5 Formas de reaproveitar seu notebook obsoleto

Em épocas em que a obsolescência programada rege, é difícil quem não tenha dispositivos obsoletos pelos cantos da casa. Veja as melhores maneiras de reutilizar um notebook velho.

Apesar da crescente melhora nos notebooks, eles ainda precisam ser atualizados periodicamente. Isso deixa aos usuários a opção de vender ou fazer alguma outra coisa com o seu notebook antigo. Se você tem um notebook velho, aqui listamos alguns usos para ele.

Em tempos de obsolescência programada, é comum acumular dispositivos antigos em cantos, gavetas e mesas. Aqui trazemos cinco idéias interessantes para aproveitar seu velho amigo.

Avalie a condição do equipamento

Antes de mais nada, é preciso saber a situação do seu notebook. Ele ainda liga? Se o HD está estragado, a tela está quebrada ou está faltando teclas do teclado, talvez você deva descartar essa peça em um local apropriado.

O descarte de lixo eletrônico em locais inapropriados pode causar poluição. Portanto, para não contaminar o meio ambiente, procure em sua cidade empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem de eletrônicos.

Mas se o hardware ainda estiver bom, você tem muitas opções. O mais óbvio: formate o disco rígido e reinstale o Windows. Vale a pena considerar se você possui a mídia necessária (ou seja, um disco inicializável do Windows e / ou unidade USB), mas pode não ser necessário.

Supondo que a máquina execute uma versão mais antiga do Windows, talvez nem seja sensato do ponto de vista de segurança. Vamos dar uma olhada em algumas maneiras práticas e legais de dar uma nova razão de viver para seu notebook antigo.

1. Câmera de vigilância

Outra alternativa interessante é converter o dispositivo em uma "câmera de vigilância" para controlar o que acontece em casa quando você não está. Isso pode ser muito útil se você tiver filhos pequenos, ou apenas para estar alerta e detectar qualquer invasão quando você está fora.

O iSpy é um software de código aberto, simples de usar e gratuito. Mas se você deseja usar o sistema para controlar a casa remotamente, precisará pagar pelo serviço que custa US$ 7,95 por mês.

Outra opção é o Safe4cam, um programa gratuito que conta com um detector capaz de registrar e tirar fotos dos movimentos da casa (no caso de você querer monitorar uma casa vazia). O próprio APP envia as imagens a você por e-mail. Ele também integra um alarme que pode ser ativado automaticamente.

2. Console

Fliperama - Via Pinterest
Fliperama - Via Pinterest

Para quem quer viver uma experiência retrô de videogame, saiba que é possível transformar seu velho notebook em uma máquina de fliperama.

Para isso, você pode usar o MAME (Multiple Arcade Machine Emulator), que é capaz de emular mais de 6.400 títulos lançados entre os anos 70 e 90, e até alguns dos anos 2000.

Neste site você pode ler o que tem em cada uma das pastas que podem ser baixadas.

Você precisa baixar as ROMs, que é a versão do videogame compatível com o emulador. Existem páginas diferentes para instalar ROMs, como Naemdev e Coolrom.

Se você quiser dar uma estética de fliperama, poderá comprar caixas de fliperama de madeira e acoplar o notebook.

3. Roteador Wi-Fi

O computador antigo pode se tornar um centro de Wi-Fi (ponto de acesso) para amplificar o sinal, ou fornecer esse tipo de conexão a diferentes dispositivos.

Para começar com a metamorfose, você deve fazer o download de software como o Connectify ou o Virtual Router e, em seguida, configurar o sistema seguindo as etapas do próprio site.

É essencial lembrar de estabelecer uma senha robusta para impedir que outras pessoas usem essa conexão.

4. Player de áudio e filmes

Mesmo que você seja um viciado em serviços de streaming, como Spotify e Netflix, pode ser que tenha algumas música em MP3, podcasts, filmes ou programas de TV armazenados localmente. E o seu velho notebook pode atuar como um servidor de mídia.

"Softwares de teatro" como o Kodi podem fazer isso. Instale o software do servidor em qualquer dispositivo executando Linux, Windows, macOS, dispositivos iOS com jailbreak ou dispositivos Android com root.

O Plex possui a maioria dos recursos, e pode ser instalado em computadores Windows, macOS, Linux, FreeBSD e até dispositivos NAS de empresas como Synology, Netgear, QNAP e Drobo, entre outros.

O software de reprodução está disponível para todos os dispositivos que você pode imaginar: Apple TV, Roku, TiVo, Amazon Fire TV, Google Chromecast, Android TV, Android Auto, Nvidia Shield, Oculus Go, Samsung Gear VR e a maioria das TVs inteligentes, muitos jogos consoles, todos os PCs e dispositivos móveis - mesmo nos dispositivos Amazon Alexa com uma tela.

Nota: para obter o melhor desempenho, coloque o software do servidor no seu PC antigo com uma instalação limpa do sistema operacional, e dedique o sistema à reprodução de mídia, e nada mais.

5. Porta-retrato digital

Porta-Retrato Digital - Via esato
Porta-Retrato Digital - Via esato

Caso o teclado, mouse pad ou CD player esteja danificado, mas o restante do hardware esteja em boas condições, é possível transformar o notebook em um porta-retrato.

Basta montar uma apresentação com as fotos que estão no equipamento e, assim, você terá um bom sistema digital.

Então, esperamos que aqui você tenha encontrado uma nova missão para seu velho companheiro eletrônico. Você conhece outras formas de reaproveitar um notebook velho? Conte para a gente nos comentários!

Escolhas do editor
Priscilla Kinast

Redatora |

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.

Comentários
Minha foto
Insira um comentário