Como evitar o desgaste da bateria

Hoje em dia nos deparamos com inúmeros equipamentos que fazem uso da bateria para manterem-se ligados. Nós agradecemos, já que, nem sempre é possível ter uma tomada à disposição.

Por | @RafaelaPozzebon Hardware

Do modo em que a bateria de um aparelho tornou-se tão importante para o nosso uso, muitas vezes ficamos nos perguntando se estamos a utilizando de maneira correta ou mesmo se não estamos fazendo nada que possa prejudicar sua durabilidade. Assim sendo, neste artigo veremos modos de como evitar que a bateria de seu aparelho perca a vida útil.


Veja mais artigos sobre desgaste de bateria de notebook 

As baterias dos notebooks atuais são as Li-Ions, elas possuem alta tecnologia e são feitas para terem um maior tempo de uso e também evitar o desgaste. As baterias Li-Ions usadas comercialmente possuem um tipo de circuito inteligente, assim, há um monitoramento da carga da bateria.

Esta tecnologia é capaz de interromper o carregamento quando a bateria atinge uma tensão limite e também interrompe o fornecimento quando a bateria está quase descarregada, deste modo evita o descarregamento completo.

Como ver o nível de desgaste de bateria com o Everest?

O melhor programa para isso é o Everest. Muitos já o conhecem, o Everest é um dos melhores softwares para você "conhecer" seu computador, ele mostra detalhadamente todas as peças e equipamentos instalados na sua máquina. Abra o programa, vá no menu Computador -> Gerenciamento de Energia. O meu notebook está com 4% de desgaste na bateria, veja:

Como evitar o desgaste da bateria

 

Como evitar a queda de vida útil da bateria

Esse tipo de bateria usada atualmente não vicia, apesar de muitas pessoas acreditarem nisso. No entanto, como qualquer outro equipamento tecnológico precisa ser usada corretamente, assim, o seu tempo de vida útil certamente será evidenciado, resultando em uma maior durabilidade. Confira as dicas abaixo:

Evite descarregar totalmente a bateria:
As baterias usadas atualmente possuem pequenos limites de carga/descarga, ela é produzida para suportar de 500 a 800 ciclos. Um ciclo só é concluído quando há descarga completa da bateria. Deste modo, não deixe que a bateria seja descarregada de forma completa.

Evite choques ou quedas da bateria:
As baterias de Li-Ions são muito sensíveis a impactos e choques, pois possuem lítio, um material altamente instável. Assim, com um contato poderá sofrer alguma alteração, prejudicando a célula da bateria, ou mesmo toda ela.

Evite a alta temperatura:
Um teste realizado pela batteryuniversity.com, provou que a bateria armazenada em locais quentes pode sofrer danos e assim ir perdendo a sua capacidade no decorrer do tempo. Confira a tabela abaixo:

Temperatura do Armazenamento
40% de Carregamento
100% de Carregamento
0 °C 2% de perda depois de 1 ano 6% de perda depois de 1 ano
25 °C 4% de perda depois de 1 ano 20% de perda depois de 1 ano
40 °C 15% de perda depois de 1 ano 35% de perda depois de 1 ano
60 °C 25% de perda depois de 1 ano 40% de perda depois de 3 meses

 

Não exponha os equipamentos em lugares úmidos
Armazene sempre os equipamentos em locais frescos e à sombra, bem longe da umidade. O sol pode estragar a bateria de um aparelho. Quem tem o costume de levar o celular para a praia precisa ter muito cuidado, além do desgaste da maresia, o calor do sol e a umidade podem estragar a bateria do aparelho.

As dicas acima são válidas para qualquer tipo de equipamento que use as baterias de íon lítio, as atuais do mercado. Assim sendo, quem resolver tirar o celular da tomada durante o carregamento da bateria não terá problemas, para tanto, não é recomendável que este procedimento seja feito com frequência, pois a capacidade pode ser que seja alterada com o decorrer do tempo.

Como tentar aumentar a vida útil

Para tentar aumentar a vida útil da bateria do seu aparelho, não esqueça das seguintes dicas:

  1. Manter a carga da bateria sempre acima de 40%.
  2. Evitar locais muito quentes.
  3. Em casos de notebook que esquentam muito ao redor da bateria utilizar um suporte para notebook com coolers embaixo para resfriar a bateria.
  4. Evitar descarregar a bateria totalmente.

Tenha sempre cuidado com as baterias de produtos eletrônicos, pois elas são extremamente perigosas para o meio ambiente, podem contaminar rios, vegetação e ainda matar animais. Qualquer descarte deve ser feito em locais apropriados. Deste modo, procure encontrar os locais de descarte de baterias na sua cidade, geralmente em supermercados, shoppings e lojas de equipamentos eletrônicos há lugares apropriados. Lembre-se: A natureza agradece!

Mais sobre: bateria, notebook, celular
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.