Um design um tanto quanto diferente, seria um celular-câmera ou uma câmera-celular? Essa foi a primeira dúvida quando peguei o telefone em mãos. Diferente dos demais telefones da Samsung, esse modelo investe fortemente na câmera e deixa bem claro isso, são 20.7 MP para tirar belas fotos.

Como dissemos, o aparelho é da Samsung, uma das maiores fabricantes de celulares do mundo e que disputa constantemente com a Apple, a cada lançamento, o posto de campeã dos smartphones. Destinado a ser um celular para fotógrafos, o aparelho foi lançado em maio de 2014 e já chegou com uma responsabilidade grande, principalmente por ter, por exemplo, a câmera traseira, superior a do celular topo de linha da marca, o Samsung Galaxy S5, que apresenta 16 MP de resolução (confira nosso review completo para o S5 clicando aqui). Bom, mas agora é a hora da verdade, vamos ver como ele se saiu em nossos testes.

O aparelho chegou para nós em uma caixinha simples e minimalista, dentro dela um kit com Celular, fones de ouvido, 1 par extra de daquelas borrachinhas que ficam no fone e tem a missão de se encaixar perfeitamente ao seu ouvido (creio que elas não tenham um nome), carregador e cabo Usb 2.0 para a transferência de dados, além dos manuais do usuário. O mínimo para uma boa experiência.

[CATEGORIA]31[/CATEGORIA]

Embora muito bonito devido à faixa lateral metálica colocada em todo o entorno do celular, o primeiro contato com o K Zoom é no mínimo "estranho". Por ter uma câmera traseira potente, o celular não consegue ser slim como os concorrentes da área, e tanto o manuseio como o simples fato de tentar guardar ele no bolso, parece complicado nos momentos iniciais. Colocá-lo com a traseira para baixo em uma mesa, por exemplo, é um tanto quanto arriscado, pois o aparelho não dispõe de estabilidade, ficando sempre "em falso" e podendo cair, a qualquer movimento da superfície, até mesmo um leve esbarrão.

Creio ser por isso que a Samsung projetou a frente do aparelho com um leve "aprofundamento" da tela, dessa forma, você pode deixar o celular com a parte traseira para cima, sem encostar a tela na superfície e sem medo de arranhar. Agora sim, estável e sem perigos.

As medidas do brinquedinho são: 137.5 mm de comprimento, 70.8 mm de largura e o grande vilão do seu design, 20.2 mm de espessura (câmera fechada) e 38 mm (câmera aberta). Por causa, também, da câmera, o peso dele é bastante elevado se considerado aos demais: São exatas 200 gramas. O aparelho pode ser encontrado na cor branca, como o nosso, ou na cor preta. A traseira dele é facilmente removível, portanto, você pode abusar da criatividade e personalizar seu celular.

A parte frontal possui 1 único botão físico (além dos 2 botões sensíveis ao toque), localizado na parte inferior. A tela é de 4.8 polegadas, mas falaremos mais sobre isso, adiante. Acima da tela há o logo da marca, acima dele, o alto-falante, bastante bonito, com um acabamento metálico, combinando com a faixa lateral. Ao lado dele há 2 pontos, lado a lado, eles são os sensores utilizados pelo sistema inteligente de selfie (falaremos mais dele também, adiante) e fotos frontais. As fotos, aliás, são feitas pela câmera, um pouco mais direita. Confira:

Na parte superior há a entrada para o fone de ouvido, clássica entrada de 3.5 mm, compatível, portanto, com a maioria esmagadora dos fones do mercado. Embaixo há a entrada para o micro Usb e um pontinho minúsculo, por onde o microfone irá captar sua voz.

Na lateral direita temos aquele clássico "buraquinho" para quem gosta de colocar algum penduricalho, e bem abaixo a entrada para o MicroSD, que na minha opinião, fica bem melhor quando é posta assim, na lateral esquerda do aparelho, evitando a chatice de ter de abrir o aparelho e retirar a bateria para retirar ou inserir o cartão toda vez. Na lateral direita estão os botões do seu K Zoom. Os 2 primeiros, de cima para baixo, estão os botões de volume, que servem também para zoom quando a câmera estiver ativa. O botão do meio serve tanto para bloquear o celular, como para ligar a tela e você poder desbloquear. Por fim, o último botão serve para ativar a câmera imediatamente, quando o celular estiver desbloqueado.

Na parte traseira logo acima há o alto-falante externo e logo abaixo a - enorme - lente fotográfica. Ao menos, todo o entorno da câmera é muito belo, também com detalhes metálicos. Bem abaixo há o símbolo da Samsung e no canto esquerdo, à meia altura estão o flash e o sensor da câmera.

[CATEGORIA]32[/CATEGORIA]

O hardware do K Zoom é robusto, ainda mais se levarmos em conta seu preço mediano. No display contamos com 4.8 polegadas (121.9 mm) como dissemos anteriormente, ideal para navegar, ver vídeos e fotos em HD, jogar, fazer uma vídeo-chamada, digitar (com a tela maior não tem aquela coisa chata de teclar uma letra quando queria teclar outra), etc. A resolução é HD de 720x1280, 306 pixels por polegada, e, a tecnologia embarcada é a exclusiva Super AMOLED (Com esta tecnologia, a Samsung conseguiu deixar as cores mais intensas e com maior nitidez mesmo na luz intensa do sol, por exemplo).


Embora marque 30°, a sensação era de mais de 40°, acredite o sol estava intenso.

 Possui ainda 16 milhões de cores e a tecnologia Gorilla Glass que o torna muito resistente a quebras e riscos. Clique no link à direita para conferir o que faz essa tecnologia. A sensibilidade da tela é um ponto a favor. No início, acostumado a touchs mais pesados, cometi alguns erros e "cliques" desnecessários, nada que não tenha sido corrigido com o uso diário. No entanto, enfatizo mais uma vez que o Touch capacitivo do K Zoom é ótimo. Ahh, é necessário dizer ainda que a tela é multitoque e a interface é a touchwiz, que garante reconhecimento de toque em toda a tela.

O som do aparelho, através do alto-falante externo é de boa qualidade, não distorce e alcança um volume respeitável para um smartphone (até 70 decibéis). Além disso, como dissemos, o aparelho vem munido de um fone de ouvido, que, embora, não faça milagres - como um fone semi-profissional, por exemplo -, tem uma boa resposta para um acessório incluso, além disso ele é muito bonito, com detalhes do nome da marca nas extremidades. O fone ainda tem botão para controle de volume e botão para ligar/desligar uma ligação.

[SPEC]13813,13626[/SPEC] O hardware embarcado é respeitável também. Os processadores são um Quad-core 1.3 GHz Cortex A7 e um dual-core 1.7 GHz Cortex A15, totalizando num potente hexacore com chipset Exynos 5260, que além de garantir um ótimo desempenho, regula o uso da sua bateria para que ela dure mais. O aparelho ainda tem 2 GB de memória RAM (empatado com o Galaxy S5 e o Moto G de 2ª geração, perdendo apenas para o Sony Xperia Z2 - que possui 3GB) e GPU Mali-T624.

Destes 2GB de RAM, pouco mais de 1,1GB é utilizado para rodar o sistema sobrando o restante para as aplicações (com uso de um cleaner conseguimos liberar um pouco mais de RAM, ficando com pouco mais de 1GB livre).

Na prática consegui rodar apps e games perfeitamente, sem travas ou "lags", inclusive com vários apps abertos "sugando" memória e processamento - mesmo com apenas metade da RAM disponível. Rodei jogos pesados e mesmo assim nunca passei por nenhum problema de lentidão. Abaixo o print do jogo Avabel, um MMORPG muito legal.

Nos testes de benchmarks o Galaxy K Zoom alcançou resultados esperados para o modelo. Concorrendo com o G3, por exemplo, para título de comparação, o K Zoom deu um "baile" no teste do Antutu, ficando lado a lado no Vellamo. Confira os resultados que obtivemos:

Benchmark Antutu

Benchmark 3D Mark

Benchmark Vellamo

Como armazenamento o Galaxy K Zoom vem com 8GB de capacidade, sendo menos de 5GB "real" de espaço, descontando o necessário para o sistema e apps nativos. A capacidade de armazenar dados compromete a satisfação do usuário, já que além dos apps e jogos, com uma câmera tão potente para vídeos e fotos (falaremos mais detalhadamente, logo mais), os arquivos gerados são bem pesados, deixando a você um limitado espaço em sua biblioteca. No entanto, através do MicroSD, o aparelho pode armazenar até 64GB, ainda pouco, e, para piorar, menos do que alguns smartphones inferiores, como o Lumia 635, que aceita cartões de memória com até 128GB (veja o review do Lumia que fizemos aqui).

Para tentar ajudar os usuários, a Samsung embarcou o Dropbox ao aparelho, com capacidade de armazenamento online de 50GB. Interessante, mas nada como ter suas fotos ali, disponíveis diretamente na memória do aparelho, já que depender do 3G, e até do 4G, no Brasil, para baixar uma foto em boa resolução (aproximadamente 7mb) será, com certeza, uma experiência traumática. É, a melhor opção é colocar no carrinho um MicroSD no ato da compra.

A bateria de lítio tem 2430 mAh e, segundo a Samsung, garante até 9 horas de internet, 47 horas de reprodução de músicas, 11 horas de vídeo e 14 horas de conversação. Segundo minha experiência, com as redes sociais sempre ativadas, tela com o brilho máximo, uma eventual ligação e uso de jogos, consegui ficar mais de 1 dia e meio sem ter que plugar o celular na tomada. Agora, sem nenhum teste ou informação oficial, apenas minha experiência: A bateria do Galazy K Zoom pareceu-me esquentar menos do que outros smartphone que testei, bem como pareceu ter alcançado a carga máxima com menos tempo de recarga na tomada.

A conectividade é bem ampla, Wifi 802.11 a/b/g/n + 5 GHz, HT40, bluetooth 4.0, A-GPS/Glonass, NFC, 3G, 4G, Quad Band (850/1900/2100/2600), USB 2.0, MHL 3, NFC. Quanto aos softwares, o K Zoom, como já era esperado, vem com uma vasta suíte de aplicativos e recursos para melhorar a qualidade das fotografias, correção de falhas, efeitos, etc.

Através do Studio, a Samsung nos apresenta várias opções de correções, efeitos, colagem, etc. É possível, por exemplo, tirar uma série de fotos e depois o K Zoom lhe mostrará a melhor delas, analisando quesitos como foco, luz, estabilidade, etc. No recurso montagem você pode escolher até 6 fotos, selecionar tamanho das imagens, ordenamento, proporção, aplicar efeitos, escolher o tamanho das bordas, etc. Veja como ficou a nossa:

Não sabe o que fotografar? Pois o K Zoom lhe sugere algo bem bacana através de um recurso muito legal. Baseado em sua geolocalização, o smartphone pega as imagens postadas no Panoramio, aquele mesmo serviço que exibe imagens no Google Earth e lhe mostra quais são as melhores opções para uma foto profissional do local onde você está.

Quer mais funções bacanas? Então veja essas: Além dos clássicos efeitos nas fotos, é possível, por exemplo, ativar o redutor de "vento", com ele seus vídeos nunca mais terão aqueles assovios do vento passando, que torna inaudível o que você capta. Quer outro exemplo? Olha esse: Com o "Visor Remoto" você pode conectar 2 aparelhos como seu K Zoom e um S5, ou então K Zoom e Galaxy tab e então o que for visualizado pela câmera do seu Zoom, será também visualizado no outro device. Feita a conexão você pode fotografar tanto de um quanto de outro aparelho. Confira mais detalhes no vídeo abaixo.

O K Zoom já vem com 27 efeitos e modos de captura de imagem, entre eles, Disparo Contínuo, Noturno, Tour Virtual, Panorama, Foto e Mais (para você capturar uma sequência de imagens e mesclar todas elas em 1), Queda d’Água, Traço de Luz, Detecção de Selfie, Manual, Neve, etc. e cada um com suas próprias opções como seleção de ISO, abertura do obturador, contraste e cores automáticas, etc.

Ufa, mas mesmo assim ainda quer mais? Pois confira a opção do Pro Suggest Market, nele você pode baixar gratuitamente milhares de modos diferentes, dos mais variados, como Luz de Halogênio e Dia Chuvoso, até configurações diferentes para o modo Noturno, por exemplo. A variedade é enorme, pois além daqueles feitos pela própria Samsung, você pode fazer seu próprio filtro e colocar online para que os outros baixem, e foi isso que muitos usuários fizeram, resultando, assim em milhares de filtros gratuitos. Você ainda pode navegar pelos mais novos, por categoria ou por classificação.

Bom, mas e o que adianta ter bons softwares de tratamento de imagem, se a câmera não for boa? E isso o Galaxy K Zoom tem de sobra. A captura de momentos é o grande atrativo desse cameraphone, com 20.7 MP de câmera traseira e uma lente de 24 - 200 mm e 2 MP de câmera frontal, o K Zoom é melhor do que muitos tops de linha por aí neste quesito. O Zoom óptico também não decepciona, aumentando o alvo em até 10x, se o usuário quiser, é possível alcançar até 20x com o zoom digital, mas, perdendo grande parte da qualidade.

O Galaxy K Zoom vem com a tecnologia Back-Illuminated Sensor, ou simplesmente BSI. Com ela o celular irá fazer fotos mais claras, captando mais luz.

A tecnologia é a mesma utilizada em telescópios e câmeras de segurança que dispõem de pouca luz para seus registros (confira mais sobre ela clicando no post aqui do lado). Abaixo uma comparação de uma foto com a tecnologia BSI e a mesma foto, sem o uso da mesma.

O modelo tem ainda um LED auxiliar de foco e flash Xenon que se diferencia dos flashs comuns de led, garantindo fotos com tons naturais e vívidos, alcançando distâncias maiores e com mais precisão.


Reprodução/ Samsung

Confira abaixo uma série de fotos que fizemos para testar a câmera do Galaxy K Zoom:


Foto original à esquerda, à direita, a foto editada com o Studio

Editada no Studio
 


Editado pelo Studio

Edição no brilho

A Samsung promete ainda, caso você compre esse aparelho, nunca mais sofrer com fotos tremidas ou borradas, já que o Galaxy K Zoom possui o "Estabilizador Óptico de Imagem" para que seus retratos saiam sempre com o máximo de qualidade. Ideal para ativar o zoom sem tremedeira e para fotografar em um local com pouca luz. Confira algumas imagens com zoom:


Zoom de 10x

Zoom de 20x

Zoom de 10x

Quanto ao vídeo, a câmera do Galaxy K Zoom também dá conta do recado, e como. Com ela conseguiremos filmar em HD e 60 frames por segundo. No entanto, tenha cautela com seus vídeos, pois com o espaço diminuto de memória interna, seus vídeos irão "comer" o espaço disponível, rapidinho.

Vídeo incorporado do YouTube

Vídeo incorporado do YouTube

[CATEGORIA]33[/CATEGORIA]

O smartphone vem de fábrica com a versão Android 4.4.2 KitKat, e possível atualização do Lollipop 5.0, em breve. Embora "desatualizado", o sistema operacional roda "liso" sem engasgos ou travas, como dissemos anteriormente. Em 2 semanas de uso, passei por 3 travamentos, apenas; o que não é muito se considerar que tenho o costume de abrir simultaneamente vários aplicativos e serviços. Como ponto negativo podemos citar os jogos que vêm embarcados nativamente, como Monopoly, UNO e Little Big City, que não podem ser excluídos (dilapidando o limitado espaço de armazenamento), nem podem ser jogados "completamente", já que para isso você precisa comprar a versão full.

E aqui um super recurso, caso você. assim como eu, seja desprovidod e uma beleza física invejável. Através do "Embelezar Rosto" o K Zoom corrige as imperfeições do reu rosto nas fotos da câmera frontal para que suas selfies saem perfeitas. Confira o resultado:

[CATEGORIA]34[/CATEGORIA]

[BUY]13813,true[/BUY]

Mas e aí? Compensa? Bem, isso depende muito do que você está procurando no momento. O cameraphone da Samsung é indicado para quem procura mais do que um smartphone, e sim, algo sempre a mão para que você possa registrar seus melhores momentos com qualidade. Um dos diferenciais do aparelho é o Zoom digital de 10x, um diferencial à parte no campo dos smartphones.

O principal questionamento que você deve se fazer no momento de optar (ou não) pela compra de um K Zoom é se você realmente precisa de um celular que faça imagens acima da média mas peque em quesitos como armazenamento, memória, etc. (que embora, o K Zoom não tenha as piores configurações do mercado, smartphones melhores em alguns quesitos podem ser encontrados pelo mesmo preço, talvez um pouco mais caro ou um pouco mais barato). Portanto veja quais são suas necessidades nesse momento, afinal, muitas câmeras semi-profissionais podem ser compradas pelo mesmo preço, resultando em fotografias melhores. Pense bem.

[relatorio]