Os 5 melhores antivírus para Android

Organizamos uma lista com os cinco melhores antivírus para smartphones, aplicativos que se tornam cada vez mais necessários no seu aparelho.

Comentários Grasiel Felipe Grasel
Seguir
  -

Desde o início da era dos smartphones um assunto muito polêmico foi a real necessidade de utilizar um antivírus nos aparelhos, no entanto, com o passar dos anos, a quantidade de malwares cresceu absurdamente e o sistema operacional não é mais seguro o suficiente para manter suas informações à salvo. Só no caso do Android, desde o seu lançamento em 2008 até o ano de 2014, o número de malwares cresceu 3300%.

Atualmente é normal utilizarmos nossos smartphones para tarefas que costumávamos realizar no computador, como, por exemplo, verificar o saldo de nossa conta no banco, acessar redes sociais, forums, e-mails ou qualquer outra coisa que necessite senha e tem dados pessoais do usuário que são importantíssimos, portanto, deixar tais informações à mercê de mal-intencionados não é uma boa ideia. Leia também: Qual o melhor antivírus pago?

Embora que o mercado de antivírus para smartphones seja bem menor do que o dos programas de computador, muitas empresas estão investindo na segurança para os aparelhos de bolso e tablets, sem contar o fato de que várias delas já são bastante famosas por sua eficiência nos desktops, o que aumenta ainda mais a confiança do usuário e garante uma quantidade considerável de downloads a mais que a concorrência novata.

Para nos ajudar nesta busca pelos melhores antivírus do mercado, o AV Test realiza diversos testes com os principais aplicativos que já receberam seu certificado de segurança, os testes vão desde o nível de detecção até a usabilidade, garantindo que bons programas recebam o devido reconhecimento.

Quesitos avaliados pelo AV Test

Proteção (nota máxima: 6)

Nos testes de proteção, 3.787 malwares Android detectados em tempo real e 3.757 amostras de ameaças antigas (descobertos como maliciosos nas últimas quatro semanas antes dos testes) foram postas frente à frente aos antivírus.

Quanto mais aplicativos maliciosos eram detectados, maior seria a nota para o antivírus.

Usabilidade (nota máxima: 6)

No quesito usabilidade, os testes tinham o objetivo de verificar o quão influente era o antivírus sobre a performance do smartphone, portanto, testavam se a bateria sofria mais que o normal durante uma varredura; se o smartphone ficava lento na utilização do aplicativo; se o tráfego de informações era elevado; se das 2.052 amostras de falsas ameaças da PlayStore o aplicativo percebia que, na verdade, elas eram confiáveis; e se o antivírus emitia falsos avisos de ameaça durante a instalação de 993 amostras de aplicativos de terceiros legítimos.

Neste quesito, as três primeiras avaliações de performance valem pontos e as duas últimas calculavam a porcentagem de eficiência nas detecções falsas.

Recursos (máximo de 9 pontos extras)

Embora a proteção contra malwares seja o maior objetivo de um antivírus, oferecer extras também é bastante importante. Neste quesito, o AV Test confere se o aplicativo tem um bom recurso anti-roubo, oferecendo opções como o travamento remoto, limpeza remota e rastreamento por GPS; verifica se existe o bloqueio de chamadas de números específicos ou números desconhecidos; filtro de mensagens; navegação segura na internet; controle parental para menores de idade; backup em nuvem ou cartão SD; e se o anti-malware oferece algum tipo de encriptação para os seus dados em um cartão SD ou VPN. Cada recurso presente pode ser considerado como um ponto extra.

McAfee Mobile Security

O McAfee, bastante conhecido pelo software de proteção para desktops, é uma das melhores escolhas que você poderá tomar como meio de proteção para o seu smartphone. Ele teve um desempenho excelente nos testes de detecção, filtrando 99.8% das amostras em tempo real e 99.8% das amostras de quatro semanas, garantindo uma nota 6 no primeiro quesito avaliado.

Tratando de usabilidade, o McAfee é simplesmente perfeito, passando em absolutamente todos os testes da AV-Test sem apresentar um único deslize. O aplicativo não teve nenhum alarme falso nas mais de 3 mil amostras testadas, garantindo outra nota 6 para a sua tabela.

Nos recursos extras o McAfee não fica para trás, ele possui todos os adicionais anti-roubo, o bloqueador de chamadas, o navegador seguro e um sistema de backup para cartão SD, levando mais 6 pontos extras para a sua conta.

AhnLab V3 Mobile Security

Embora pouco conhecido no mercado brasileiro, o AhnLab é um dos melhores antivírus para smartphones disponíveis atualmente, ele teve um desempenho excelente nos testes de detecção, atingindo a marca de 99,9% de detecção dos malwares em tempo real e 99,8% dos vírus que já estavam a quatro semanas nos sistemas de segurança mundiais, garantindo os primeiros 6 pontos da AV-Test.

Passando para o segundo quesito de avaliação, a usabilidade, o AhnLab se sai muito bem, atingindo a pontuação máxima de 6 pontos ao passar por todos os testes com excelência, garantindo até mesmo o gabarito dos testes de falsos alarmes, os quais o aplicativo não caiu em nenhum.

Embora não seja um de seus pontos fortes, o AhnLab possui alguns recursos extras interessantes, como os de anti-furto, o bloqueador de chamadas e a navegação segura, o que garante mais 5 pontos para o aplicativo.

Norton Mobile Security

Um dos principais antivírus dos desktops não poderia fazer feio nos mobiles, e de fato não fez, o Norton se saiu muito bem nos testes do AV Test já no quesito proteção, onde 100% dos malwares de quatro semanas foram detectados, assim como 99,8% dos vírus de tempo real, garantindo uma nota 6 já de início.

A usabilidade também não foi um problema para o Norton, a bateria praticamente não sofreu com o aplicativo, o desempenho geral do smartphone não foi afetado e também não gerou muito trafego de informações. O Mobile Security não teve falsas detecções durante os testes, assim como não geriu falsos avisos durante a instalação e uso de aplicativos legítimos. A nota final do anti-malware no quesito "usabilidade" foi 6.

O Norton Mobile Security é um dos que mais oferece recursos extra, como o antifurto, que possui o travamento remoto, a limpeza remota e o rastreio de localização. O bloqueador de chamadas também está presente, assim como o filtro de mensagens, a navegação segura e o backup de arquivos. No fim, o Norton conseguiu 6 pontos extras com os seus recursos.

Kaspersky Internet Security

Se você viu nosso post sobre o melhor antivírus pago para desktops, viu que elegemos o Kaspersky como o líder absoluto no mercado e, obviamente, ele não faria feio nos smartphones, por isso, o Internet Security conseguiu a marca de 99,9% nas detecção dos malwares em tempo real e 100% das amostras de quatro semanas, garantindo 6 pontos do quesito "proteção".

É claro que, como em sua versão para desktops, o Kaspersky praticamente não afeta o desempenho do smartphone. A bateria não sofre com anti-malware, não afeta a performance geral e também não gera um trafego de dados exagerado. Detecções falsas também são inexistentes, tanto durante o uso de aplicativos da Play Store quanto de aplicativos de terceiros. A nota final do Kaspersky no quesito "usabilidade" foi de 6 pontos.

O Kaspersky oferece um excelente modo antifurto, com o travamento remoto, a limpeza remota e o rastreio de localização, sem contar com a presença do bloqueador de chamadas, o filtro de mensagens e a navegação segura. Com os recursos extras o antivírus conseguiu mais 6 pontos.

Bitdefender Mobile Security

O Bitdefender é uma excelente opção para quem está querendo manter o seu mobile seguro, afinal, ele obteve a marca de 100% de aproveitamento nos testes de proteção, garantindo para si uma nota 6 no quesito “proteção”.

Nos testes de performance, o Mobile Security se saiu muito bem novamente e passou com perfeição em todas as suas tarefas, garantindo mais uma nota 6 para a sua conta no quesito “usabilidade”.

Quanto aos recursos extra do Bitdefender, você não encontrará muitos, apenas os principais recursos anti-roubo e o modo de navegação segura, o que ainda assim não é o suficiente parar tirar o seu título de um dos melhores.

BÔNUS: Psafe Total Android

É claro que não iriamos deixar passar despercebido o aplicativo mais comentado e exaltado da internet brasileira, não é mesmo? Então, vamos ver como o PSafe se saiu?

De todos os antivírus testados pelo AV Test em março de 2015, o Psafe foi um dos aplicativos que teve o pior desempenho na detecção de malwares. Embora ele tenha um aproveitamento de 94,8%, a média de toda a sua concorrência é de 98%. Você pode até achar que a diferença é pequena, no entanto, ela pode fazer a diferença na hora de salvar suas informações pessoais. A nota final do PSafe foi de apenas 4 pontos no quesito "proteção".

Quanto a usabilidade do anti-malware, os resultados foram satisfatórios, ele não apresenta grande impacto sobre a bateria, não afeta o desempenho do hardware e não gera muito trafego de informações. Falsas detecções também não foram vistas nos testes, tanto com aplicativos da própria Play Store quanto aplicativos de terceiros, o que pode ser até normal, afinal, nem as verdadeiras ameaças ele foi capaz de detectar... A nota para o quesito "usabilidade" foi de 6 pontos.

O PSafe ainda possui o recurso antifurto, que trava o smartphone remotamente, faz uma limpeza remota e também rastreamento de localização. O aplicativo ainda bloqueia chamadas, tem um filtro de mensagens e oferece o backup de informações, nada que seus concorrentes não ofereçam.

Leia também:

Essa foi a nossa lista com os cinco melhores antivírus para Smartphones testados e certificados pelo AV Test. Se o seu app favorito não apareceu na lista, provavelmente é porque ele não foi testado ou então não é certificado pelo mesmo.

Comente abaixo a sua opinião sobre os testes realizados pelo AV Test, deveriam ter testado algum outro anti-malware que é melhor que os que mostramos aqui?

Mande para o Facebook

Tweet para os seus seguidores

 
COMENTÁRIOS
NOSSOS VÍDEOS NO YOUTUBE

carregando...
Últimas publicações
TOPO