A notícia de que a Samsung pretende adotar o seu próprio Sistema Operacional, Tizen, em todos os seus dispositivos, inclusive smartphones, substituindo assim o Android, incendiou a internet.  Muita gente diz que a sul-coreana dará um "tiro no pé" ao abandonar o SO do Google para investir em seu próprio Sistema Operacional. Por outro lado, também há pessoas entusiasmadas com a possibilidade de ter um novo SO no mercado de telefones.

A informação não foi confirmada pela assessoria de imprensa da Samsung no Brasil, que diz não comentar rumores. Porém, ela também não negou a possibilidade que isto aconteça. Então, não custa saber mais sobre este sistema operacional que pode vir a substituir o Android nos smartphones da sul-coreana.

Neste post reunimos diversas informações sobre o Tizen e fizemos um compilado de tudo o que você precisa saber sobre o SO da Samsung. Confira:

Informações Gerais

O Tizen é desenvolvido em uma parceria entre a Samsung, Intel, Linux Foundation e outras corporações. Suas aplicações são bastantes vastas, podendo ser utilizado em smartphones, tablets, Smart TVs, netbooks, veículos e todos os outros tipos de sistemas embarcados. Promete oferecer bom desempenho, compatibilidade com apps Android e interface agradável.

O Sistema Operacional da Samsung foi criado em código aberto, a exemplo do Android e diferente do iOS, da Apple. Ele obteve resultados elevados em testes utilizando a tecnologia HTML5, comparado a demais ambientes operacionais. Para desenvolvedores de aplicações e ISVs, o Tizen oferece o poder nativo de desenvolvimento de aplicações com a flexibilidade de suporte HTML5.

Comparações com o Android

Segundo relatos de quem já experimentou o Tizen em eventos como Mobile Word Congress, ele se assemelha ao Android. Um dos prováveis motivos para isso, seria deixar mais fácil a transição dos usuários do SO do Google para o Tizen, afinal, mudanças sempre causam estranhamentos. O botão de configuração, páginas de tela de início, aplicativos e o painel desdobrável de notificação são algumas destas semelhanças.

O Tizen se diferencia do Android em áreas como uso de widgets e botões. Ele utiliza ícones redondos para aplicativos, que assim como o Android, podem ser redimensionados. Além disso, se singulariza na interface de rede para as notificações e ajustes.

A vantagem do Android em relação ao Tizen está no número de aplicativos. Será difícil para a Samsung pedir aos desenvolvedores que dediquem recursos para um novo Sistema Operacional, já que os desenvolvedores de app não têm convicta certeza de que o Tizen se tornará de fato popular, desta forma, muitos não podem se dar ao luxo de investir em algo incerto.

Tizen 3.0

A versão 3.0 do SO, que deve ser lançada em setembro deste ano, terá suporte para usuários múltiplos em um mesmo dispositivo e processamento de 64 bits (como no Android e iOS). Além disso, o Tizen 3.0 teve boa parte do código base reescrito para ganhar maior compatibilidade com dispositivos vestíveis, sistemas de entretenimentos de carros, drones, TVs e headsets de realidade virtual.

A interface do SO também recebeu melhorias, fazendo com que o sistema responda 30% mais rápido do que é visto na versão 2.4. Com o lançamento desta atualização, a Samsung poderá impulsionar o desenvolvimento da Internet das Coisas, integrando geladeiras inteligentes, lâmpadas, máquinas de lavar, entre outros dispositivos inteligentes. O objetivo é tornar o Tizen uma plataforma central para a Internet das Coisas.

Veja também:

Dispositivos que rodam com Tizen

Diversos produtos eletrônicos com a marca Samsung já são comercializados com o Sistema Operacional, Tizen. O primeiro deles foi a smart câmera NX300M, da Samsung. Mais tarde os relógios inteligentes ou smartwaches da marca, além de tablets e Smart TVs também passaram a rodar com o SO.

As Smart TVs da Samsung lançadas a partir de 2015 já vem equipadas com a plataforma baseada no Tizen. A conectividade é uma das principais características do sistema, que permite que a TV compartilhe dados via bluetooth e Wi-Fi com outros gadgets. Neles, também é possível assistir o que está passando na televisão e, o fato de ela estar desligada não será um empecilho. A interface utilizada pela Samsung toma como base uma série de ícones organizados na parte inferior da tela. Cada um deles se refere tanto a uma função específica, quanto a um aplicativo.

Também se destaca no sistema Tizen, a Samsung Smart TV games, uma plataforma exclusiva para jogos disponível nas linhas de Smart TVs a partir de 2015. Por meio de uma parceria com a Gamefly, a empresa incorporou o serviço de game por streaming, que possibilita aos usuários jogar diversos games diretamente na TV, sem precisar de um console.

Recentemente a Samsung apresentou em São Paulo, o Gear S2, um smartwatch com tela circular e aro giratório. A principal diferença do relógio inteligente da marca é que ele não roda com Android, mas sim com o Tizen. Contudo a experiência de uso não se distancia de um smartwatch com Android Wer. O Ger 2 tabém tem suporte para notificações e funciona com qualquer SO do Google com versão 4.4 ou superior com mais de 1,5 GB de RAM. Os aplicativos do Ger 2 não necessariamente ficam presos ao seu smartphone, o que gera a possibilidade de desprender o relógio do celular.

A Geladeira Family Hub da Samsung é um dos dispositivos inteligentes que pertencem ao universo da Internet das Coisas. Ela faz muito mais do que um refrigerador comum. Seu interior possui câmeras que permitem ao proprietário enxergar o que tem dentro da geladeira sem precisar abrir a porta, ou mesmo estar perto do eletrodoméstico. Com o smartphone conectado ao refrigerador é possível visualizar o seu interior de onde quer que esteja. E não é só isso, ele possui tela sensível ao toque, onde podem ser deixados recados digitais ou fotos da família e a capacidade de reproduzir músicas e programas de TV. Tudo isto é alimentado pelo Sistema Operacional Tizen.

E os smartphones?

O Sistema Operacional Tizen já foi lançado em smartphones. A linha Z tem feito muito sucesso na Índia, cerca de 64 milhões de aparelhos com o SO já foram vendidos no país. As opções disponíveis são: Samsung Z1 e Z3. No Brasil, assim como em diversos outros países não há a comercialização do aparelho. Questionada sobre a possibilidade da linha Z chegar ao país verde e amarelo, a assessoria de imprensa da companhia informou que o seu porta voz estava em viagem e não teria como responder aos questionamentos.

A linha Z possui baixo preço e experiência diferenciada, o que conquistou consumidores nas regiões onde os aparelhos são comercializados. O Samsung Z1 foi o primeiro smartphone a rodar com o Tizer e foi lançado em janeiro de 2015, na Índia. O preço sugerido era de R$ 240 (valor aproximado convertido a partir da rupia indiana).

Já o Z3 foi apresentado pela sul-coreana em outubro do mesmo ano, com o preço de R$ 500, também na Índia. Um dos destaques do aparelho é a personalização, incluindo recursos regionais. Há o "My Galaxy", que possibilita acesso rápido a promoções e benefícios na Índia, e o "Mix Radio", um serviço de streaming gratuito de músicas com destaque para as canções locais.

Para fazer com que o dispositivo concorra com grandes lançamentos do mercado, recursos de outros aparelhos da marca, como economia de dados e bateria e funções internas da câmera, são reaproveitadas. Contudo, os aparelhos da linha não são considerados top de linha.

E você, já conhecia o Sistema Operacional da Samsung? O que acha de ele poder substituir o Android nos aparelhos da sul-coreana? Conte para gente nos comentários!