Quando o assunto é tecnologia não tem como ignorar o sistema de armazenamento em nuvem, que veio pra ficar. Na correria do cotidiano, o que vier para facilitar a vida é bem-vindo. E é com o intuito de tornar práticas as atividades que falo aqui sobre o Dropbox - a caixinha mágica.

Dropbox é um sistema de armazenamento de informações nas nuvens. Vamos, resumidamente, entender melhor o que é esse sistema.Sistema de armazenamento em nuvem - É o novo rumo que a internet vem tomando. Antes, o usuário tinha que gravar seus documentos (ou fotos, músicas, vídeos) em pen drives ou CD’s, por exemplo, correndo o risco de perder o pen drive ou de estragar/riscar o CD. Agora, tudo o que é produzido fica gravado em um sistema que é chamado "nas nuvens", como é o caso do Dropbox, que vou explicar mais abaixo.

O sistema é seguro e prático. Imagine a situação: você está em casa produzindo um trabalho da faculdade no Word, perdeu a hora e precisa correr pro serviço. Na pressa não acha pen drive e decide enviar o documento por e-mail. Já no serviço, percebe que está tudo muito tranquilo e resolve terminar o trabalho da faculdade. Na hora de ir embora você simplesmente se esquece de enviar o trabalho completo por e-mail. Ihhhhh! Não parece uma boa desculpa pro professor, não é? Na situação acima, com o sistema de armazenamento em nuvem, você teria modificado seu trabalho no serviço e, já na faculdade, teria em mãos o trabalho finalizado. Ainda não deu pra imaginar como é possível? Apresento-lhes, então, o Dropbox.

Dropbox - é um sistema de armazenamento em nuvem e, como explicado acima, permite a sincronização das informações em vários dispositivos que tiverem acesso à internet, como computador, tablet, smartphone, notebook e outros, possibilitando a visualização desses documentos de qualquer lugar, sem a necessidade de pen drives ou CD’s.

Outro exemplo: você viaja e tira muitas fotos com seu smartphone. Automaticamente suas fotos estarão em todos os dispositivos que você tiver o Dropbox instalado, bem como no próprio website do Dropbox, através da sua conta. Se, infelizmente, você perder seu celular antes mesmo de voltar da viagem, as fotos estarão salvas "nas nuvens". Pra funcionar, você deve instalar o Dropbox nos dispositivos que você mais usa, como computador de casa, do trabalho, notebook, tablet, smartphone, etc. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no próprio site (https://www.dropbox.com/). Nos computadores o aplicativo está disponível para Windows, Linux e Mac. Nos tablets e smartphones, para iPhone, iPad, Android e Blackberry.

Ao final da instalação do aplicativo é criada uma pasta nos seus documentos chamada Dropbox. Dentro dela terão duas outras pastas (subpastas), chamadas Photos e Public. Essas pastas são como qualquer outra e podem ser renomeadas da forma que você preferir, podendo, também, criar novas pastas. 

Todo e qualquer arquivo que você quiser ter acesso de qualquer lugar deve ser salvo dentro da pasta Dropbox, seja solto na pasta, seja dentro de outras subpastas. No meu caso, por exemplo, eu mantive os nomes das pastas e deixei as fotos que eu queria "nas nuvens" salvas na pasta Photos e os outros arquivos na pasta Public. Como certamente muitas pessoas são bem mais organizadas que eu, criarão, por exemplo, uma pasta para fotos, outra para arquivos de texto, outra para músicas, outra para vídeos e assim por diante.

Espaço - O Dropbox disponibiliza gratuitamente 2GB de espaço para o armazenamento de informações, mas também conta com outros espaços pagos, como 50GB e 100GB. No entanto, é possível aumentar a capacidade do armazenamento gratuito em até 10GB ao fazer propaganda do aplicativo, opção que o próprio site oferece, através do Twitter, Facebook ou por e-mail.

Praticidade - Vamos voltar ao exemplo da situação descrita mais acima do trabalho da faculdade em casa x trabalho x faculdade, partindo da suposição de que o aplicativo tenha sido instalado no computador pessoal (recomendo que o Dropbox não seja instalado no computador do serviço, pois seus arquivos pessoais estarão disponíveis a quem acessá-lo. No local de trabalho é recomendável o acesso através da conta no próprio site do aplicativo). A parte que deu pra escrever em casa você salvou na pasta Dropbox. Ao chegar no trabalho e percebeu que estava tranquilo, acessou sua conta no site do Dropbox e, como mágica, seu arquivo estava lá, exatamente na parte em que você parou de escrever. Finalizou seu trabalho e, ainda na sua conta, fez o upload do trabalho finalizado. Ao chegar na faculdade, soube que o trabalho precisava ser entregue impresso e foi ao setor de informática, acessou novamente o www.dropbox.com, fez o login e... Pronto! Dessa forma, seu trabalho estará armazenado "nas nuvens" e você pode ter acesso a ele de qualquer lugar sempre que for preciso.

Compartilhamento - Com o Dropbox também é possível compartilhar arquivos com outros usuários do Dropbox. É só clicar com o botão direito no arquivo ou na pasta que você deseja compartilhar e selecionar Dropbox - Get a link. Abrirá uma página na internet com o link que você vai enviar ao outro usuário Dropbox (ele poderá adicionar o arquivo ou pasta em sua conta). Você também pode apenas enviar o link àquele amigo que pediu as fotos da festa passada, por exemplo. Ele vai ter a opção de fazer o download. 

Segurança - A segurança de armazenar e compartilhar os arquivos em nuvem é proporcionada pelo certificado de segurança digital SSL (Secure Socket Layer), utilizado por sites de bancos ou que realizem transações bancárias de confiança, por exemplo.