Embora os blogs sejam ferramentas de expressão que surgiram lá nos anos 90 (o termo weblog foi criado em 1997, sendo que sua abreviação para blog se deu em 1999) a ferramenta ainda é bastante atual, ganhando milhares de adeptos todos os dias. Seja para compartilhar textos (carro-chefe dos blogs), ou temas mais específicos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, eles são uma ótima opção para quem quer manter uma página de registros na web apenas por hobby, ou utilizar para um lado mais profissional.

Manter um blog nos dias atuais não é uma tarefa difícil, visto que existem diversos serviços para todos os gostos e tipos de usuários. Além disso, as principais plataformas oferecem  vários recursos de personalização, o que as tornam capazes de prestar basicamente qualquer serviço para quem as atualiza.

O melhor de tudo é que existem várias plataformas muito boas para criação de um blog e que são gratuitas. Neste tutorial nós iremos te ensinar um passo a passo de como criar um blog sem precisar desembolsar nenhum valor, nem instalar nada no seu computador. Confira:

Passo 1

O primeiro passo será escolher a plataforma que você quer criar o seu blog. Nós iremos utilizar o Blogger. Ele é um serviço do Google que oferece uma série de recursos avançados. Pode ser personalizado manualmente e apresenta uma estrutura robusta e compreensível para quem quer realizar as suas postagens. Mas existem muitas outras ferramentas, como o Wordpress (um dos mais conhecidos), Tumblr, Blog.com, Weebly, entre outros.

Se você já tiver um perfil no Google+, pode utilizar no Blogger. Ele permitirá que você tenha uma identidade nas propriedades do Google e o conecta a seus leitores, permitindo que eles compartilhem e recomendem seu conteúdo na web e no Google+. Porém, se você quiser usar outra identidade, como um pseudônimo, poderá escolher um perfil limitado do Blogger.

Então vamos a inscrição de seu blog. Faça login na página https://www.blogger.com/home. Para isso será necessário ter uma conta de e-mail cadastrada no Gmail. Caso ainda não tenha, saiba como criar uma conta dando um clique aqui.  Escolha entre criar um perfil do Blogger ou usar o seu perfil do Google+. Então, no canto superior esquerdo da página inicial clique no botão "Novo blog", como na imagem abaixo.

Passo 2

Na caixa de diálogo que é exibida, insira um nome ou o título principal do seu blog. Escolha um endereço (URL) para o blog. Ele será usado pelos leitores para visualizar a sua página na web. Exemplo: blogtesteoficinadanet.blogspot.com. Depois que tiver definido o nome e o endereço do blog, escolha um modelo. Clique então em "Criar blog".

Passo 3: Usar o painel do Blogger

Agora o seu blog já está feito e os próximos passos incluem a personalização da página. Para abrir o painel do Blogger, faça novamente login. O painel  listará seus blogs com alguns links rápidos à direita. Para gerenciar um blog, clique no título deste blog. Para criar uma nova postagem, clique em Nova postagem . Para ver suas postagens, clique em Lista de postagens . Para outras ações, clique em Mais opções. Para ver qual a aparência do seu blog, clique em Visualizar blog.

Você poderá editar o seu perfil, indo em Visualizar meu Blog - Visualizar meu Perfil - Editar seu Perfil. Será possível alterar sua foto, seu nome de usuário, além de fornecer uma série de informações sobre sua personalidade e gostos.

Leia também:

Passo 4: Gerenciando seu blog

Após a criação do blog, você será redirecionado a um painel onde poderá construir e gerenciar seu blog. Como por exemplo: Visão geral, onde é possível ver a atividade do seu blog, notícias e dicas da equipe do Blogger, e muito mais. Ou, Escreva uma nova postagem: no canto superior esquerdo, clique em Nova postagem. Você pode usar o menu esquerdo para ver suas postagens, páginas, comentários, estatísticas, gerenciar ganhos e campanhas, personalizar o seu blog e muito mais. Para retornar ao painel do Blogger, no canto superior esquerdo, clique em Meus blogs.

É isto aí, agora você já possui um blog e pode postar à vontade!