Melhores documentários sobre espaço e universo na Netflix

Venha conferir quais os melhores seriados e documentários sobre o universo no Netflix.

Por | @Evilmaax Entretenimento

Mais legal do que os filmes do Netflix são as séries do Netflix; e melhor do que as séries do Netflix são os documentários do Netflix, com certeza. No Netflix tem documentário de tudo: música, ciência, história, tecnologia, videogame, making off de clássicos, superação, esportes, viagens, animais, videogames, personalidades, problemas sociais e muitos outros.Temos até alguns documentários que já foram premiados com o Oscar.

Pensando em uma nova série de posts de sucesso que me façam conquistar a internet mundial e interplanetária e me torne o próximo Steve Jobs resolvi criar uma série de posts com os melhores títulos do catálogo sobre uma temática específica. E o primeiro tema escolhido foi: Universo e espaço sideral o/ Podem comemorar, amigos.

Mas essa não é tanto a sua praia, espere que logo virão os melhores títulos sobre games, ficção científica, os melhores originais da Netflix, documentários, super-heróis e o que mais a minha criatividade e as sugestões de vocês mandarem.

Os títulos sobre universo – e ciência de um modo geral – ainda não são significativos no catálogo brasileiro, mas dá pra achar algumas coisas legais. Claro que você terá que assistir legendado, mas isso não é problema, certo? A baixa procura por este tipo de conteúdo ainda não paga a dublagem dos mesmos.

Estão prepare-se, pegue o controle remoto – ou o mouse – e dê o play.

Cosmos: A Spacetime Odissey

Para começar nada melhor do que o maior divulgador de ciência em atividade. Esta série é conduzida pelo gênio da astronomia e da oratória, Neil deGrasse Tyson que refaz os episódios gravados por outro mito, décadas atrás: Carl Sagan, e o melhor: com efeitos e computação gráfica de ponta que nos ajudam a mergulhar e entender o processo de formação do nosso universo e planeta.

Cosmos é absolutamente a melhor série científica já feita e assistindo-a você irá entender porque somos o que somos, como chegamos aqui, qual nossas expectativas para o futuro, irá viajar pelos mais diversos planetas do nosso sistema solar, voltar milhões de anos e ver as extinções em massa que ocorreram na Terra, como os cientistas descobriram coisas como a idade da Terra, a velocidade dos astros, como evoluímos das células procariontes para as eucariontes, como pensavam e vivam gênios como Isaac Newton e Daniel Faraday, e muito mais. etc.

São 13 episódios com cerca de 44 minutos cada, produzidos e televisionados pela Fox e National Geographic Channel. Não tenho medo em dizer que só esse título já vale a assinatura da Netflix. Ahh, detalhe: Esta é a única série sobre universo com opção de áudio dublado.

Melhores documentários sobre espaço e universo na Netflix

O universo

Aqui uma prova de que, infelizmente, a Netflix ainda não despejou seu vasto conteúdo com a temática “universo” sobre os brasileiros. O título acima é apenas 1 dos episódios da 3ª temporada da série américa Know Universe – o último, na verdade –, que conta com a assinatura da National Geographic, conhecida por seus documentários de qualidade indiscutível e foi produzida entre 2009 e 2011.

Nesse episódio de 45 minutos é contado como a Terra poderá desaparecer. Através de exemplos reais e fáceis de compreendermos, como uma chaleira esquentando água para explicar o fenômeno da convecção ou a demolição de um prédio por dinamite, nos é explicado, por exemplo, como um buraco negro poderia acabar com o nosso planetinha.

Fica a súplica para que a Netflix libere mais alguns episódios dessa preciosidade.

Melhores documentários sobre espaço e universo na Netflix

Which Univer Are We In?

Esse daqui é um título mais teórico do que prático, o que acaba incomodando algumas pessoas que alegam não ver utilidade coisas “sem sentido”. Eu particularmente adoro muito o tema, que é a Teoria dos Multiversos. Segundo os teóricos e, conforme você verá nesta obra, nós podemos estar vivendo não em apenas 1 universo, mas sim em mais 1 universo entre tantos outros, quem sabe milhares de universos existentes por aí.

Uma das principais provas que os cosmologistas usam para explicar o multiverso é um mapa do nosso universo visível, feito a partir de dados recolhidos pela sonda Planck, que mostra anomalias que só podem ter sido causadas pela atração gravitacional de outros universos. Nesse mapa é visto as ondas que são resultado do Big Bang e vagam por aí há mais de 13.8 bilhões de anos. Tudo certo por enquanto, porém, o problema é que elas se concentram em uma parte específica do nosso “céu”, a parte sul mais precisamente, quando deveria ser de distribuição uniforme.

E para explicar isso somente uma teoria tão maluca quanto a dos multiversos. O documentário é uma produção do Discovery Channel, de 2014.

Melhores documentários sobre espaço e universo na Netflix

Wonders of the Universe

Minissérie britânica lançada em 2011 que mostra o famoso professor e físico Brian Cox visitando algumas das partes mais extremas do globo – como as geleiras dos polos – para explicar os princípios fundamentais que regem as leis da natureza, como a luz, a gravidade, a energia, a matéria e o tempo.

São 4 episódios, cada um com cerca de 50 minutos de duração, nos quais é mostrado como a história da humanidade está intimamente entrelaçada com as complexidades da história e origens do universo. O trabalho tem a garantia de qualidade e excelente produção da BBC.

Melhores documentários sobre espaço e universo na Netflix

Earth: The Oower of the Planet

Apresentada pelo geólogo Ian Stewart essa minissérie, de 2007, tem 5 episódios de 50 minutos cada, onde são analisados os fenômenos naturais que moldaram as formas atuais do planeta.

No primeiro episódio é analisado como os vulcões estão envolvidos nos processos mais fundamentais do planeta; no segundo é a vez das tempestades e a força dos ventos; no terceiro episódio o geólogo desce uma geleira congelada e aproveita para mostrar como o gelo moldou nosso passado e pode acabar com nosso futuro; no penúltimo episódio é visto como os oceanos nos ajudaram a chegar até aqui, as correntes oceânicas e os perigos do aquecimento global; e, por fim, o 5º e último episódio trata sobre o papel do planeta Terra na universo.

Melhores documentários sobre espaço e universo na Netflix

Man on Mars: Mission to the Red Planet

Lembra do robô curiosity? Aquele mesmo que viajou mais de 570 milhões de quilômetros até chegar em marte e explorar o planeta vermelho pra nós? Mas será que os humanos poderão, em breve, fazer companhia ao robozinho? É o que esse documentário explora em 49 minutos em uma abordagem sobre o assunto.

O documentário é na verdade o 8º episódio da 50º temporada da série britânica sobre ciência Horizon. Isso mesmo, você não leu errado. O programa estava na sua temporada 50, meio século, quando exibiu o episódio. Sei que falar da série em si não é o foco deste post, mas não é crime sonhar com ela no Netflix, pelo menos umas 5 das últimas temporadinhas completas. Os assuntos abordados vão muito além de astronomia, incluindo psicologia, biologia, química, física, etc.

Melhores documentários sobre espaço e universo na Netflix

Particle Fever

Este documentário, de 2013, que já se tornou um clássico do gênero e abocanhou diversos prêmios mundo afora, apresenta a “criação” do Bóson de Higgs, a “Partícula de Deus”, chamada assim por ser o que explicaria o surgimento do universo e tudo mais que veio depois.

O documentário mostra de forma fácil para leigos e amantes da ciência como o HCL – Grande Colisor de Hádrons –, um túnel gigantesco – 27 km de circunferência – iniciado há 17 anos e que custou mais de 7.5 bilhões de euros movimentou as partículas quase na velocidade da luz para que elas se chocassem e gerassem essa partícula buscada há décadas por cientistas de todo o mundo. 

Melhores documentários sobre espaço e universo na Netflix

TED Talks: Jornada no espaço

O TED Talks é uma das iniciativas mais bacanas que já surgiram em tempos de colaboração, internet e globalização que já surgiram. Nestes eventos que acontecem em diversas cidades do mundo reúnem-se os maiores especialistas de cada área onde cada um terá cerca de 17 minutos para falar sobre algum tema. Depois o conteúdo é todo disponibilizado na web gratuitamente.

Um dos títulos é Jornada no espaço que conta com 20 episódios que variam entre 4 e 28 minutos de duração. Dentro do assunto de espaço e universo são abordados diferentes temas, como a sonda espacial Cassini que foi enviada a Saturno, as formas de morrer por um asteroide, um explorador que quer descobrir um método de garimpar o gelo da lua de júpiter, a origem e a existência da vida biológica dentro e fora da Terra, e muito mais.

Melhores documentários sobre espaço e universo na Netflix

Bom, essa é a lista que envolve títulos sobre astronomia e assuntos afins. Com o tempo pode ser que algo listado aqui seja removido, afinal, a Netflix remove e adiciona títulos diariamente. Caso você saiba de mais algum título que entrou e não foi listado ou algo que eu esqueci de colocar no texto, informe nos comentários e vamos fazendo um post cada vez mais completo e colaborativo.

Ahh e não esqueça de conferir nosso guia da Netflix e deixar sua sugestão sobre temas que gostaria de ver os melhores títulos.

Mais sobre: netflix2017 Netflix Cinema
Share Tweet
  • Quer receber novidades sobre Netflix lançamentos em 2017?

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar:

  • Preencha para confirmar

Comentários
Destaquesver tudo