Mais legal do que os filmes do Netflix são as séries do Netflix; e melhor do que as séries do Netflix são os documentários do Netflix, com certeza. No Netflix tem documentário de tudo: música, ciência, história, tecnologia, videogame, making off de clássicos, superação, esportes, viagens, animais, videogames, personalidades, problemas sociais e muitos outros.Temos até alguns documentários que já foram premiados com o Oscar.

Pensando em uma nova série de posts de sucesso que me façam conquistar a internet mundial e interplanetária e me torne o próximo Steve Jobs resolvi criar uma série de posts com os melhores títulos do catálogo sobre uma temática específica. E o primeiro tema escolhido foi: Universo e espaço sideral o/ Podem comemorar, amigos.

Mas essa não é tanto a sua praia, espere que logo virão os melhores títulos sobre games, ficção científica, os melhores originais da Netflix, documentários, super-heróis e o que mais a minha criatividade e as sugestões de vocês mandarem.

Os títulos sobre universo - e ciência de um modo geral - ainda não são significativos no catálogo brasileiro, mas dá pra achar algumas coisas legais. Claro que você terá que assistir legendado, mas isso não é problema, certo? A baixa procura por este tipo de conteúdo ainda não paga a dublagem dos mesmos.

Estão prepare-se, pegue o controle remoto - ou o mouse - e dê o play.

Cosmos: A Spacetime Odissey

Para começar nada melhor do que o maior divulgador de ciência em atividade. Esta série é conduzida pelo gênio da astronomia e da oratória, Neil deGrasse Tyson que refaz os episódios gravados por outro mito, décadas atrás: Carl Sagan, e o melhor: com efeitos e computação gráfica de ponta que nos ajudam a mergulhar e entender o processo de formação do nosso universo e planeta.

Cosmos é absolutamente a melhor série científica já feita e assistindo-a você irá entender porque somos o que somos, como chegamos aqui, qual nossas expectativas para o futuro, irá viajar pelos mais diversos planetas do nosso sistema solar, voltar milhões de anos e ver as extinções em massa que ocorreram na Terra, como os cientistas descobriram coisas como a idade da Terra, a velocidade dos astros, como evoluímos das células procariontes para as eucariontes, como pensavam e vivam gênios como Isaac Newton e Daniel Faraday, e muito mais. etc.

São 13 episódios com cerca de 44 minutos cada, produzidos e televisionados pela Fox e National Geographic Channel. Não tenho medo em dizer que só esse título já vale a assinatura da Netflix. Ahh, detalhe: Esta é a única série sobre universo com opção de áudio dublado.

O universo

Aqui uma prova de que, infelizmente, a Netflix ainda não despejou seu vasto conteúdo com a temática "universo" sobre os brasileiros. O título acima é apenas 1 dos episódios da 3ª temporada da série américa Know Universe - o último, na verdade -, que conta com a assinatura da National Geographic, conhecida por seus documentários de qualidade indiscutível e foi produzida entre 2009 e 2011.

Nesse episódio de 45 minutos é contado como a Terra poderá desaparecer. Através de exemplos reais e fáceis de compreendermos, como uma chaleira esquentando água para explicar o fenômeno da convecção ou a demolição de um prédio por dinamite, nos é explicado, por exemplo, como um buraco negro poderia acabar com o nosso planetinha.

Fica a súplica para que a Netflix libere mais alguns episódios dessa preciosidade.

Which Univer Are We In?

Esse daqui é um título mais teórico do que prático, o que acaba incomodando algumas pessoas que alegam não ver utilidade coisas "sem sentido". Eu particularmente adoro muito o tema, que é a Teoria dos Multiversos. Segundo os teóricos e, conforme você verá nesta obra, nós podemos estar vivendo não em apenas 1 universo, mas sim em mais 1 universo entre tantos outros, quem sabe milhares de universos existentes por aí.

Uma das principais provas que os cosmologistas usam para explicar o multiverso é um mapa do nosso universo visível, feito a partir de dados recolhidos pela sonda Planck, que mostra anomalias que só podem ter sido causadas pela atração gravitacional de outros universos. Nesse mapa é visto as ondas que são resultado do Big Bang e vagam por aí há mais de 13.8 bilhões de anos. Tudo certo por enquanto, porém, o problema é que elas se concentram em uma parte específica do nosso "céu", a parte sul mais precisamente, quando deveria ser de distribuição uniforme.

E para explicar isso somente uma teoria tão maluca quanto a dos multiversos. O documentário é uma produção do Discovery Channel, de 2014.

Wonders of the Universe

Minissérie britânica lançada em 2011 que mostra o famoso professor e físico Brian Cox visitando algumas das partes mais extremas do globo - como as geleiras dos polos - para explicar os princípios fundamentais que regem as leis da natureza, como a luz, a gravidade, a energia, a matéria e o tempo.

São 4 episódios, cada um com cerca de 50 minutos de duração, nos quais é mostrado como a história da humanidade está intimamente entrelaçada com as complexidades da história e origens do universo. O trabalho tem a garantia de qualidade e excelente produção da BBC.

Earth: The Oower of the Planet

Apresentada pelo geólogo Ian Stewart essa minissérie, de 2007, tem 5 episódios de 50 minutos cada, onde são analisados os fenômenos naturais que moldaram as formas atuais do planeta.

No primeiro episódio é analisado como os vulcões estão envolvidos nos processos mais fundamentais do planeta; no segundo é a vez das tempestades e a força dos ventos; no terceiro episódio o geólogo desce uma geleira congelada e aproveita para mostrar como o gelo moldou nosso passado e pode acabar com nosso futuro; no penúltimo episódio é visto como os oceanos nos ajudaram a chegar até aqui, as correntes oceânicas e os perigos do aquecimento global; e, por fim, o 5º e último episódio trata sobre o papel do planeta Terra na universo.

Man on Mars: Mission to the Red Planet

Lembra do robô curiosity? Aquele mesmo que viajou mais de 570 milhões de quilômetros até chegar em marte e explorar o planeta vermelho pra nós? Mas será que os humanos poderão, em breve, fazer companhia ao robozinho? É o que esse documentário explora em 49 minutos em uma abordagem sobre o assunto.

O documentário é na verdade o 8º episódio da 50º temporada da série britânica sobre ciência Horizon. Isso mesmo, você não leu errado. O programa estava na sua temporada 50, meio século, quando exibiu o episódio. Sei que falar da série em si não é o foco deste post, mas não é crime sonhar com ela no Netflix, pelo menos umas 5 das últimas temporadinhas completas. Os assuntos abordados vão muito além de astronomia, incluindo psicologia, biologia, química, física, etc.

Particle Fever

Este documentário, de 2013, que já se tornou um clássico do gênero e abocanhou diversos prêmios mundo afora, apresenta a "criação" do Bóson de Higgs, a "Partícula de Deus", chamada assim por ser o que explicaria o surgimento do universo e tudo mais que veio depois.

O documentário mostra de forma fácil para leigos e amantes da ciência como o HCL - Grande Colisor de Hádrons -, um túnel gigantesco - 27 km de circunferência - iniciado há 17 anos e que custou mais de 7.5 bilhões de euros movimentou as partículas quase na velocidade da luz para que elas se chocassem e gerassem essa partícula buscada há décadas por cientistas de todo o mundo. 

TED Talks: Jornada no espaço

O TED Talks é uma das iniciativas mais bacanas que já surgiram em tempos de colaboração, internet e globalização que já surgiram. Nestes eventos que acontecem em diversas cidades do mundo reúnem-se os maiores especialistas de cada área onde cada um terá cerca de 17 minutos para falar sobre algum tema. Depois o conteúdo é todo disponibilizado na web gratuitamente.

Um dos títulos é Jornada no espaço que conta com 20 episódios que variam entre 4 e 28 minutos de duração. Dentro do assunto de espaço e universo são abordados diferentes temas, como a sonda espacial Cassini que foi enviada a Saturno, as formas de morrer por um asteroide, um explorador que quer descobrir um método de garimpar o gelo da lua de júpiter, a origem e a existência da vida biológica dentro e fora da Terra, e muito mais.

Bom, essa é a lista que envolve títulos sobre astronomia e assuntos afins. Com o tempo pode ser que algo listado aqui seja removido, afinal, a Netflix remove e adiciona títulos diariamente. Caso você saiba de mais algum título que entrou e não foi listado ou algo que eu esqueci de colocar no texto, informe nos comentários e vamos fazendo um post cada vez mais completo e colaborativo.

Ahh e não esqueça de conferir nosso guia da Netflix e deixar sua sugestão sobre temas que gostaria de ver os melhores títulos.