Oficina da Net Logo

7 Dicas para comprar um notebook usado ou recondicionado

Se você precisa comprar um PC e não tem grana suficiente para adquirir um produto novo, confira essas dicas e aposte na compra de um notebook usado.

Por | @oficinadanet Hardware Pular para comentários

Comprar um notebook usado é uma boa alternativa para comprar uma boa máquina sem gastar muito. Mas, antes de fazer sua aquisição, você precisa ser muito cauteloso e ter certeza de que ele atende a um certo nível de parâmetros. Os termos usados ​​e usado não se limitam aos notebooks. Na verdade, eles são usados ​​para quase todos os equipamentos, aparelhos e máquinas, incluindo veículos.

Como comprar um notebook usado ou recondicionado

Os notebooks usado são vendidos pelos próprios donos em alguns sites e no Facebook. Algumas assistências técnicas autorizadas recebem os notebooks dos clientes em um esquema de recompra, ou compram os notebooks danificados ou defeituosos.

Ao receber esses equipamentos, eles inspecionam os danos físicos e internos, e substituem quaisquer componentes ausentes ou danificados, limpam os circuitos e ventiladores de resfriamento, e reaplicam a pasta térmica, se necessário.

Após a montagem do notebook, todos os dados e sistemas operacionais anteriores passam por um reset, e um novo sistema operacional é instalado após a reinicialização de fábrica. Finalmente, a equipe de controle de qualidade testa o funcionamento do notebook e o coloca à venda para clientes que desejam comprar um dispositivo com baixo custo. Leia em destaque: Montamos um PC completamente AMD!.

Você pode comprar um notebook usado em lojas on-line de comércio eletrônico, como o Merecado Livre e a OLX. Existem outras empresas, como assistências técnicas, que vendem esses produtos recondicionados.

1. Verifique os acessórios

Com um notebook usado você não estará recebendo brindes grátis como mouse e teclado, mas é importante verificar se você receberá o adaptador de energia. Portanto, certifique-se de que ele seja mencionado na lista de acessórios.

2. Troca de bateria

Esta é outra característica que você deve considerar antes de adicionar um notebook usado ao seu carrinho de compras online. Então, você deve verificar a troca da bateria antiga.

3. Avaliação do Vendedor

Sempre compre um notebook usado de um fornecedor autorizado ou certificado. Além disso, certifique-se de que o fornecedor ou a empresa tenha uma boa reputação. Você pode verificar o feedback dos usuários e as classificações fornecidas pelos clientes.

4. Condições físicas do notebook

Você deve conferir se a carcaça do notebook tem arranhões, além de ver as condições da tela, teclado e das dobradiças. Em notebooks antigos, as dobradiças se desgastam, e a tela fica solta. 

Os recondicionadores autorizados geralmente consertam o problema das dobradiças antes de vendê-lo. Você pode perguntar sobre dobradiças para se certificar de que você não acabar com um dispositivo com problemas.

5. Política de devolução e garantia

A garantia é outro recurso importante para levar em conta na hora de comprar um notebook usado. Os fornecedores podem oferecer um prazo de devolução e de garantia. Portanto, verifique a política de devolução antes de finalizar o negócio.

6. Verifique o sistema operacional

Em relação ao sistema operacional, procure um notebook usado com sistema operacional pré-instalado. Um dispositivo com sistema operacional em execução é uma indicação clara de que não há falhas técnicas no sistema.

7. Verifique suas necessidades

Tenha em mente qual a finalidade do seu notebook. É melhor se você colocar anotar os softwares que pretende rodar nessa máquina e os requisitos mínimos de hardware. Outra questão importante é o tamanho do seu notebook. Se você viaja bastante, opte por um dispositivo leve e compacto.

Um notebook antigo usado ode ser tão proveitoso quanto comprar um novo, desde que você tome algumas precauções antes de clicar no botão COMPRAR. Todos os recursos e pré-requisitos necessários foram mencionados acima. Caso tenha mais a acrescentar a essa lista de dicas, compartilhe-as na seção de comentários.

Comentários
Carregar comentários