Em uma era dominada por aplicativos de chat como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, mandar um SMS, formato de mensagens de texto enviada entre operadoras sem necessidade de acesso à internet, parece ultrapassado. Mas, o Google está investindo em uma nova ferramenta que promete deixar as conversas por celular off-line mais interessantes. Trata-se do Rich Communications Service, ou simplesmente RCS.

A companhia está trabalhando lado a lado com diversas operadoras de telefonia em todo mundo, inclusive a TIM, que é italiana, mas também atua no Brasil, para promover a adoção do formato pelo mercado. Diferente dos SMS, em que os usuários podiam apenas enviar mensagens de texto curtas e com número limitado de caracteres, o RCS poderá englobar muitas outras funcionalidades.

Os recursos do RCS serão parecidos com os já existentes nos apps de chats. Ao invés de apenas enviar mensagens, com o RCS as pessoas poderão enviar imagens de alta resolução, ver se a mensagem foi visualizada e até mesmo criar conversas em grupos. E não para por aí, no futuro a ideia é que os usuários do serviço possam, inclusive, ter conversas por vídeo. O Google deseja que o formato seja difundido pelo mundo e torne-se, em breve, o padrão para mensagens por rede telefônica móvel em celulares Android.

Quem está por trás da parceria entre o Google e as operadoras de telefonia, é a GSMA, associação que representa os interesses das principais companhias de telecomunicações do mundo. Já faz uma década que entidade tem trabalhado para popularizar o RCS e agora, com o apoio do Google, espera que finalmente a iniciativa dê certo. No Brasil a lista de empresas telefônicas inclui, além da TIM, Algar Telecom, Claro, Nextel, Oi, Sercomtel e Vivo.

Leia também: Telegram chega a 100 milhões de usuários - Veja comparativo com WhatsApp

O RCS é uma forma das operadoras voltarem a ter receita com as mensagens, já que com a popularização dos aplicativos de chat, o uso de SMS caiu drasticamente. Mas, e qual a vantagem que o consumidor terá? Por que pagar por um serviço que posso ter de graça? Temos que levar em conta que embora o acesso à Internet tenha sido difundido em todos os cantos do mundo, o serviço não é gratuito, nem o 3G, nem o acesso do Wi-Fi em casa. Está certo que o consumo do WhatsApp na rede doméstica é quase irrelevante, mas já na internet de dados móveis, baixando vídeos e imagens, por exemplo, é considerável. Logo, para quem utiliza a rede de dados móveis, pode haver sim uma vantagem, dependendo do valor que será cobrado pelas operadoras pelo serviço.

Veja também: Dados de usuários começarão a ser compartilhados entre WhatsApp e Facebook

Além disso, se um usuário envia uma mensagem para outro usuário RCS, então ela é entregue através da internet. Mas se o outro usuário não estiver na RCS, então a mensagem será enviada como uma mensagem de texto regular. Ou seja, os consumidores não terão que se preocupar com o envio de mensagens para pessoas que também tenham o aplicativo baixado.

O Google ainda não anunciou uma data oficial para a implementação final do software padronizado, mas a ideia é que o recurso seja lançado ainda este ano.