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Vivo admite que usuários de serviços de streaming terão que pagar mais pela internet

Debora Pricila Silveira por Debora Pricila Silveira Internet

A mudança no modelo de cobrança da internet do tipo ADSL, a mais comum no Brasil, que passará a ser regulada por volume de dados e não mais por velocidade, tem deixado os internautas brasileiros insatisfeitos e preocupados. Isto porque com um limite no uso de dados na banda larga fixa muita gente teme ter de ficar off-line, antes mesmo do mês acabar. O que não é muito difícil, conforme mostra este experimento, que você pode conferir clicando aqui.

Se por um lado os usuários discordam da medida adotada pelas operadoras Vivo, Oi e Net, inclusive criando um abaixo-assinado para demonstrar o seu descontentamento, as empresas afirmam que o modelo de cobrança visa melhorar a experiência de navegação, garantindo o correto direcionamento da rede banda larga para todos os usuários. Recentemente a Vivo reforçou seu posicionamento favorável a medida, em entrevista ao Tecnoblog.

O Chief Revenue Officer da Vivo, Christian Gebara, afirmou que esta é uma tendência mundial e que grandes operadoras do mundo estão acabando com o tráfego ilimitado e adotando franquias. A declaração mais polêmica do Executivo, mas que não é nenhuma novidade, foi dada ao afirmar que aqueles que fazem uso de streaming de vídeos, naturalmente terão que pagar mais se quiserem manter o alto uso da internet.

Ainda segundo Gebara a medida atingirá uma porcentagem muito baixa de usuários da operadora e beneficiará quem faz uso leve, como e-mails e navegação. No entanto, alguns testes mostraram que com o limite, mesmo quem faz apenas o uso básico pode chegar a consumir mais de 150 GB mensais. O Executivo afirmou que dados como este são exagerados e que a própria empresa fez uma análise de consumo em sua rede, com resultados diferentes.

Ele explicou que a ideia de uma franquia limitada para internet fixa é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará apenas o que ele precisar usar. Conforme o executivo este é um caminho sem volta, por ser uma tendência mundial. Gebara ainda confirmou que é possível que ocorra o corte da conexão e não apenas a redução da velocidade, quando o cliente atingir o topo da franquia contratada.

Os contratos assinados com a Vivo a partir de fevereiro de 2016 já estão dentro das novas regras, no entanto a redução ou corte da internet passará a valer somente a partir do próximo ano. A Oi e a Net já possuem o limite da franquia  há mais tempo, no entanto, a Net diz que são poucos os usuários que atingem o limite, sendo que a velocidade da conexão é reduzida até o primeiro dia do mês vigente. A Oi diz que em seus contratos está prevista a redução da velocidade, mas não confirmou se efetua a diminuição ou não.

Leia também:

Limite da franquia de dados já foi assunto no ONCast. Ouça abaixo:

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Assuntos bandalargabrasil, franquia, limite, internet, banda larga e deborapricilasilveira
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