que a prevenção é o melhor remédio, portando, mantenha sempre um bom antivírus atualizado em seu computador (veja aqui qual o melhor antivírus gratuito) e preste muita atenção na hora de realizar o download de qualquer produto na internet. Além disto, nada de sair clicando em qualquer link recebido por e-mail ou redes sociais. Bom senso sempre.  

*Com informações: Google Chrome: Fórum de Ajuda