O sistema operacional é o cérebro da sua máquina. Sem ele, seu computador praticamente não teria serventia. O sistema operacional é o mediador entre você e a máquina. E para computadores pessoais existem três sistemas operacionais principais: O Linux, o MacOS e Windows.

As diferenças básicas entre o Windows, Linux ou Mac OS

O Mac é o mais exclusivo deles, se concentra na interface gráfica do usuário e foi desenvolvido pela Apple para os computadores da empresa, o MacBook, o iMac e o Mac Mini. Já o Windows é desenvolvido pela Microsoft, e seu objetivo é superar a limitação do sistema operacional da Apple, permitindo que qualquer fabricante o utilize em suas máquinas, sob licença. Por fim temos o Linux, um software livre que pode ser usado por qualquer um, sem ter que pagar nada por isso.

Windows

Aproveite: Confira o nosso guia do Windows 10, tire dúvidas e melhore seu pc.

Foto: Tadas Sar / Unsplash
Foto: Tadas Sar / Unsplash

O Windows é o sistema operacional mais usado no planeta, e sua última versão, o Windows 10, foi uma das versões mais bem sucedidas, se não a mais. Na minha opinião, a disputa fica entre o W10 e o Windows XP.

A melhor parte é que o SO da Microsoft pode ser instalado em qualquer tipo de computador ou notebook, e não precisa de nenhuma plataforma virtual para ser executado. Outro ponto muito positivo do Windows é a sua interface extremamente amigável, que faz com que qualquer pessoa mais leiga em tecnologia o utilize sem grandes problemas.

Outra vantagem importante do Windows é o seu custo. Embora máquinas de grandes fabricantes como Dell, Microsoft e Lenovo tenham preços comparáveis aos produtos da Apple, também é possível comprar um notebook Windows por um custo baixo.

Para empresas, a possibilidade de integração entre as máquinas que rodam o sistema é essencial, com a autenticação do Windows com servidores corporativos baseados em Active Directory. É possível fazer o mesmo com máquinas Mac e Linux, mas é necessário obter um software adicional para fazê-lo. Com o Windows, a rede corporativa é incorporada - pelo menos enquanto você estiver executando as versões Pro.

Por fim, se você gosta de jogar, então você pode desfrutar da grande variedade de aplicativos e jogos, pois a maioria dos jogos são feitos para serem executados no sistema operacional Windows.

O ponto ruim do sistema operacional da Microsoft é sua alta vulnerabilidade. De acordo com especialistas, a razão pela qual o Windows é considerado menos seguro do que os sistemas operacionais concorrentes não é por causa da falta de padrões de segurança e inovação da Microsoft, mas por causa de sua grande superfície de ataque e uso predominante em empresas.

A quantidade de pessoas que usam o Windows é enorme. O Windows é executado em cerca de 90% dos PCs em todo o mundo, e por causa disso, os hackers o têm como alvo, já que o potencial de vítimas é maior.

E devido a segurança primordialmente é que a Microsoft frequentemente libera atualizações de segurança e correções.

MacOS

Foto: Gabriela Gonzalez / Unsplash
Foto: Gabriela Gonzalez / Unsplash

Se você pudesse voltar no tempo há 35 anos e trazer para uma viagem no tempo um usuário do Macintosh original de 1984, bastaria colocá-lo na frente de um Mac deste ano, e ele seria capaz de operar a máquina de hoje. O sistema de arquivos seria o mesmo. A barra de menu seria a mesma. Até a lixeira seria a mesma. Nenhum so que não seja o MacOS teve esse nível de continuidade, apesar da grande evolução das máquinas da Apple.

MAC OS é desenvolvido e comercializado pela Apple. Mac OS é o sistema operacional de código aberto que é baseado no kernel Unix chamado OpenDarwin. Se você analisar a história do Windows, você encontrará o Windows XP, Windows 7, Windows 10 e assim por diante. Entretanto, o MacOS não tem outras edições da mesma versão do sistema.

A maior vantagem do sistema MacOS perante seus concorrentes é a fama de ser o SO mais seguro de todos os tempos. Embora os Macs tenham historicamente sofrido muito menos ameaças de malware do que as máquinas Windows, o sistema da Apple tem seu núcleo baseado em BSD (versão UNIX). Além disso, deriva um sistema de permissões que garante uma proteção excepcional.

Além disso, se você comparar o Mac com Windows, os usuários geralmente acham os recursos do Mac mais úteis. A maioria dos aplicativos destinados ao Windows também tem versões para Mac OS.

Por fim, embora alguns fãs do Windows possam contestar isso, muitos usuários do Mac acreditam que o MacOS é mais fácil de instalar e atualizar, oferece atualizações mais rápidas com menos incômodo e permitindo que aplicativos sejam instalados e gerenciados com maior facilidade que o Windows.

Garageband
Garageband

O MacOS também vem com uma ampla gama de aplicativos grátis, incluindo a ferramenta de composição musical GarageBand, o aplicativo de edição de vídeo iMovie e um pacote completo de produtividade de editor de texto, planilha e apresentações, diferentemente do pacote Office da Microsoft, que precisa ser comprado.

O MacOS frequentemente é a escolha dos profissionais de design e desenvolvimento. Sob o capô, o MacOS tem uma fundação UNIX, o que significa que a linha de comando UNIX está a uma mera janela terminal de distância. O MacOS também possui o AppleScript, que pode ser usado para automatizar fluxos de trabalho complexos.

O MacOS ainda te dá a oportunidade de virtualizar vários outros sistemas operacionais em seu Mac com o Parallels. Para isso você deve usar um SSD, ter um processador i7 e pelo menos uns 16GB de RAM. Com esse aplicativo você é capaz de executar Windows e Linux lado a lado com aplicativos MacOS.

Finalmente, existem alguns aplicativos que são executados exclusivamente no MacOS, como a ferramenta de produção de vídeo Final Cut Pro. Com uma cópia virtualizada do Windows, um Mac pode ser usado para executar qualquer aplicativo que você possa precisar, inclusive os aplicativos MacOS que não estão disponíveis.

Tenha em mente, porém, que você está limitado ao hardware produzido pela Apple. Se a Apple optar por não atualizar, você ficará limitado dentro do sistema operacional, sendo obrigado a comprar uma nova máquina.

Linux

Foto: Sai Kiran Anagani / Unsplash
Foto: Sai Kiran Anagani / Unsplash

Se você quer desfrutar de um sistema operacional completamente gratuito, nada pode vencer o Linux. O Linux é frequentemente considerado como o maior ícone do software livre. Por ser de código aberto, pode ser modificado e estendido por qualquer pessoa; um exército virtual de codificadores vagamente afiliados têm trabalhado nele por quase 30 anos.

Você tem a opção de instalar várias distribuições diferentes de Linux em seu computador, como o Linux Mint, Debian, Fedora, Ubuntu, entre outros. Cada uma dessas distribuições tem suas próprias capacidades e recursos únicos.

Quando se trata de segurança, nada pode vencer o Linux, especialmente o distro do Ubuntu Linux é considerado o mais seguro entre todos os outros sistemas operacionais presentes no momento. Mas apesar do Linux ser consideravelmente mais seguro que o Windows e até um pouco mais seguro que o MacOS, isso não significa que o Linux esteja sem suas falhas de segurança.

O Linux não tem tantos softwares de prevenção a malwares e outras falhas de segurança, e elas existem. Entretanto, em proporção muito menor do que a inundação virtual de malwares que infecta os usuários do Windows diariamente.

Com algumas exceções, principalmente da Dell, você não vai comprar um PC que já roda Linux. A grande maioria dos usuários adapta um PC Windows com um sistema operacional Linux, ou constrói um PC a partir de peças e carrega uma das distribuições Linux. E isso não é difícil.

Quando se trata de desempenho, o Linux também é o mais rápido entre todos. É tão leve que pode ser instalado em um pendrive. Independentemente se você precisa de aplicativos de escritório, aplicativos de produção de mídia ou ferramentas de codificação, existem versões Linux disponíveis.

Apesar de ser de natureza livre e de código aberto, o Linux perde em um ponto fundamental para o Windows e o MacOS: A faixa de aprendizagem.

Por fim, embora tenha ocorrido uma melhoria para jogos no Linux, o fato é que tanto MacOS quanto Linux ficam atrás do Windows quando voltamos o sistema operacional para os games. Se você é um jogador hard-core, investigue antes cuidadosamente quais jogos estão disponíveis.

Veredito

Com base de tudo que dissemos acima, podemos chegar a algumas conclusões. Todos os sistemas operacionais tem suas vantagens e desvantagens.

Mas resumidamente, podemos dizer que o Windows é o sistema operacional mais utilizado, e é extremamente vantajoso para empresas e para gamers, mas perde em segurança.

Já o MacOS é bom em segurança e dispõe de excelentes aplicativos para designers e editores de mídias. Mas o MacOS é mais limitado do que os outros sistemas operacionais, e é mais caro.

Por fim, o Linux é o único completamente grátis desta lista, é rápido, muito funcional e o mais seguro de todos. Porém, a curva de aprendizagem é difícil para a maioria das pessoas.