Uma dúvida comum em fóruns e, principalmente, entre pessoas que curtem tecnologia ou, simplesmente, estão pensando em trocar de televisão é se há ou não diferenças entre 1080p e 1080i. Pois bem, a resposta é sim. Existem diferenças, mas são praticamente imperceptíveis aos nossos olhos. No entanto, podemos entender melhor essa questão se compreendermos o que é cada uma dessas referências e o que elas significam. Quando assistimos a filmes, eventos esportivos ou qualquer outra opção da grade de programação televisiva não nos damos conta de como ocorre a transmissão. Apenas curtimos o vídeo que surge prontinho em nossas telas. Porém, com as inúmeras opções de televisores e a quantidade de informações que cada um apresenta fica difícil escolher o aparelho que une as melhores características técnicas que suprem as nossas necessidades como telespectadores. É nesse momento, também, que acabamos questionando qual a resolução mais apropriada: 1080p ou 1080i?Pois bem, é sobre isso que vamos falar neste artigo. A seguir você encontra mais detalhes sobre as distinções de cada uma das resoluções. 

Comparativo 1080p X 1080i

Os métodos 1080p e 1080i são usados pelos monitores para desenhar a imagem na tela da televisão.  Ambas são resoluções em alta definição, no entanto o que torna uma melhor do que a outra é a forma como apresentam as cenas: se progressiva ou entrelaçada. Para ter uma ideia melhor de como cada formato funciona na prática dê uma olhadinha nesse gif.

1080p

A opção com "p" - de scan progressive (varredura progressiva) e não referente a pixels como muitos pensam - formula a imagem com uma linha na sequência da outra. Em 1080p, cada quadro do vídeo é enviado ou exibido progressivamente. Isto significa que ambos os campos pares e ímpares (todas as 1.080 linhas de pixels) que compõem o quadro completo são exibidos juntos. Isso resulta em uma imagem mais suave ao olhar, com menos artefatos de movimento e bordas irregulares. No fim, o que você acaba vendo parece mais nítido e definido do que 1080i, especialmente durante cenas com movimento muito rápido.

1080i

Já no formato com "i" - de interlaced (entrelaçado) - parte da imagem é exibida por meio de campos que contêm metade da linha de um frame. Dessa forma a tela é dividida em duas partes compostas de 540 linhas de pixels que são atualizadas de maneira alternada: primeiro reproduz as pares e depois as ímpares. Juntos, os dois campos criam um quadro completo, composto das 1.080 linhas,  sempre apresentando 30 quadros por segundo. Atualmente os televisores de alta definição conseguem converter o sinal entrelaçado para o formato progressivo e para as que não têm essa função é possível acoplar um processador para que seja feita a convergência da configuração.

Na prática, é possível perceber quando cada resolução é usada?

Se você estiver assistindo, de forma muito atenta, a um evento esportivo onde os movimentos, normalmente são muito rápidos, é possível que perceba um leve borrão na troca da cena, mas isso é quase imperceptível. Outra possibilidade é mediante uma TV maior, assim talvez consiga notar a diferença entre 1080i e 1080p. A maioria dos consumidores realmente não veem uma diferença significativa até, pelo menos, uma tela de 42 polegadas, se não maior. Essa dificuldade na percepção se dá porque a formulação da imagem é tão rápida que nosso olho visualiza somente ela já pronta e não o processo das partes se unindo. Bem melhor assim, né. Já pensou que chato ou que irritante seria ver toda a composição da cena?

Qual resolução é melhor?

Tanto 1080p quanto 1080i apresentam a mesma resolução: 1920 x 1080. No entanto, o formato 1080p é considerado melhor por apresentar maior nitidez na formação da imagem. Claro que isso pode mudar em um curto espaço de tempo devido aos avanços que, felizmente, aperfeiçoam as tecnologias e, por consequência, melhoram as nossas rotinas.