Ao entrar no mundo do ensino superior, o que não irá faltar são os trabalhos. Desde apresentação de slides, textos, artigos e, é claro, o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso.

Todos estes trabalhos envolvem uma série de preocupações. Desde a coerência com o tema, as pesquisas, referências e também a questão de fazer tudo dentro o tempo estimado, coisa que se torna um grande desafio e faz até mesmo com que muitos graduandos pensem que não irão conseguir terminar o trabalho.

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que inclusive podem fazer alunos perder pontos caso não estejam no padrão, também são um grande motivo de preocupação, já que é preciso confirmar se já foram atualizadas novamente e, além disso, acabam gerando dúvidas na hora da formatação dos arquivos e precisam de um tempo de dedicação.

Seguem abaixo algumas dicas para ajudar no processo de seus trabalhos acadêmicos:

FastFormat

Desenvolvido por estudantes, o aplicativo veio para dar aquela ajuda tanto para trabalhos acadêmicos como também artigos, resenhas jurídicas e trabalhos com padrão de revistas internacionais.

O cadastro no aplicativo pode ser feito por email ou utilizando sua conta do Facebook ou Google.


Link: http://fastformat.co/

Um dos desenvolvedores, Yguaratã Cerqueira, teve a ideia enquanto realizava o seu trabalho de doutorado e sentiu as dificuldades em padronizar dentro das regras da ABNT. A partir daí, pensou em realizar uma ferramenta que viesse a facilitar essa parte.

O melhor de tudo, é que além de padronizar de acordo com a ABNT, ao escolher o tipo de trabalho desejado, o app dá diversas dicas como um tutorial para a realização de cada uma das tarefas dentro do seu trabalho, como por exemplo: inserção de tabelas, citações diretas, referências no texto, ou seja, um aplicativo super completo que irá ajudar inclusive na questão de poupar tempo com outros tipos de pesquisas de possíveis dúvidas de formatações.


Formatação e dicas dadas pelo FastFormat

Google

O Google mostra que não é somente na hora da realização de pesquisas que ele salva nossas vidas, mas também para elaborar os trabalhos. E o melhor de tudo é que você pode acessar essas plataformas direto no navegador ou também pelo Android, iPhone ou iPad. Tudo isso de graça!

Google Forms: Precisando fazer pesquisas de mercado para o seu trabalho? Está aí uma ótima dica. No Google Forms você pode criar todo o seu formulário de acordo com o seu gosto, inserindo o tipo de pergunta (múltipla escolha, texto, caixa de seleção, entre outros), além de também possibilitar que você compartilhe o seu formulário enviando por e-mail ou através de um link.

O legal é que o Google Forms possibilita que você crie um grupo, assim, seus colegas também poderão ajudar na elaboração das pesquisas.


https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/

Google Docs: Compatível com o Word, o Google docs permite que o seu documento seja personalizado, já que oferece ferramentas de edição e o Avery Label Merge, um complemento que possui criação de tags e marcadores. Também há a possibilidade de criar um grupo para que todos participem do mesmo trabalho simultaneamente.

Os documentos sempre são salvos automaticamente e, além disso, é possível acessar o seu trabalho mesmo estando sem conexão, já que é permitido ativar a edição off-line.


https://www.google.com/intl/pt-BR/docs/about/

Google Sheets: Se o seu curso precisa de planilhas, esse será seu novo aliado. O Google Sheets faz criação de planilhas compatíveis com Excel e se destaca na questão das possibilidades de edições e opções de gráficos e tabelas dinâmicas além do Styles que disponibiliza a criação de planilhas diferenciadas. Também possibilita a criação de grupos e acesso off-line.

É legal também criar uma planilha pessoal para que você consiga conciliar seu tempo entre o trabalho, estudo e outras tarefas que precisa fazer.


https://www.google.com/intl/pt-BR/sheets/about/

Google Slides: Terminando a parte escrita, é hora da apresentação. Com o Google Slides que é compatível ao Power Point, o Chromecast e o AirPlay você pode escolher entre os diversos temas oferecidos, realizar vídeos integrados e animações. Tudo isso com os mesmos recursos de compatibilidade em dispositivos móveis e sem precisar estar online.


https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/

Google Acadêmico e Google Livros: Precisando de muitas referências ou pesquisar sobre um assunto mais específico que ainda não tem muitos livros atuais sobre o tema?

Através do Google acadêmico você pode fazer pesquisas e conseguir diversos artigos relacionados. Também possibilita que você crie a própria biblioteca com os temas salvos em pesquisas.


Resultados de pesquisas do Google Acadêmico

Já com o Google Livros, você pode realizar uma pesquisa para obter os livros disponíveis sobre o tema desejado. Em muitos casos, o Google inclusive oferece algumas páginas de alguns livros, o que ajuda muito caso você precise de algum livro com certa urgência.

Com essas dicas, vai ser mais fácil se organizar na realização dos trabalhos.

No caso do TCC, não esqueça de escolher um tema que você realmente ame, já que irá passar um bom tempo em função dele. Mas vale lembrar que de vez em quando o ideal também é dar um tempo no trabalho e se divertir um pouco!

Bom trabalho.