Esta quinta-feira foi tumultuada na CES 2016, principalmente para os fãs da Motorola, que foi comprada pela Lenovo em 2014. A maior fabricante de computadores do mundo decidiu terminar com a marca Motorola e criar uma nova, chamada Moto by Lenovo.

A Motorola é uma marca tão querida por seus fãs, ela foi alvo de vendas, primeiro o Google comprou, permaneceu por algum tempo, criou e lançou aparelhos, depois vendeu novamente a Lenovo. Até então, não havia sido alarmado nada sobre o que seria da marca, por parte da Lenovo. E eis, que ontem, na CES, em entrevista ao site CNET, Rick Osterloh confirmou o fim da linha da Motorola.

Os aparelhos vão continuar a se chamar Moto E, Moto G, Moto X e Moto Maxx, porém, serão Moto G by Lenovo. Creio que não seja uma decisão acertada, não vejo a marca Lenovo tão forte quanto a Motorola, no quesito smartphones.

"Nós vamos abandonar a (marca) Motorola lentamente", afirmou Osterloh, que destacou ainda que a Lenovo continuará usando o nome Motorola em suas configurações corporativas. A Lenovo tem sua própria linha de celulares, a Vibe, sem vínculo com a linha Moto. O plano da empresa é manter as duas coisas separadas, no entanto. Isso quer dizer que nada impede que a Lenovo lance os celulares Vibe e Moto no mesmo país. A ideia é que o nome "Moto" seja associado com a linha de produtos high-end, de alto desempenho e mais caros, da Lenovo, enquanto o "Vibe" seja dedicado aos modelos mais simples e baratos produzidos pela chinesa, mas fora da divisão da Motorola.

Ainda assim, aparelhos Vibe da Lenovo agora passarão a ser comercializados em países onde ainda não eram, com base nas tratativas comerciais da Motorola, e vice-versa. Agora nos resta esperar e ver o que será da marca Motorola no mundo. Vai acabar de vez? Vai ser novamente vendida? O que você acha, comente.

A Motorola entrou em contato conosco passando um posicionamento: 

A Motorola Mobility continua a existir como parte do grupo Lenovo e vai liderar as áreas de engenharia e design em todos os nossos produtos móveis. No entanto, para a nossa estratégia de marketing, vamos adotar duas marcas em smartphones e wearables e seguir, daqui para frente, com Moto e Vibe globalmente.