Oficina da Net Logo

Como secar um notebook molhado que caiu água ou outra bebida?

Se você derramou água ou outro líquido em seu notebook, aja rápido e talvez consiga salvá-lo

Por | @oficinadanet Hardware

Quando algum líquido cai sobre o teclado e deixa seu notebook molhado, é preciso agir rápido para salvá-lo. Independente se você colocou um copo bem perto do computador, ou usou ele para tocar música em uma festa e alguém derrubou uma bebida sobre ele, saiba que existem algumas técnicas que pode ajudar você a salvar seu equipamento.

É importante notar que, se o seu notebook molhar, o tempo é essencial. Você deve desligá-lo imediatamente da tomada, desligá-lo e remover a bateriaCada segundo conta. Não se preocupe em desligá-lo da forma correta, apenas pressione o botão liga/desliga até que a sua máquina desligue. Se você ainda não fez isso, pare de ler e faça isso agora antes de seguir com nosso tutorial abaixo, e aceite a dura verdade de que seu computador deverá descansar por alguns dias.

Como secar um notebook molhado que caiu água ou outra bebida?

Passo 1: Remova todos os componentes que são facilmente removíveis.  Desconecte o mouse e todos os cabos, e remova quaisquer unidades das entradas USB e CDs. Deixe seu notebook sem nenhum acessório.

Passo 2: Seque a parte externa da sua máquina com uma toalha ou um pano de microfibra. Seque todas as superfícies molhadas que você vir com um tecido absorvente sem fiapos. 

Seque a parte externa do notebook. Seque a parte externa do notebook.

Passo 3. Mantenha seu notebook cabeça para baixo. O tipo de líquido é importante: a água é menos corrosiva, enquanto os líquidos açucarados e alcoólicos são os mais prejudiciais. De qualquer forma, o objetivo é minimizar seus efeitos o máximo possível, secando o computador imediatamente.

Passe álcool isopropílico nos componentesMantenha seu notebook cabeça para baixo

Passo 4: Após secar tudo o que puder, recomendamos que você aproveite a garantia se ainda for aplicável ou leve sua máquina a uma oficina de reparos.

Se você não quer que um profissional dê uma olhada nisso para você, há mais alguns passos que você pode tentar para tentar secar sua máquina. Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelas consequências, e o mais adequado é levar sua máquina para um profissional consertar.

Abra seu notebook

Nós não recomendamos você abrir a máquina, apenas se você tiver um certo conhecimento de hardwares. Dito isto, aqui estão alguns passos que você pode seguir se o seu notebook puder ser aberto e você tenha coragem de fazer isso.

Passo 1: Retire a bateria.

Passo 2: Se você estiver preocupado com o vazamento de líquido por todo o sistema, tanto nos componentes eletrônicos quanto na sua memória e armazenamento, remova-os também. 

Em alguns notebooks, você encontrará painéis que permitem sua remoção na parte inferior. Na maioria dos casos, você precisará usar uma chave de fenda Phillips para removê-los. Para soltar a memória, pressione os clipes laterais para ejetar cada parte. Com o SSD ou a unidade de disco rígido, é provável que você precise desprender mais parafusos para liberá-la. Certifique-se de desconectá-las com cuidado das portas ou cabos de conexão de energia e dados.

Passo 3:  Examine cada componente que você removeu para verificar qualquer sinal de umidade ou corrosão. Todas as partes molhadas devem ser secas, mas se o líquido não for água, você pode usar um cotonete com álcool isopropílico. Isso vai dissolver a gosma sem causar danos e evaporar sem sair resíduo.

Como secar um notebook molhado que caiu água ou outra bebida?Passe álcool isopropílico nos componentes

Passo 4: Assim que terminar a limpeza, você deve deixar todas as partes do seu notebook secando ao ar livre por dois ou três dias, em uma área quente e seca. Uma boa ideia é usar um ventilador para acelerar o processo de secagem. Não use um secador de cabelo, pois isso pode causar problemas estáticos. Uma vez que você tenha colocado os componentes para secar pelo tempo recomendado, monte novamente seu notebook e veja se ele funciona novamente.

Notebooks que não podem ser desmontado

Alguns modelos, como o MacBook ou qualquer outro notebook que não pode ser desmontado devem ser levados para uma assistência técnica.

Até conseguir atendimento técnico para seu notebook, mantenha ele desligado, sem componentes, com o teclado virado para baixo, e uma toalha enxugando qualquer umidade que possa soltar da máquina.

Mantenha-o sobre uma superfície seca. Uma boa opção é colocá-lo em um grande saco de arroz, pois o arroz absorve a umidade. Use um saco grande com muito arroz, e coloque em uma sala quente e seca. Você também pode usar um ventilador para acelerar o processo até o momento em que você levará seu equipamento em uma assistência técnica.

Como secar um notebook molhado que caiu água ou outra bebida?Mantenha o notebook no arroz para secar internamente

Opções de impermeabilização

Para proteger seu notebook contra a água e outros líquidos, recomendamos investir em uma capa de silicone ou teclado transparente, uma case de notebook à prova d'água e um protetor de tela para notebook à prova d'água. Você também pode guardar seu notebook em uma bolsa para este fim. Cuidado para não cobrir as entradas e saída de ar do notebook.

Use uma capa para teclado de notebook para evitar que molheUse uma capa para teclado de notebook para evitar que molhe

MAIS SOBRE: #notebook  #manutenção  #dicas  #melhoreson
Comentários
Carregar comentários
Siga o nosso Instagram!

Estamos lá também: @oficinadanetoficial

Seguir o Instagram do Oficina da Net