A tecnologia está presente em praticamente todos os locais em que frequentamos, isto é uma realidade. Cada vez mais as pessoas abandonando os hábitos tradicionais para se familiarizem com as máquinas. Pensando nisso, um templo chinês resolveu inovar e disponibilizou aos seus frequentadores um monge robô.

Assim, o templo budista localizado na periferia de Pequim, deixou de lado os hábitos milenares e resolveu investir na tecnologia para atrair mais seguidores.


Monge robô pode responder questões simples sobre a vida e o budismo. Ele foi desenvolvido especialmente para ficar em um templo budista na China.

O templo Longquan revelou que desenvolveu um monge robô que é capaz de cantar mantras, bem como se mover através do comando de voz e ainda manter um diálogo simples.

Batizado de Xian’er, o robô possui 60 centímetros de altura e tem semelhança com um monge noviço. Ele veste túnicas amarelas e cabeça raspada. Para completar a sua estrutura, o robô vem com uma tela sensível ao toque acoplada em seu peito.

O desenvolvedor do Xian’er, o mestre Xianfan, explicou que o monge robô é um excelente meio para espalhar a sabedoria do budismo na China, e tudo isso com a união da ciência e do budismo.


O robozinho mede 60 centímetros.

"Ciência e budismo não se opõem nem contradizem e podem ser combinados e mutuamente compatíveis", disse Xianfan.

O monge robô é capaz de manter uma conversa com respostas para 20 perguntas simples sobre budismo e a vida cotidiana, que estão listadas na sua tela. Ele ainda realiza sete tipos de movimentos em suas rodas.