18 Comandos básicos do Ubuntu para iniciantes

Como todos sabemos, o Ubuntu é uma das distribuições Linux mais personalizáveis ​​disponíveis atualmente. E esse post é para os novatos do Ubuntu. Aqui vamos listar alguns importantes comandos básicos do Ubuntu que todo iniciante deve saber.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

Se você é um usuário do Windows e quer aprender Linux, o Ubuntu é uma boa escolha, pois é uma das melhores versões do Linux para iniciantes. Você não estranhas a interface do Ubuntu. Mas, se você quiser sentir o verdadeiro poder do Linux, você terá que aprender sobre como usar sua interface de linha de comando. Inicialmente, você terá algumas dificuldades para dominar os comandos. 

Por mais que usar os comandos não o torne um gênio, eles ajudarão você a executar algumas ações básicas no sistema operacional. Para ajudar você a ter um bom começo, aqui estão os 18 principais comandos básicos do Ubuntu para iniciantes.

Comandos Básicos do Ubuntu para Iniciantes

1. sudo

O comando sudo (SuperUser DO) permite que você execute programas ou outros comandos com privilégios administrativos, assim como "Executar como administrador" no Windows. Elr é útil quando, por exemplo, você precisa modificar arquivos em um diretório, ao qual seu usuário normalmente não teria acesso.

2. apt-get

O apt-get é um dos comandos mais importantes do Ubuntu, e que todo iniciante deve conhecer. Ele é usado para instalar, atualizar e remover qualquer pacote. O apt-get funciona basicamente em um banco de dados de pacotes disponíveis. Aqui está a lista de diferentes comandos do apt-get:

  • sudo apt-get update

O apt-get update com privilégios de administrador é o primeiro comando que você precisa executar em qualquer sistema Linux após uma nova instalação. Esse comando atualiza o banco de dados e informa ao seu sistema se há pacotes mais novos disponíveis ou não.

  • sudo apt-get upgrade

Depois de atualizar o banco de dados do pacote, o próximo passo é atualizar os pacotes instalados. Para atualizar todos os pacotes com atualizações disponíveis, você pode usar este comando.

E se você gosta de atualizar um pacote em particular, você deve ajustar um pouco o comando acima:

sudo apt-get upgrade <nome do pacote> . Substitua o <nome do pacote> pelo pacote desejado.

  • sudo apt-get install

Se você souber o nome do pacote, poderá instalar facilmente um programa usando este comando:

sudo apt-get install <nome do pacote> . Substitua o <nome do pacote> pelo pacote desejado.

Se você não tiver certeza de qual é o nome do pacote, você pode digitar algumas letras e pressionar a guia e ele irá sugerir todos os pacotes disponíveis com essas letras, graças ao recurso de preenchimento automático.

3. ls

O comando ls (list) lista todos os arquivos e pastas em seu diretório de trabalho atual. Você também pode especificar caminhos para outros diretórios, se quiser ver o conteúdo deles.

4. cd

O comando cd (change director), também conhecido como chdir, costumava alterar o diretório de trabalho atual. É um dos comandos básicos mais usados ​​do Ubuntu. Usar este comando é fácil, basta digitar cd, seguido do nome da pasta. Você pode usar caminhos completos para pastas ou simplesmente o nome de uma pasta dentro do diretório em que você está trabalhando atualmente. Alguns usos comuns são:

  • cd / - Leva você ao diretório raiz.
  • cd .. - Leva você até um nível de diretório.
  • cd - - Leva você ao diretório anterior.

Aqui estão alguns exemplos de como usar o comando cd no Ubuntu:

Exemplo 1: cd home - abra a pasta home no diretório atual.

Exemplo 2: cd Linux Drive - abra a pasta Linux Drive no diretório.

5. pwd

O comando pwd (print working directory) exibe o caminho completo do diretório de trabalho atual.

6. cp

O comando cp (copy) permite copiar um arquivo. Você deve especificar tanto o arquivo que deseja copiar quanto o local onde deseja copiá-lo - por exemplo, cp xyz / home / myfiles copia o arquivo “ xyz ” para o diretório “/ home / myfiles  .

7. mv

O comando mv (move) permite mover arquivos. Você também pode renomear arquivos, movendo-os para o diretório em que estão atualmente, mas com um novo nome. O uso é o mesmo que cp-f ou exemplo mv xyz / home / myfiles moveria o arquivo “ xyz ” para o diretório “/ home / myfiles .

8. rm

O comando rm (remove) remove o arquivo especificado.

  • rmdir (“remove directory”) - Remove um diretório vazio.
  • rm -r (“remove recursively”) - Remove um diretório junto com seu conteúdo.

9. mkdir

O comando mkdir (make directory) permite que você crie um novo diretório. Você pode especificar onde deseja que o diretório seja criado - se você não fizer isso, ele será criado em seu diretório de trabalho atual.

10. history

O comando history exibe todos os seus comandos anteriores, até o limite do histórico.

11. df

O comando df (display filesystem) exibe informações sobre o uso do espaço em disco de todos os sistemas de arquivos montados.

12. du

O comando du (uso do diretório) exibe o tamanho de um diretório e todos os seus subdiretórios.

13. free

Este comando exibe a quantidade de espaço livre disponível no sistema.

14. uname -a

O comando uname -a - fornece uma ampla gama de informações básicas sobre o sistema.

15. top

O comando top exibe os processos usando a maioria dos recursos do sistema, a qualquer momento. “Q” pode ser usado para sair.

16. man

O comando man exibe uma "página de manual". As páginas de manual são geralmente muito detalhadas, e é recomendado que você leia as páginas de manual para qualquer comando com o qual não esteja familiarizado. Alguns usos são:

  • man man - Fornece informações sobre o manual em si.
  • man intro - Exibe uma breve introdução aos comandos do Linux.

17. info

Semelhante ao man, mas geralmente fornece informações mais detalhadas ou precisas.

18. <nome do comando> -h ou <nome do comando> –help

Este comando é uma terceira alternativa para obter ajuda. Embora não seja tão detalhado quanto as páginas de informações ou manuais, isso fornecerá uma visão geral rápida do comando e seus usos.

Atalhos do Ubuntu:

Para facilitar ainda mais sua habilidade, esses atalhos de teclado do Ubuntu podem ajudar.

Atalhos  Função
Ctrl + Shift + T Abrir nova aba no terminal atual
Ctrl + Shift + W Feche a aba atual
Ctrl + A Mover o cursor para o início da linha
Ctrl + E Mover o cursor para o final da linha
Ctrl + U Limpa toda a linha atual
Ctrl + K Limpa o comando do cursor para a direita
Ctrl + W Excluir a palavra antes do cursor
Ctrl + R Permite que você pesquise seu histórico por comandos que correspondam ao que você digitou
Ctrl + C Copia o processo atual
Ctrl + Z Suspenda o processo atual enviando o sinal SIGSTOP
Ctrl + L Limpa a saída do terminal
Alt + F Avançar uma palavra
Alt + B Retroceder uma palavra
Ctrl + Shift + C Copie o comando destacado para a área de transferência
Ctrl + Shift + V ou Shift + Insert Cole o conteúdo da área de transferência
Teclas de seta para cima / baixo Para percorrer o histórico de comandos, permitindo que você execute rapidamente o mesmo comando várias vezes
ABA Usado para completar o comando que você está digitando. Se mais de um comando for possível, você pode pressioná-lo várias vezes para percorrer as conclusões possíveis. Se um número muito grande de comandos for possível, ele pode exibir uma lista de todas as conclusões possíveis.
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal