Como de praxe, o vice-presidente de produto do Google, Sundar Pichai, subiu ao palco para apresentar alguns números da empresa antes de iniciar oficialmente aberto o evento. De acordo com o executivo, o Android, YouTube, Google Maps, GmailChrome, possuem mais de um bilhão de usuários ao redor do mundo, cada um.

💡 Google I/O 2018: todas as novidades apresentadas

Pichai declarou que mais de quatro mil produtos diferentes estão equipados com o sistema operacional móvel da companhia, revelando ainda que o Google pretende levar o seu sistema em questão para além dos smartphones, bem como para os relógios e carros inteligentes, além destes, a empresa também pretende disponibilizar o mesmo em aparelhos de TVs.

Após essa explanação, Sundar Pichai foi direto ao assunto mais aguardado do dia, obviamente que estou me referindo à nova versão do Android, em relação ao assunto, o vice-presidente de produtos da companhia pediu permissão aos presentes para informar que o Android M será de fato o sucessor do Android Lollipop e mais, declarou que está aceitando sugestões de qual sobremesa começa com a letra "M" em inglês.

O executivo do Google disse que o Android M está estreando hoje com uma versão de pré-lançamento e que muito provavelmente a versão final deverá chegar ao mercado no final do ano. O Android M, como todos nós já sabemos através de rumores que surgiram nas redes sociais nos últimos tempos, virá cheio de novidades, com novos recursos e atualizações de alto desempenho.

Neste setor, entrou em cena o vice-presidente de engenharia do Google, Dave Burke, que trouxe ao público presente alguns dos principais recursos que esta nova versão do Android irá receber, entre elas está à possibilidade do usuário aceitar ou não permissões individuais em aplicativos, onde Burke usou o WhatsApp como exemplo: "Se você quiser gravar uma mensagem de voz, o aplicativo irá pedir permissão para o WhatsApp usar o seu microfone".

Além desta novidade, o vice-presidente de engenharia disse que o Google está renovando a experiência de navegação na web com o Chrome, onde dentro da nova versão do Android, o usuário irá encontrar um recurso denominado de "Chrome Custom Tabs", que irá permitir que desenvolvedores possam colocar webviews diretamente em seus apps, dando a eles poder total do navegador, sem a necessidade do usuário ter que mudar de aplicativo.

O Google também irá introduzir no Android M o suporte nativo de analise de impressões digitais, assim os fabricantes de dispositivos móveis não precisarão mais ter que aplicar esta funcionalidade aos dispositivos. Outra novidade que chegará na nova versão do sistema  móvel é o "Doze", um novo modo especial que será ativado apenas quando vários sensores do dispositivo determinarem que o equipamento não está sendo utilizado. Este modo colocará o smartphone em estado de repouso ainda mais elevado, beneficiando assim no consumo da bateria do aparelho; mesmo ele estando neste modo, o usuário continuará a receber notificações e alarmes prioritários. De acordo com o Google, este modo irá fazer o smartphone aguentar até duas vezes mais o que ele aguenta hoje em "standby".

O Google também está trazendo ao sistema Android um novo suporte ao USB-C, isso mesmo, é aquele que não possui lado certo para ser encaixado, permitindo usar o smartphone para carregar outros dispositivos. O Android M está sendo disponibilizado a partir de hoje para desenvolvedores do Nexus 5,6 e 9.

Além destes, o Google também anunciou outros serviços e aplicativos, bem como o Android Pay, um reboot do serviço Wallet do Google que pretende competir com o Apple Pay; com ele será possível efetuar pagamentos móveis em lojas através da comunicação com terminais via NFC.