De acordo com rumores recentes, a Samsung poderá adotar o seu próprio sistema operacional em seus aparelhos, o que significa, abandonar o Android. Especulações sugerem que a sul-coreana está planejando levar o Tizen para todos os seus produtos, com isso, os smartphones, que são os grandes responsáveis pelos lucros da companhia, viriam com o sistema.


Será o fim do Android nos aparelhos da Samsung? Rumores indicam que a empresa pretende adotar seu próprio sistema operacional.

Alguns produtos, como smartwatches, smartbands e, mais recentemente, smart TVs já contam com o sistema da Samsung. Porém, a ideia agora, seria mesmo implantar nos smartphones.

"Se você não tiver o seu próprio ecossistema, então você não terá futuro. O Tizen não é apenas uma plataforma desenvolvida para uso de dispositivos móveis", disse um executivo da Samsung.


O Tizen foi lançado em 2014 e lançado para smartwatches, que também deverão ser os primeiros produtos a contarem exclusivamente com o sistema.

Para aumentar o crescimento do seu sistema operacional, a companhia pretende lançar novos incentivos para os desenvolvedores de aplicativos. Ainda não se sabe quais seriam os benefícios, mas acredita-se que possa estar ligado a uma maior participação nos lucros em relação ao Android.

Conforme ainda o executivo da Samsung, que preferiu não ser identificado, a empresa levou muito tempo para desenvolver um sistema que seja compatível com qualquer produto eletrônico que seja confiável.