Evite esses seis hábitos e faça seu notebook ou PC durarem muito mais tempo

Saiba como maus hábitos podem estragar e comprometer a vida útil de seu notebook ou PC de mesa, e como evitá-los.

Nada dura para sempre, especialmente quando se trata de equipamentos tecnológicos, como computadores e notebooks. Mas um computador pode durar alguns anos se você o tratar bem, e se praticar os seis hábitos que falaremos neste artigo. Saiba o que você deve fazer se quiser que seu dispositivo dure o máximo de tempo possível. Cuidado, pois pequenos descuidos que você pode fazer em um notebook sem perceber, acabam com o harware de sua máquina. Confira os seis hábitos que você ter para seu notebook ou PC durarem muito mais tempo

Dentre as dicas aqui contidas, estão algumas específicas para notebooks, e outras específicas para desktops. Independente do modelo de computador que você utiliza, ambos devem receber cuidados especiais para que durem por muito mais tempo, e o faça economizar uma boa quantia com reparos e compra de novas máquinas.

Seis para seu notebook ou PC durarem muito mais tempo

Nunca deixe seu notebook em cima da cama ou das cobertas

Muitas pessoas gostam de usar o notebook em cima da cama. Eu por exemplo, adoro trabalhar no aconchego do meu edredom. Mas, se você também gosta disso, nunca esqueça que o calor é o inimigo mortal do seu computador. Se o seu computador ficar muito quente, sua vida útil será reduzida drasticamente, e o super aquecimento vai comprometer o hardware interno, o processador, os coolers e a bateria, além de deixar o notebook tão quente que será desconfortável tocar nele.

Deixá-lo sobre um cobertor ou outra superfície de pelúcia, bloqueia o fluxo de ar sob o notebook, onde aqueles pequenos pés de borracha geralmente o levantam quando usado em uma mesa. Sempre use seu laptop em uma superfície plana, ou pelo menos certifique-se de que seu colo esteja livre de cobertores e outras coisas que possam bloquear o fluxo de ar.

Nunca deixe seu notebook em cima da cama ou das cobertas
Nunca deixe seu notebook em cima da cama ou das cobertas

Para evitar o super aquecimento do notebook, existem mesinhas especiais, que permitem você utilizá-lo em cima de sua cama com mais conforto ainda, e garantindo a segurança do seu equipamento. Muitas dessas mesas vem com coolers extras, que garantem mais ventilação ainda no seu dispositivo. Se você o manter livre de calor e poeira, fará com que os componentes funcionem por um longo tempo.

Manipule seu notebook com cuidado

Enquanto os desktops o dão a possibilidade de sentar-se confortavelmente em seu escritório, os notebooks estão sujeitos a todo tipo de abuso. Existem pessoas que carregam seu notebook segurando-o pela tela, abrem a dobradiça de um lado com muita força e jogam o notebook no sofá que fica do outro lado da sala. (Claro, um sofá é um pouco macio, mas um dia, você vai perder e bater na mesa ou no chão, e você vai se arrepender.) Tem gente que consegue até usar seu notebook como porta-copos. Imaginem se a bebida é derrubada sobre o notebook.

funcionem por um longo tempo.  Manipule seu notebook com cuidado
funcionem por um longo tempo. Manipule seu notebook com cuidado

Notebooks são feitos para serem portáteis, e alguns podem ser bem resistentes, mas quanto mais você abusar dele, maior a probabilidade de você danificar alguma coisa. Na melhor das hipóteses, você só terá que lidar com uma dobradiça desgastada ou uma rachadura. Lembre-se que seu notebook é uma propriedade cara, portanto, trate-o como tal.

Matenha a bateria carregada

Só porque o fabricante promete "várias horas de duração da bateria", não significa que você precisa seguir isso a risca. As baterias degradam-se com o tempo. Você pode ter eterminadas horas de duração com carga total ao comprá-lo, mas depois de alguns anos, esse tempo deve diminuir para menos horas.

Não há como fugir desse declínio, mas você pode estar degradando-o mais rapidamente se você deixar chegar a 0%.

Matenha a bateria carregada
Mantenha a bateria carregada

Para prolongar a saúde a longo prazo da bateria, mantenha-a sempre carregando. Claro que ha exceções, por exemplo, quando você está em um avião e precisa trabalhar, uma descarga ocasional não matará sua bateria. Mas, no dia a dia, é melhor manter sempre seu notebook carregado regularmente, sem deixar sua bateria zerar.

Cuidado com a segurança da eletricidade

Para quem tem um computador de mesa, o equipamento consome uma quantidade considerável de energia, e pode sofrer danos causados por picos de energia, que são aqueles pequenos aumentos temporários de tensão elétrica. Isso pode acontecer depois de quedas de energia, depois de ligar outro dispositivo de alta potência em sua casa, ou pode vir de uma rede elétrica não confiável em sua cidade. A fonte de alimentação dentro do seu PC inclui alguma proteção básica contra surtos, mas você terá proteção mais duradoura de um estabilizador ou mesmo um nobreak, que vai manter seu PC ligado até mesmo quando faltar luz.

Observe que essa proteção é diferente de um filtro de linha, também chamada de régua, que fornece várias saídas sem a proteção contra picos de energia.

Cuidado com a segurança da eletricidade
Cuidado com a segurança da eletricidade

Tenha em mente que o protetor contra sobretensão não protege contra picos de alta tensão (como raios), mas pode protegê-lo contra picos menores e prolongar a vida útil do seu PC. Se você tiver mais alguns reais para gastar, talvez até queira obter uma fonte de alimentação ininterrupta - UPS (sigla em inglês de uninterruptible power supply), que contém um backup de bateria, impedindo que o seu PC seja desligado e perca dados durante uma queda repentina de energia.

Por fim, os notebooks exigem um pouco mais de atenção devido à sua portabilidade. Enquanto o cabo de alimentação de um desktop pode ser utilizado por anos, mas é preciso ter cuidado com puxões, arrancamentos da parede e outros manuseios incorretos. Isso pode causar até um incêndio. Portanto, sempre retire o carregador da tomada e não o cabo, e não o puxe com muita força.

Esqueça os programas de limpeza de arquivos

Nos tempos do Windows XP, quando o hardware era limitado e os computadores eram lentos, a manutenção do PC fazia diferença. Mas atualmente, com mas máquinas de hardwares mais potentes, excluir arquivos temporários e não utilizados provavelmente não lhe darão um aumento de velocidade perceptível.

Muitos aplicativos de "Limpeza de PC" são golpes feitos para assustá-lo e fazê-lo comprar o produto. Até mesmo os programas gratuitos, menos fraudulentos, ainda são desnecessários na maior parte do tempo.

Esqueça os programas de limpeza de arquivos
Esqueça os programas de limpeza de arquivos

Além disso, certos tipos de "manutenção" podem, na verdade, ser prejudiciais. Os limpadores de registro não oferecem quase nenhum benefício, mas se eles deletarem uma entrada de registro que você realmente precisa, isso poderá causar um dano na sua máquina.

Da mesma forma, esses novos aplicativos de "privacidade" que prometem impedir o Windows 10 de "espioná-lo", podem quebrar determinados recursos sem que você saiba. A internet está cheia de confusões quanto à segurança digital e a privacidade, emuitas vezes vemos pessoas relatando que algo parou de funcionar, e muitas vezes a culpa é de uma dessas ferramentas. É muito melhor você mesmo ajustar as configurações do Windows 10 para ter mais privacidade. Recomendamos você ler esse artigo que ensina como garantir minha privacidade no Windows 10.

Se você deseja limpar seu disco rígido, use o utilitário de limpeza de disco interno do Windows e exclua filmes, músicas e outros arquivos que não esteja usando. E se o seu computador estiver lento demais, recomendamos você ler esse artigo com 5 dicas para acelerar o seu PC com Windows 10.

Use um bom antivírus

É fundamental, para garantir a saúde e a segurança da sua máquina, fazer uso de aplicativos de segurança. Um bom antivírus, aliado à um antispyware, pode fazer toda a diferença, pois até mesmo sites legítimos, com certificado de segurança SSL (https) podem conter malwares e spywares. Você definitivamente precisa de um bom antivírus e um antispyware no seu computador.

Felizmente, o Windows Defender, antivírus pré-instalado no Windows, ficou muito bom depois de alguns anos. Você pode usá-lo, ou desabilitá-lo para usar outro antivírus grátis ou até mesmo um antivírus pago. Além disso, você pode usar um bom antispyware, pois esses programas encontram vários arquivos maliciosos que o antivírus não detecta.

Use um bom antivírus
Use um bom antivírus

Além disso, outras práticas básicas de segurança podem melhorar ainda mais sua máquina, como sempre manter o Windows atualizado e usar um bom gerenciador de senhas.

Escolhas do editor
Priscilla Kinast

Redatora |

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.

Comentários
Minha foto
Insira um comentário