Notebook ligado direto na tomada, vicia a bateria?

Veja algumas informações e dicas importantes em relação ao carregamento da bateria de seu notebook e aumente a vida útil dela.

A mesma está viciada ou não? Esta é, de longe, a questão mais frequente em relação ao uso de notebook. Uma bateria que tenha uma longa duração, que não vicie facilmente, são características de extrema relevância buscadas por quem irá adquirir um aparelho. Porém, na maioria dos casos, acontece o contrário. Às vezes, por falta de cuidados básicos, os usuários estão ficando descontentes com suas máquinas pelo fato das mesmas não estarem apresentando uma duração desejável em sua bateria. Veja dicas de como prolongar a vida útil da bateria do notebook.

É comum ouvirmos falar que a bateria do notebook não permanece muito tempo carregada porque está viciada. Porém, sabe-se que hoje, em notebooks mais atuais, as baterias são de lítio, não viciam ou sofrem o "efeito memória", muito encontrado em máquinas mais antigas. O fato é que a bateria não vicia! Somente vai sofrendo um desgaste de sua vida útil, diminuindo gradativamente a duração das suas cargas.

Notebook ligado direto na tomada, vicia a bateria?

Cada bateria já é produzida com uma vida útil previamente estabelecida. Esta vida útil varia de acordo com sua potência, e os fatores que devem ser levados em consideração são: o sistema do notebook, para qual utilidade este é usado, se o carregamento é realizado corretamente, etc. A duração da vida útil de uma bateria é feita por ciclo, geralmente suportam entre 300 a 500 ciclos (alguns notebooks tem capacidade para preservar ciclos, carregando até 50% ou 80%, aumentando a vida útil para média de 1000 ciclos). Cada ciclo é um período de descarga e carga.

Estas questões que envolvem a bateria do notebook são muito relativas, pois dependem das atividades nele desenvolvidas, se é usado por longo tempo ou em aplicações que exigem muito do sistema, como jogos, por exemplo. Enfim, estes podem fazer com que a bateria apresente uma menor duração. Caso exerça estas atividades, recomenda-se retirar a bateria e utilizar o aparelho na tomada.

Notebook ligado direto na tomada, vicia a bateria?

Leia mais sobre baterias de notebook:

Algo que está bastante frizado referente a este assunto é que, jamais, devemos permitir que a bateria acabe completamente (0%) antes de carregá-la, caso isso ocorra frequentemente, há possibilidade de que a bateria não carregue ou não como antes. Lembrando que é de suma importância que se use somente o carregador original, permitido pelo fabricante, caso contrário, poderá acarretar uma série de malefícios à sua bateria e ao seu notebook.

Notebook ligado direto na tomada, vicia a bateria?

No caso de permanecer com o carregador plugado na tomada e no notebook, após o carregamento de 100% da bateria, não há problema. O carregador próprio para o aparelho, nestas situações, quando completa a carga da bateria, interrompe o envio de energia para a mesma, não gerando nenhum problema para a bateria nem para o notebook.

Enfim, deve-se tomar estes cuidados para que se aumente a vida útil e a duração de sua bateria. Portanto, evite efetuar descargas e cargas todos os dias sem necessidade, isso reduzirá a vida útil da mesma, pois como mencionado acima, esta é composta por ciclos de carga. No entanto, caso sua bateria deixar de funcionar sem causa ou reduzir seu tempo de duração drasticamente, deve-se procurar um especialista da área para que o problema seja sanado.

Escolhas do editor
Felipe Paranhos

Comentários
Minha foto
Insira um comentário