Maior rival do WhatsApp, o Telegram atingiu nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, a marca dos 100 milhões de usuários ativos mensais. A notícia foi divulgada com entusiasmo pela empresa em seu blog oficial. Segundo o mensageiro, cerca de 350 mil pessoas se cadastram diariamente no aplicativo, sendo que são entregues 15 bilhões de mensagens por dia através do app.


O Telegram possui pouco mais de dois anos e meio e vem aumentando sua popularidade gradativamente, inclusive entre usuários do rival, WhatsApp. Quando a plataforma foi bloqueada pela Justiça, muita gente aproveitou para baixar o app concorrente. No entanto, o WhatsApp ainda é o preferido quando o assunto é entrega de mensagens instantâneas.

A prova disso é que o mensageiro chegou a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, no primeiro dia de fevereiro deste ano. Está certo que a plataforma já tem lá seus sete anos e a compra da empresa pelo Facebook deu uma força para que os números decolassem ainda mais. Desde que Mark Zuckerberg adquiriu o WhatsApp, a quantidade de usuários praticamente dobrou. Quando a plataforma tinha quatro anos, eram 145 milhões de usuários. Com isso, leva-se a crer que o Telegram tem sido bem aceito pelos amantes deste tipo de serviço, pois com pouco mais de dois anos, já são 100 milhões de assinantes.

Os mensageiros são bem parecidos entre si, mas, é claro, há algumas diferenças entre eles. Para te ajudar a entender qual o melhor app para você, traremos as características de cada um. Desta forma também é possível entender o crescimento do Telegram, bem como a popularidade do WhatsApp.

Plataformas

Assim como o WhatsApp, o Telegram é um aplicativo que permite que os usuários enviem mensagens instantâneas gratuitas. Para isso, eles só precisam estar conectados à internet, através de um smartphone, ou outro dispositivo eletrônico, como tablets e computadores. Contudo, ao contrário do WhatsApp, o Telegram é baseado em nuvem com sincronização perfeita. Caso não queira armazenar seus dados em seu dispositivo, você sempre pode mantê-lo em nuvem. Ponto para o Telegram.

Além disso, por ter o sistema em nuvem, o mensageiro permite que você utilize o serviço em vários dispositivos ao mesmo tempo. Basta usar seu número de celular principal para logar-se em todos os lugares. Isto já não é possível no WhatsApp.

O Telegram pode ser utilizado em smartphones, tablets e computadores. O aplicativo está disponível para IOS (6 e acima), Android (2.2 ou superior) e Windows Phone. Mas através de um dos seus aplicativos para desktop, pode ser instalado em Windows, OSX e Linux. Há ainda a versão web.  Já o WhatsApp está disponível para smartphones como IPhone, BlackBerry, com Sistema Operacional Android, Windows Phone e Nokia. O queridinho entre os brasileiros também possui a versão web.

Ligações

O Telegram não possui o recurso de efetuar ligações, implantado pelo WhatsApp no início de 2015. Ponto para o WhatsApp.

Custo

Ambos os aplicativos são gratuitos. O WhatsApp chegou a cobrar uma taxa anual pela utilização do serviço (após o usuário ter acesso ao serviço durante um ano, sem custo algum). No entanto, esta prática foi extinta pelo mensageiro, que agora é totalmente gratuito. Neste caso, temos um empate. Ambas as plataformas também são livres de propagandas.

Emoticons

Nos Emoticons há um novo empate. WhatsApp e Telegram têm os mesmos tipos de ícones para usar. A vantagem é que a migração entre os serviços, não se torna abrupta, os emojis que os usuários estão acostumados a usar em um estão disponíveis também no outro.

Multimídia

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram permitem o envio de arquivos como vídeos, imagens, localização, contatos e mensagens de voz. Houve um tempo em que esta última função não estava disponível no Telegram, porém, a empresa não só implantou o sistema, como o aprimorou. Desde o dia 12 deste mês, os usuários do Telegram podem ouvir uma mensagem de voz, enquanto olham outros chats. A mensagem continua tocando ao fundo. Seria este mais um ponto para Telegram?

Leia também: Com WhatsApp bloqueado, Telegram fica sobrecarregado

Contatos

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram alimentam a base de contatos da mesma forma, por meio do número do telefone móvel. Se o contato da sua agenda tiver um dos dois, ou os dois aplicativos, ele será detectado de forma automática e aparecerá na agenda do seu dispositivo. Mas, o Telegram oferece ainda uma outra forma de contato, que não apenas pelo número de telefone. Você pode criar um nome de usuário. Através dele, as pessoas poderão te achar e enviar mensagens, mesmo sem saber o número do seu telefone. Para quem não curte a ideia, não é necessário criar este nome de usuário. Desta forma, o único modo de contato será mesmo se a outra pessoa tiver o seu número de celular.

Grupos

Ambos os aplicativos permitem que os seus usuários formem grupos. Enquanto no WhatsApp é possível falar com até 256 pessoas ao mesmo tempo, os grupos no Telegram estão disponíveis para até 1.000 pessoas.

Visual

O design dos aplicativos é praticamente o mesmo e vai depender do gosto pessoal de cada um para dizer qual é o melhor. A diferença primordial está na paleta de cores, pois enquanto o WhatsApp usa tons de verde, o Telegram optou pelo azul. No resto, a disposição dos botões e a interface geral é bastante semelhante.

Personalização

As opções de personalização entre os dois aplicativos são as mesmas. Nas configurações é possível trocar o papel de parede usado nas conversas, escolhendo entre várias opções disponíveis dentro dos programas. A única diferença entre os dois é no acesso aos wallpapers. Enquanto o WhatsApp exige o download de um app à parte, o Telegram integra as imagens em um só aplicativo. Em ambos os casos há como escolher também uma foto da galeria do smartphone.

Opções de sigilo

Assim como no WhatsApp, no Telegram também é possível escolher quem poderá ver a informação de visto por último de seu perfil. Mas, em ambos os casos, você também não poderá ver a última atividade das pessoas que não estão autorizadas a ver as suas informações. É recíproco. No entanto, no Telegram ainda será possível ver um valor aproximado da última atividade. Segundo a empresa, isto mantém stalkers longe, mas faz com que seja possível entender se uma pessoa é acessível através do telegrama.

Chat secreto

Apesar de o WhatsApp permitir excluir as mensagens e mídias recebidas sem a opção de restaurá-las depois, no Telegram há como iniciar uma conversa secreta e, inclusive, programar para que uma mensagem ou mídia enviada se autodestrua, um certo tempo depois de ter sido recebida e lida. As conversas tidas no chat secreto não são salvas na nuvem do Telegram e apenas os usuários envolvidos terão acesso. Elas ficam marcadas com um cadeado de cor verde, além dos participantes serem avisados ao abrir a conversa. O Telegram garante que não mantém estes logs de mensagens armazenados. Também dentro do chat secreto, se você apagar as mensagens do seu lado da conversa, o aplicativo do outro lado será ordenado a excluí-la também.

Conclusão

Como podemos ver, WhatsApp e Telegram possuem recursos muito semelhantes. Mesmo mais jovem, o Telegram apresenta ferramentas diferentes, que podem atrair mais público. No entanto, com tantos bilhões de usuários, o WhatsApp continua a ser o dominante, pois migrar tanta gente de um serviço para o outro pode demorar para acontecer, ou nem acontecer. É mais fácil e cômodo continuar a utilizar um aplicativo que já tenho e que sei que a maioria dos meus conhecidos também possuem, do que migrar para algum que eu possa nem encontrar pessoas do meu convívio lá. Ainda assim, o Telegram está crescendo e conquistando seu espaço, estando presente na vida de 100 milhões de pessoas.