Na terça-feira (18) o Google lançou o seu próprio roteador, o OnHub, que foi desenvolvido em parceria com a TP-Link. O roteador em questão pretende solucionar os problemas mais comuns que os usuários encontram com a conexão Wi-Fi, o que inclui as velocidades insatisfatórias.

O roteador é um AC1900 dual-band, sendo assim, ele é capaz de transferir dados em velocidade de até 1,9 gigabits por segundo dividido em duas bandas de Wi-Fi: uma de 2,4 GHz e outra de 5 GHz. Além disso, ele conta com design diferente dos roteadores convencionais, lembrando um copo.

Não somente no design ele se difere dos demais, com modo de instalação simplificado e sistema de varredura das ondas pelo ar para detectar qual o melhor canal. Tudo é feito através de um design diferente de antena e um software que funciona de modo contínuo para ajuste automático, o que garante uma rede sem fio livre de qualquer interferência.

O OnHub pode ser configurado através de aplicativos no celular, tanto para Android como iOS. O produto também irá permitir conexão com dispositivos via Bluetooth, pelo padrão Weave ou 802.15.4. 

Incialmente, o roteador está sendo comercializado apenas nos Estados Unidos pelo valor de US$ 200. O produto pode ser encontrado na loja oficial do Google, da Amazon e do Walmart. O Google pretende expandir o OnHub para as lojas físicas.