Cansado de salvar seus documentos, músicas e imagens em pen drives, HD externo ou mandá-lo para o seu próprio e-mail para tê-los sempre que quiser? Todas estas tarefas exigem tempo, espaço físico e disponibilidade destes aparelhos para salvar os arquivos. Esta atividade pode ser completamente facilitada através do Dropbox, um site baseado no conceito de computação em nuvem que consiste em salvar seus arquivos na rede, estando sempre disponíveis há um clique pelo usuário através de qualquer aparelho com acesso a internet, tudo em uma plataforma gratuita.

O Dropbox é um serviço de armazenagem remota de dados que possui, em sua versão gratuita, uma capacidade de 2GB, podendo ser expandida até 8GB, e, em sua versão paga, dispõe de pacotes de 100GB ou 200GB. O usuário pode armazenar seus arquivos no servidor Dropbox, através de dispositivo com acesso ao software pela internet, seja ele Windows, Mac, Linux ou um dispositivo móvel tal qual um smartphone ou um iPad. Após armazenados, estes ficam a disposição de seus usuários em qualquer parte do mundo, pelo acesso ao site ou aplicativo instalado. Além disso, permite o compartilhamento de pastas com contatos de diversas contas, como Facebook, Gmail e Yahoo, por exemplo. Outra forma de dividir seus documentos, músicas e imagens, é através de pasta pública, ou seja, criando-se um link de visualização destes.

Quando um usuário convida outro para o compartilhamento de uma pasta e o convite é aceito, todo o conteúdo desta é copiado para a conta Dropbox do convidado. Assim, toda vez que alguma alteração é realizar por qualquer um dos dois, o conteúdo é alterado e sincronizado em ambas as pastas. Para isso, os dois usuários devem ter conta no site; já, no caso do compartilhamento via link, os receptores não necessitam efetuar cadastro para visualizar o conteúdo.

Compartilhando uma pasta através do site

Em um de seus métodos de compartilhar pastas de arquivos, temos o via internet, de longe o mais facilitado, pois não necessita do aplicativo instalado na máquina de onde irão ser enviados os arquivos. Para isso, basta realizar um cadastro gratuito no site Dropbox e começar a carregar seus documentos. 

Confira a galeria abaixo com o passo a passo do compartilhamento realizado através da conta Dropbox com outros usuários de sua lista de contatos importados de outras redes. Veja, também, o compartilhamento utilizando o método de criação de links.

[galeria]60[/galeria]

Compartilhando uma pasta através do aplicativo

Outra forma de compartilhamento oferecido pelo Dropbox é através do seu aplicativo, disponível também no site. Com a instalação deste no PC, cria-se automaticamente uma pasta, onde todos os documentos e arquivos ali salvos serão diretamente carregados na conta do usuário na internet. Além disso, é possível enviá-los de qualquer lugar do PC, tudo devido a opção que passará a apresentar no documento quando o usuário clicar sobre ele com o botão direito do mouse. Assim, retorna mais praticidade e benefícios para os que dele fazem uso contínuo.

Veja, na galeria que segue, como funciona o processo de intalação e envio de documentos para a pasta Dropbox, afim de compartilhá-los com outras pessoas.

[galeria]61[/galeria]

O Dropbox se apresenta como uma grande ferramenta de arquivamento em nuvem, retornando um ampla gama de funções e variadas formas de compartilhamento, eficazes e seguras. Com o programa instalado no PC, por exemplo, facilita e muito na hora de carregar as suas fotos, documentos e arquivos, pois estes já podem ser salvos diretamente na pasta, sendo desnecessário o aguardo de seu carregamento no site. Enfim, este método de arquivamento acabou por ser muito utilizado por diversos usuários que buscam maior segurança e acessibilidade remota.