Seguimos na busca de novos modelos de notebooks para trazer aqui no Oficina da Net mais análises deste tipo. Buscando assim auxiliar você a escolher um novo notebook, seja para trabalho ou para simples diversão.

Depois de analisarmos um ultrabook para trabalho, o Zenbook 14 e o Acer Predator Helios 300, chegou a hora de falarmos um pouco sobre o Odyssey 2, notebook gamer, topo de linha da Samsung.

Será que ele entrega realmente tudo que um gamer exigente busca? Estamos falando de um Notebook que traz Intel Core i7 de nona geração, 16GB de RAM, NVidia GeForce 2060 e tela FullHD de 144Hz.

Design e construção

Estamos falando aqui da segunda geração da linha Odyssey, nas minhas contas deveríamos dizer terceira geração.

Odyssey, Odyssey Z e Odyssey 2
Odyssey, Odyssey Z e Odyssey 2

Digo isso pois o Odyssey Z está entre a linha Odyssey e Odyssey 2. Mas contrariando as expectativas, a linha Odyssey 2 traz um design sóbrio, todo preto, inclusive a logo da linha "Odyssey" que traz um desenho, sem textura, o mesmo presente em seu touchpad.

Podemos dizer que a Samsung trouxe um notebook para o segmento gamer, mas que atende também a outros nichos de mercado, pois não temos aqui, cores chamativas nem uma construção cheia de linhas arrojadas e nem angulosas e coloridas.

Odyssey 2 - Construção sólida e resistente.
Odyssey 2 - Construção sólida e resistente.

Seu corpo é todo em metal, a construção impressiona, é muito sólida e me surpreendeu positivamente quanto ao peso e dimensões. O Odyssey 2 é compacto e tem um peso confortável quando comparado a outros notebooks destinados ao segmento gamer. Entenda, ele não é leve, mas tem peso abaixo da média do segmento.

Tela e vídeo

O Odyssey 2 traz tela IPS com tratamento antirreflexo de 15,6" com bordas finas, tem resolução FullHD com taxa de atualização de 144Hz e G-SYNC e entrega gama de cores de 95% do sRGB e 72% do aRGB.

Tela 15,6 anti-reflexiva, FullHD, 144Hz com tecnologia GSync
Tela 15,6" anti-reflexiva, FullHD, 144Hz com tecnologia G-SYNC

Ao falar da tela não podemos deixar pra depois fazer referência a placa dedicada de vídeo, o modelo que recebemos traz uma NVidia GeForce RTX 2060 com 6GB de GRAM DDR6 com tecnologia Ray Tracing para jogos.

Teclado e Touchpad

O teclado chega no padrão português, ABNT2 (com ç) e assim como todos os notebooks com telas de 15,6 polegadas, traz teclado numérico separado na lateral direita.

As teclas do tipo chiclete são retroiluminadas na cor vermelha, que podem ser desligadas ou serem configuradas para três intensidades de retroiluminação. As teclas AWSD possuem cores diferenciadas do restante das teclas.

Teclado retroiluminado e touchpad com múltiplas funções por gestos.
Teclado retroiluminado e touchpad com múltiplas funções por gestos.

O teclado tem toque macio e preciso, a distância entre as teclas é estreita, talvez não agrade a todos, mas é uma troca justa pelo tamanho mais compacto do notebook.

O touchpad como citado anteriormente traz um desenho que o diferencia do restante do corpo do notebook, não existe textura, é apenas uma ilustração.

O touchpad é grande, bastante preciso e aceita gestos de pinça para ampliar e reduzir imagens, com três dedos, arrastando para baixo minimiza os aplicativos abertos, para cima traz os mesmos de volta para a área de trabalho, para os lados troca entre aplicativos, entre outras coisas.

Conectividade

O Odyssey 2 traz Rede Placa Wi-Fi 802.11 ac 2 2x2, Bluetooth v5.0 e placa de rede Gigabit Ethernet. Além disso conta com 1 porta HDMI, 1 porta USB-C (com suporte a vídeo e Thunderbolt 3), 3 portas USB3.0, 1 porta para Headphone out/Mic-in Combo.

Poderíamos ter mais portas, mas o design compacto e fino do Odyssey 2 impossibilitou por exemplo, trazer portas na parte de trás do notebook gamer.

Conexões à esquerda e direita, poderíamos ter portas traseiras adicionais, quem sabe na próxima geração.
Conexões à esquerda e direita, poderíamos ter portas traseiras adicionais, quem sabe na próxima geração.

Devemos considerar um ponto importante aqui, por se tratar de um notebook gamer, dificilmente o usuário usará o touchpad para controle durante os jogos, então uma porta de conexão USB já é usada para o mouse, existem aqueles que também acrescentam um teclado, lá se vão duas portas USB.

Sempre poderemos contar com HUBs USB para expandir as portas existentes, mas ninguém quer ter um notebook cheio de fios pendurados.

A porta USB-C tem função multipla aqui, podemos utilizá-la para transferir dados, carregar dispositivos secundários e até levar imagem à um monitor secundário.

Áudio e multimídia

O Odyssey 2 conta com tecnologia Dolby Atmos que oferece som nítido e imersivo. Quando ativado, você escutará todos os sons ao seu redor em espaço tridimensional utilizando os fones de ouvido e posso dizer que a sensação se dá até sem os fones.

Apesar da saída de som estar na parte de baixo do notebook, o som se propaga e parece reverberar por toda a parte de baixo do notebook. Eu diria que para o modelo que recebemos para teste, o som está acima da média.

Samsung Odyssey 2 traz áudio com tecnologia Dolby Atmos.
Samsung Odyssey 2 traz áudio com tecnologia Dolby Atmos.

Ao utilizar fones de ouvido ou headsets a experiência se torna ainda melhor. O áudio é alto, bem balanceado e com ótimos graves.

Na parte superior da tela, temos uma webcam que segue como as demais presentes no mercado, as imagens captadas por ela são apenas "ok" com o ambiente muito bem iluminado, com pouca luz as imagens captadas tem classificação regular.

Vale lembrar que alguns notebooks já passaram por aqui e todos possuem a mesma classificação. Acredito que já passou da hora das empresas lembrarem que geralmente quem compra um notebook gamer, fatalmente vai também em algum momento fazer a transmissão de seus jogos on-line, então valeria a pena dar atenção a qualidade de captação de imagem das webcams.

Performance e Hardware

Vamos às especificações, o Odyssey 2 que recebemos traz processador Intel Core i7 de nona geração, 9750H de 2.60GHz até 4.50GHz com 12MB de cache L3, 16GB de memória RAM DDR4 em 2 módulos de 8GB, um SSD NVMe com 512GB de capacidade e muita velocidade, além de um HDD de 1TB de capacidade para armazenamento de jogos e outros arquivos.

Renderização de vídeos

Utilizando o Davinci Resolve para edições de vídeo, em nossos testes o vídeo unboxing deste notebook que você pode ver no canal Tech Place Brasil, de 14 minutos, levou:

  • 25 minutos para ser renderizado a 4K
  • 14 minutos para renderizar a 1080p.

Lembrando que os arquivos de vídeo foram gravados em 4K e não tive problemas no Davinci durante o processo de edição com 4 arquivos em 4K na timeline.

Jogos - Taxa de quadros com configurações no máximo permitido

Testamos alguns jogos enquanto estávamos com o Odyssey 2. Veja o que conseguimos extrair da GeForce RTX2060.

  • League of Legends (245fps)
  • PUBG (98fps)
  • CS:GO (235fps)
  • Valorant (144fps)
  • Call of Duty Wafare (135fps)
  • Crysis 2 Maximum Edition (135fps),

Os dois últimos jogos listados seguem mal otimizados, incluí na lista de propósito, geralmente eles tem marcas péssimas em taxa de quadros e não foi o caso aqui.

Upgrade

O Odyssey 2 traz configurações que vão atender a praticamente a todos, em sua faixa de preço, mas mesmo assim a Samsung tomou o cuidado de incluir um slot adicional para mais um SSD NVMe caso o usuário queira adicionar mais capacidade de armazenamento e, poderá fazer também, upgrade de memória, o Odyssey 2 permite upgrade até 32GB de memória RAM DDR4. Então se você for fazer isso, terá que se desfazer dos dois módulos de 8GB presentes no notebook.

O Odyssey 2 aceita upgrade através de slot SSD M2 secundário e pode receber até 32GB de memória RAM (2 x 16GB).
O Odyssey 2 aceita upgrade através de slot SSD M2 secundário e pode receber até 32GB de memória RAM (2 x 16GB).

Falando em upgrade, fica aqui a crítica. Não existe porta de acesso rápido a memória e aos slots onde os SSDs estão e nem para o HD. Ou seja, temos que remover a tampa por completo. Apesar de termos poucos parafusos para remover, existem encaixes que devem ser abertos com muito cuidado e isso realmente dá um trabalho acima da média.

Sistema e Recursos

Windows 10

O Odyssey 2 chega com Windows 10 em sua versão Home Edition, assim como a maioria dos notebooks que traz o sistema da Microsoft. Bom não me aprofundarei aqui, todos conhecemos o Windows 10.

Odyssey Mode

Já o Odyssey Mode, vale alguns comentários, os usuários do Odyssey 2, tem a opção de 3 modos de uso, através da combinação de teclas Fn+F11, podemos alternar entre esses modos.

O modo base mantém o notebook com as configurações padrão do Windows 10. E os outros dois modos podem ser personalizados. Nestes modos podemos configurar recursos que somam na hora da jogatina.

Odyssey Mode possui três modos personalizáveis.
Odyssey Mode possui três modos personalizáveis.

Existem modos pré-definidos, FPS, RTS, RPG e AOS, cada um configura automaticamente o brilho da tela, as cores, filtro de luz azul e contraste. Tudo para melhorar a experiência durante cada tipo de jogo.

O Virtual Aim Point, trava uma mira no centro da tela para auxiliar o gamer durante as partidas do seu FPS preferido.

Jet Blade - Sistema de resfriamento

Não poderia falar da performance do Odyssey 2 sem falar de seu sistema de resfriamento. A Samsung traz nesse geração de notebooks gamer o sistema "Jet Blade", o sistema conta com duas ventoinhas (Dual Cooling) e cinco heatpipes. A Samsung promete que o sistema de resfriamento elimina o calor mantendo o melhor desempenho mesmo após o uso prolongado.

Infelizmente na prática isso não ocorre, novamente durante os testes com jogos a parte acima do teclado, que deveria enviar ar para dentro do sistema, praticamente ferve, deixando todo o conjunto com temperatura acima da indicada para que se tenha uma vida útil adequada para um investimento de quase R$9.000.

Sistema de resfriamento Jet Blade, os nomes mudam, mas infelizmente os problemas permanecem.
Sistema de resfriamento Jet Blade, os nomes mudam, mas infelizmente os problemas permanecem.

Não temos aquecimento na região do teclado, mas a parte superior do mesmo esquenta muito. A principio não temos componentes na região que possam sofrer com o aquecimento demasiado. Mas ao acionar o Odyssey Mode e ativarmos o overlay que traz informações como uso de RAM, CPU e GPU, além de claro, o FPS, temos o indicativo de temperatura da GPU que fica em torno de 72 graus e estranhamento a CPU mesmo com pouco mais de 50% de uso, quase 90 graus de temperatura.

Isso indica que de alguma forma o sistema Jet Blade pode não estar cumprindo a promessa de manter a temperatura sobre controle. Para referência o jogo utilizado foi o Call of Duty: Warfare em seu modo Warzone.

Já fiz análise de vários notebooks gamer e parece que isso é um problema que nenhum fabricante consegue resolver de forma adequada.

Autonomia de Bateria

Durante os testes o Odyssey 2 não surpreendeu, o notebook gamer não fica fora da tomada por muito tempo, que é um padrão do segmento, principalmente porque se você quiser ter toda a performance da placa de vídeo dedicada desse tipo de dispositivo, o mesmo deve estar ligado a sua fonte de energia.

Fora da tomada o Odyssey 2 entrega autonomia de cerca de 3 horas no modo de economia de energia e cai pra 2 horas de autonomia quando ativamos o modo performance.

A carga completa da bateria do Osyssey 2 da Samsung se dá em 2h30m.

Odyssey 2 (NP850XBC-XG1BR) - Especificações técnicas

  • Intel Core i7-9750H 6 núcleos 9ª geração - 12 MB de cache (2,6 GHz até 4,5 GHz)
  • 16 GB DDR4 2666 MHz (2x 8 GB dual-channel) - Expansível até 32 GB
  • HD de 1 TB 5400 RPM SATA III | SSD de 512 GB M.2 PCIe NVMe + slot M.2 livre
  • Vídeo dedicado NVIDIA GeForce RTX 2060 6 GB GDDR6
  • 15,6″ resolução Full HD (1920×1080 pixels) tipo PLS 144 Hz Antirreflexo
  • Retroiluminado em vermelho Padrão ABNT 2 (possui tecla "Ç")
  • Windows 10 Home
  • Multimídia Alto-falantes 3W estéreo ( 1.5 W x 2 ) Dolby Atmos / Microfone integrado / Webcam
  • Rede e comunicação: Placa Wi-Fi 802.11 ac 2 2×2 / Bluetooth v5.0 / Gigabit Ethernet [10/100/1000]
  • Portas e Conexões: 1x HDMI /1x USB-C / 3x USB3.0 / 1x Combo Fone e Microfone / 1x RJ45 (LAN) /1x Entrada Carregador
  • Segurança: Slot para trava de segurança / Módulo TPM
  • Dimensão (L x P x A) 357.6 x 270.5 x 19.9 mm (14.08? x 10.65? x 0.78?) - Peso 2,4 kg

Pontos Fortes

  • Compacto e leve (para o segmento)
  • Tela IPS FullHD anti reflexiva
  • construção sólida
  • Slot M2 extra para expansão
  • Sistema de áudio
  • Alta performance

Pontos negativos

  • Webcam Regular
  • Aquecimento demasiado quando muito exigido
  • Autonomia de Bateria
  • Preço elevado

Considerações finais e preço

O Odyssey 2 com a RTX 2060, teve seu preço de lançamento e que ainda está presente no site da Samsung de R$8.999 (Fast Shop - única loja que vende o produto oficialmente). Um preço elevado, mas que se manteve na faixa da concorrência que traz especificações semelhantes, com base no processadores de alta performance de nona e décima geração e placa de vídeo RTX da NVidia.

Para o público a que se destina, ter jogos rodando no máximo em suas configurações gráficas com taxa de quadros superiores a 80fps e quando reduzimos as configurações podermos chegar a mais de 240fps definitivamente é uma boa opção.

Além disso não podemos esquecer que os gamers na maioria das vezes reduzem as configurações dentro do jogo para terem o máximo de taxa de quadros possível. Então o Odyssey 2 atenderá bem a todos.

A tela tem um bom brilho e campo de visão. O SSD M2 entrega muita velocidade durante o uso, para se ter ideia, leva 10 segundos para desligar o sistema e ao abrir a tampa leva menos de 10 segundos para chegar a tela de login.