Como proteger seu smartphone dos vírus e ataques sofisticados

Saiba como proteger seu telefone de vírus e ataques virtuais.

Por | @oficinadanet Segurança digital

Se no dia a dia é necessário ter cuidado com os roubos, por isto a população toma cuidado ao sair de casa tarde, tranca portas e janelas ou ainda evita zonas escuras, estas precauções clássicas podem ajudar a manter-se seguro. Entretanto, estas alternativas são inúteis diante das novas medidas dos criminosos, já que muitos delitos são feitos através dos telefones celulares. As pessoas não tem ideia, mas a cada 18 segundos, um novo vírus ou programa malicioso é desenvolvido para tentar acesso nas contas bancárias por meio dos celulares, conforme dados da consultoria de segurança G Data.

Recentemente de acordo com relatório da empresa foi possível identificar mais de 440 mil amostras de malware para os sistemas Android no primeiro trimestre de 2015, ou seja, teve um crescimento de mais de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, porém, é preciso ficar em alerta, pois o número não para de crescer já que a cifra é maior que 6% se comparado ao trimestre anterior.

Como proteger seu smartphone dos vírus e ataques sofisticados

Leia também:

Por isto a G Data alerta que os criminosos virtuais cada vez mais então adaptando as estratégias, já que hoje grande parte das operações financeiras está sendo realizadas por celulares, por isto mais de 50% dos vírus são criados especificamente para roubar dinheiro.

"Os dispositivos móveis estão substituindo o computador tradicional em muitas tarefas. Cada vez realizamos mais compras online e consultamos com maior frequência nossa conta corrente a partir de nosso smartphone ou tablet", afirma Christian Geschkat, da G Data.

Ele adverte: "o Android como sistema operacional predominante está se tornando um grande prêmio para os criminosos cibernéticos, que estão concentrando seus esforços no desenvolvimento de malwares financeiros e 'cavalos de Troia' especializados em atacar essa plataforma".

Alerta redobrado

A maioria dos programas maliciosos tem utilizados os aplicativos, por isto eles criam falsos aplicativos, como exemplo, mais de 600 mil usuários, baixaram programas que garantir truques para o jogo "Minecraft", mas que na realidade infectavam celulares. Entretanto, os métodos estão cada vez mais elaborados, pois muitos criminosos virtuais criam app e jogos que funcionam normalmente, mas também pode infectar o celular, como exemplo os jogos "Cowboy Adventure" e "Jump Chess”. O “Cowboy Adventure", por exemplo, ficou extremamente popular e já foi baixado quase 1 milhão de vezes.

De qualquer forma não é somente vírus espiões, tem também sequestros de dispositivos. Como o Android é uma das plataformas mais popular, geralmente é o principal alvo, pois o  iOS e Windows Phone estão mais controlados.

Como proteger seu smartphone dos vírus e ataques sofisticados

Leia também:

Conforme levantamento da ESET, uma das maiores empresas de segurança digital, quase 24% dos malwares detectados para smartphones eram Trojans, com aplicações falsas que garantem um ataque. Além de o ataque vir das lojas oficiais, muitos usuários ainda tem o costume de baixar itens fora da loja, por isto, é impossível que o Google tenha controle sobre o que é ofertado. Com o app falso, ao ser executado o cybercriminoso garante a função de administrador do telefone e passa a comandar, isto é conhecido como ransomware.

Para resolver os criminosos chegam a pedir dinheiro das vítimas, porém, conforme especialista é difícil garantir o seu celular de volta, ou seja, o seu controle.

Além deste ataque, é possível que sejam enviados por meio de SMS, e-mail, ou mensagens em aplicativos, pois estes malwares trabalham em cima da engenharia social e conseguem roubar informações pessoais. Como exemplo, no Brasil, recentemente um ataque oferecia mensagens promocionais de uma cafeteria com link distribuído através de mensagens do Whatsapp.

Como proteger seu smartphone dos vírus e ataques sofisticados

Mas além destas formas, existem outras como a conexão Bluetooth do aparelho. Contudo não é preciso desespero, com algumas dicas de segurança o usuário pode proteger o seu aparelho contra roubos e sequestro, para evitar veja algumas dicas.

Segurança para o seu smartphone

  • Baixe somente aplicativos da loja oficial do Google Play, evitando fontes desconhecidas. Mesmo que a loja não consiga evitar 100% dos malwares, ela possui mecanismos de defesa contra os cavalos de Troia;
  • Utilize um software anti-malware no telefone para se prevenir;
  • Procure baixar somente os aplicativos que são de desenvolvedores de confiança;
  • Observe os comentários e classificações sobre os softwares feitas por outros usuários;
  • Leia as permissões que os aplicativos pedem durante o processo de instalação;
  • Mantenha o seu sistema operacional atualizado.

Stagefright - Saiba como se proteger

Muitos usuários têm enfrentado problemas de segurança, principalmente com a ameaça que permite bloqueio de tela em dispositivos com a versão Lollipop. Apesar de ainda não ter uma solução, mesmo que algumas atualizações de segurança foram liberadas, o problema ainda pode afetar alguns smartphones.

Como proteger seu smartphone dos vírus e ataques sofisticados
Reprodução

Com isto a brecha batizada de Stagefright (código na qual permite invadir dispositivos Android) pode trazer dores de cabeça, mas para conseguir se livrar desta falha, veja algumas dicas da empresa Avast.

Em primeiro faça o download, instale e execute o aplicativo Detector Stagefright para saber se o seu dispositivo está com as portas abertas. Caso esteja veja o passo a passo abaixo.

Restringir MMS no App de Mensagem padrão

  1. Abra o aplicativo de mensagens e clique nos três pontos na parte superior direita da tela.
  2. Clique em “Configurações” no menu suspenso.
  3. Clique em “MMS” ou “Mensagens multimídia”.
  4. Desmarque a opção “Obtenção automática”.

Restringir MMS no App Google Hangouts

  1. Abra o Google Hangouts e clique no menu "hambúrguer" na parte superior esquerda da tela.
  2. Clique em “Configurações” no menu lateral.
  3. Desmarque a opção “Recuperar MMS automaticamente”

Restringir MMS no App Facebook Messenger

  1. Abra o Facebook Messenger e clique nos três pontos na parte superior direita da tela.
  2. Clique em “Configurações” no menu suspenso.
  3. Clique em “Avançadas”.
  4. Desative a opção “Recuperação automática”.

Para proteger os usuários do ataque o ideal é que as operadoras atualizem os seus dispositivos, assim evita problemas como o Stagefright tem causado recentemente.

Você já enfrentou algum problema de invasão no seu dispositivo móvel? Ou utiliza algum aplicativo especial? Não deixe de compartilhar conosco.

Este artigo foi produzido pelo blog Dicas para Smartphones.

Mais sobre: mobile smartphones vírus
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo