A Boston Dynamics, empresa de robótica pertence ao Google, exibiu a situação do seu robô humanoide Atlas. Ele é capaz de andar sobre duas pernas até em terrenos acidentados.

A empresa demonstrou o feito através de um vídeo, sendo que é possível ver o humanoide correndo ligado por um cabo, responsável pelo fornecimento de energia. Esta é a primeira vez que a Boston Dynamics exibe o robô correndo em uma floresta. O cabo visto, ainda necessário, deverá ser abolido em breve, já que a empresa está estudando outro modo para fornecer energia ao humanoide.

Durante a 11ª Conferência Fab Lab, realizada em Boston, nos Estados Unidos, Marc Raibert, fundador da Boston Dynamics, falou sobre o trabalho da empresa em dar mais autonomia aos seus robôs, para que assim consigam ter mais autonomia em locais que não são controlados para testes.

Outro fato que chama bastante a atenção no vídeo é a boa desenvoltura do robô em terreno de difícil acesso. Sendo que ele consegue manter o equilíbrio sem qualquer tipo de dificuldade. O humanoide também pode levar uma bancada na sua lateral e manter-se em pé. A demonstração serve para exibir que o humanoide pode passar por várias adversidades sem cair.

 "Eu não estou dizendo que ele pode fazer tudo o que vocês podem fazer, mas, se nós continuarmos pressionando, chegaremos lá", afirmou Raibert.

A empresa, além de mostrar o seu robô Atlas, também fez uma pequena demonstração do robô Spot, um quadrupede que lembra um cachorro. Desta vez, no lugar que seria o braço, o robô recebeu um braço, que é capaz de abrir portas.

A Boston Dynamics surgiu em 1992, através do MIT. Na época começou a participar de projetos militares. Entre os seus projetos mais conhecidos está o robô Cheetah, com capacidade de corre em altas velocidades. O Google adquiriu a empresa em 2013.