Qual o custo benefício da computação nas núvens no ensino?

A cada dia as TIC ( Tecnologia da Informação e Comunicação) vem sendo inseridas e utilizadas das mais diversas formas seja para complementar a pratica curricular ou para viabilizar o processo de educação, como no caso da educação a distancia uma realidade no mundo e em nosso país.

Por | @gregoryylaborde Internet

A cada dia as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) vem sendo inseridas e utilizadas das mais diversas formas seja para complementar a pratica curricular ou para viabilizar o processo de educação, como no caso da educação a distancia uma realidade no mundo e em nosso país.

Qual o custo benefício da computação nas núvens no ensino?

Uma tecnologia que vem sendo cada dia mais discutida a sua utilização na educação é a computação nas nuvens. Que podemos compreender como um sistema no qual o software e os dados ficam guardados em um servidor e podem ser acessados por computadores e aparelhos móveis. Escrevemos também um artigo falando sobre as vantagens da computação nas nuvens na educação em geral.

Partindo deste ponto de vista e que os estudantes da nova era encontram-se cada vez mais conectados e interagindo com o conhecimento das mais variadas formas, portanto devemos fazer com que o processo de ensino também se dinamize e esteja presente no mundo do estudante.

Alguns podem chegar a pensar que utilizar a computação nas nuvens pode vir a ser a extinção das salas de aula convencionais ou virtualização do ensino onde o professor será obsoleto, isso é tudo mito! O professor é algo crucial no processo de ensino/ aprendizagem, pois é ele quem media a discursão e proporciona a criação de hipóteses. Mas vamos pensar um pouco sobre o custo beneficio da utilização desta tecnologia no tão inovadora para o processo educacional.

Chega das cadernetas e listas de frequência: com um dispositivo conectado a internet o professor poderá fazer a chamada do dia em determinada turma, bem como de qualquer lugar lançar as notas das avaliações em sua caderneta agilizando e facilitando um processo que leva bastante tempo.
Compartilhamento entre os professores: a utilização da computação nas nuvens promove para o professor a oportunidade de compartilhar os seus planos de aula, desta forma realizando projetos interdisciplinares de ensino.

Acabando com o aluno ‘escorão’: a educação nas nuvens proporciona a visualização por parte do professor quais equipes estão realizando o trabalho de forma colaborativa e atuante.
Aplicação de atividades de revisão: podemos fazer uso de e-testes para que os alunos possam preparar-se para as provas, obtendo assim melhores notas. Acesso apartir de todos os dispositivos moveis a livros, resumos e apostilas é algo bastante interessante para o estudante da nova era, pois este otimiza seu tempo ao máximo.

A computação nas nuvens pode informar aos pais através de um boletim virtual as notas dos filhos matriculados na instituição, gerando uma maior participação da família na escola.

Temos um exemplo de alguns serviços de computação em nuvem bastante interessante:
teachertub.com: que é um canal de vídeo bastante semelhante ao Youtube onde você encontra vídeos dos mais variados tipos porem com cunho educacional. Skoool.com que possui uma gama de aplicativos e ferramentas educacionais para cloud gratuitos.

Entre muitos outros serviços que potencializaram a aprendizagem dos estudantes e a forma com que os professores,alunos e família interagem com a tecnologia e a escola. Adotando politicas de inclusão das tic’s na educação estamos preparando o cidadão para o novo século onde é exigido do profissional do futuro cada vez mais habilidades digitais, que devem ser construídas dentro da escola.

Mais sobre: computação nas nuvens cloud computing
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo