A Microsoft lançou uma nova versão do Skype para Linux. O aplicativo chega na versão alfa, isso quer dizer que ainda não possui todos os recursos implantados. A recente edição do Skype para Linux conta com chamada de vídeo, bem como outros recursos que faziam falta aos usuários.

O aplicativo, agora, possui a coleção de emojis atualizada, possibilidade de troca de arquivos e ainda uma interface renovada, tudo isso em sintonia com o design que é aplicado em outras versões do software.

"Hoje nós estamos felizes em anunciar o lançamento da versão Alpha do novo Skype para Linux. Assim como vocês podem sugerir pelo nome, Skype para Linux Alpha não é um cliente de Skype totalmente funcional ainda. Nós estamos compartilhado com vocês agora, já que queremos entregá-lo em suas mãos assim que possível. Ao baixar o app, você perceberá que esta é uma versão bem diferente do cliente Skype para Linux que você utiliza hoje. Por exemplo, você estará utilizando a última, mais rápida e responsiva interface do Skype. Você pode compartilhar arquivos, fotos e vídeos, e pode enviar um monte de novos emoticos", diz o comunicado da Microsoft.

A nova versão do aplicativo para Linux conta com uma arquitetura de chamadas do Skype. Assim, os usuários poderão realizar chamadas para outros usuários que utilizam o Windows, macOS, Android e iOS. No entanto, a novidade não é possível para quem usa a versão antiga do Skype em computadores com núcleo Linux.

A empresa não revelou quando a versão final será disponibilizada aos usuários. De acordo com a Microsoft, o período de alfa é necessário para que os usuários possam testar o aplicativo e assim fornecer informações sobre o seu desempenho, para os desenvolvedores possam melhorar a performance.

"Como desenvolvemos essa nova versão do Skype para Linux, nós precisamos que você teste, dê feedback e nos ajude a priorizar funções. Você perceberá que com a versão Alpha do Skype para Linux, que utiliza nossa arquitetura de última geração, você poderá ligar para seus amigos e família na última versão do Skype para para Windows, Mac, iOS e Android, mas não poderá fazer ou receber ligações das versões mais antigas do Skype para Linux (4.3.0.37). Por favor, dê tantos feedbacks quanto conseguir com o Skype para Linux Alpha, assim podermos continuar a melhorar a conexão das ligações e segurança", disse ainda a empresa através de comunicado.

O download pode ser feito aqui.