O mês de junho é lembrado no mundo todo como mês do orgulho LGBT+. A sigla, que também tem as variações LGBTQ+ e LGBTQIA, engloba uma grande variedade de orientações sexuais e identidades de gênero, como lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgênero e, inseridos no +, pessoas queer, assexuais, intersexuais e todas as demais e variadas identificações e orientações.

A origem da celebração do orgulho LGBT+ vem de 1969, especialmente do dia 28 de junho daquele ano, quando as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos, até hoje um marco da comunidade, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas com frequência no estabelecimento. O enfrentamento, contra a perseguição aos frequentadores do bar, deu origem à 1° parada do orgulho LGBT. Hoje, o evento é realizado em diversos pontos do mundo e, por causa da data, 28 de junho foi instituído como Dia do Orgulho LGBT+.

Uma das grandes lutas e reivindicações da comunidade LGBT+ é, justamente, por mais representatividade no cinema e mídia, criando identificação e normalizando as relações entre pessoas da comunidade na sociedade. E para celebrar a data e o mês do orgulho, separamos séries e filmes que estão disponíveis na Netflix que tratam da temática LGBT+, seja como centro da história ou com personagens que se identificam com alguma das variações de orientação sexual e identidade de gênero representadas pela bandeira do arco-íris.

Netflix: filmes e séries LGBT+ para assistir no mês do orgulho

As obras listadas abaixo são apenas algumas dentro de uma vasta categoria, que pode ser encontrada na Netflix. Se quiser sugerir outras produções que devem estar na lista, fique à vontade para comentar conosco! Nos conte também se você assistiu às obras e o que achou de cada filme ou série. Boa maratona!

L

Elisa y Marcela

Retrato de um amor sem fronteiras, em uma época em que tal atitude era ainda mais condenada do que os dias atuais, Elisa y Marcela é um drama biográfico, ou seja, baseado em uma história real. O filme retrata o primeiro casamento gay na Espanha, em 1901, quando Elisa Sánchez Loriga assume uma identidade masculina para se casar com outra mulher, Marcela Gracia Ibeas. As duas mulheres apaixonadas enfrentam inúmeros desafios em nome do amor que as une.

» Elisa y Marcela

Elisa y Marcela
Elisa y Marcela

Eu Me Importo

Marla Grayson é uma renomada guardiã legal que gosta de ficar com pessoas idosas e ricas. Às custas da última, ela leva uma confortável vida de luxo. Quando ela pensa ter encontrado uma nova vítima perfeita, descobre que a mesma guarda segredos perigosos. Com base nisso, Marla vai ter que usar toda sua astúcia se quiser continuar viva.

» Eu Me Importo

Eu Me Importo
Eu Me Importo

Vovó Saiu do Armário

Após se revelarem homossexuais e decidirem se casar, duas setentonas causam um alvoroço em suas famílias conservadoras e na sociedade a sua volta, chegando a colocar em risco o noivado de uma das netas. Nessa comédia, ambas as mulheres terão que lutar por aquilo que acreditam.

» Vovó Saiu do Armário

Vovó Saiu do Armário
Vovó Saiu do Armário

Rua do Medo: 1994

Rua do Medo é a adaptação da série de livros de mesmo nome de R.L. Stine. Depois da colega Heather (Maya Hawke) ser morta na saída do trabalho, um grupo de adolescentes passa a ser perseguido por um grupo de assassinos mascarados em 1994, na pequena cidade de Shadyside. Quando começam a investigar as mortes, eles descobrem que não são as primeiras vítimas e que a cidade tem uma longa história de assassinatos brutais que acontecem há anos. Agora eles precisarão descobrir uma forma de impedir os assassinos ou, então, não sobreviverão até o dia seguinte.

» Rua do Medo: 1994

First Kill

Juliette é uma vampira adolescente e está na idade certa para fazer sua primeira vítima. Para que seja considerada parte da família de vampiros, ela planeja matar Calliope, uma garota nova na cidade. No entanto, ela se surpreende quando descobre que Calliope é uma caçadora de vampiros, fazendo parte de uma tradicional família de caçadores. Calliope, por sua vez, também precisará colocar suas habilidades à prova muito em breve. Assim que se conhecem, surge uma química inegável entre Calliope e Juliette. Quando a notícia se espalha, o romance não é bem recebido por nenhum dos lados e um plano começa a tomar forma. Logo, as meninas descobrem que aniquilar uma a outra não será uma tarefa fácil.

» First Kill

Vídeo incorporado do YouTube

Ratched

Ratched se passa em 1947, enquanto a jovem Mildred Ratched (Sarah Paulson) inciava sua carreira profissional no sistema de saúde mental. No entanto, com o decorrer dos anos ela passou de uma simples enfermeira para um verdadeiro monstro, realizando uma série de assassinatos.

» Ratched

Ratched
Ratched

Feel Good

A vida de Mae Martin, uma humorista canadense que se mudou há pouco tempo para Londres e está tentando se acostumar com a nova rotina. Além de começar um namoro, ela ainda precisa lidar com o vício em álcool e outras drogas.

» Feel Good

Feel Good
Feel Good

G

Heartstopper

Baseada nos quadrinhos publicados na internet e que, posteriormente, se tornaram uma série de livros pela autora Alice Oseman, Heartstopper nos apresenta o romance vivido pelos jovens Charlie Spring e Nick Nelson. Charlie (Joe Locke) é um aluno muito dedicado, mas que tem sofrido bullying na escola de forma constante desde que se assumiu gay, o que resultou em uma personalidade bastante acanhada e insegura nos últimos tempos. Já Nick (Kit Connor), é super popular e querido por ser um excelente jogador de rugby. Quando os dois começam a sentar próximos todas as manhãs, eles desenvolvem uma amizade intensa e imprevisível, se aproximando mais a cada dia. Charlie logo percebe o que está sentindo por Nick, apesar de entender que se apaixonar por um amigo, ainda mais hétero, pode acabar sendo uma grande furada. No entanto, Nick também está em dúvida sobre como se sente a respeito de Charlie. Quem sabe talvez os dois garotos estejam prestes a descobrir que o amor pode funcionar de maneiras incríveis e surpreendentes.

» Heartstopper

Vídeo incorporado do YouTube

Um Crush para o Natal

Em Um Crush para o Natal, Peter está desesperado para evitar o julgamento da família por estar solteiro, por isso ele convence o seu melhor amigo Nick a fingir que é seu namorado durante as festas de fim de ano.

» Um Crush para o Natal

Vídeo incorporado do YouTube

Alex Strangelove

O jovem Alex está determinado a perder a virgindade com a namorada, mas tudo muda de figura quando ele conhece Elliot: um charmoso menino gay que sem querer põe Alex em uma jornada de autodescoberta. A obra, de 2018, é um retrato divertido e inspirador da trajetória em busca de autoconhecimento. Afinal, a vida e o amor podem ser bem mais complicados do que ele imaginava.

» Alex Strangelove

Alex Strangelove
Alex Strangelove

Special

Porque ser normal, se você pode ser especial? Ryan é um jovem gay e com uma leve paralisia cerebral, que decide deixar para trás os tempos de isolamento na busca da vida que sempre quis. Conquistar o primeiro emprego, morar sozinho e longe da mãe controladora e começar um relacionamento amoroso vão fazer com que ele diga adeus aos armários, sejam eles quais forem.

» Special

Special
Special

Grace and Frankie

Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin) estão encarando a temida "3ª idade", mas não da forma que imaginavam. Quando os seus respectivos maridos revelam que estão apaixonados um pelo outro, e planejam se casar, a vida delas é virada de cabeça para baixo. Agora, elas estão ligadas eternamente por esse acontecimento e, já rivais, descobrirão que podem ter que tomar conta uma da outra.

» Grace and Frankie

Grace and Frankie
Grace and Frankie

The Boys in The Band

The Boys In The Band é a adaptação da peça homônima de Joe Mantello. Em um apartamento no Upper East Side, Michael (Jim Parsons), um homossexual cínico com um estilo de vida de realeza, dá uma festa de aniversário para seu amigo outro amigo gay, Harold (Zachary Quinto).

» The Boys in The Band

The Boys in The Band
The Boys in The Band

B

Você nem imagina

Na produção mais nova desta lista, de 2020, Ellie Chu é a típica aluna deslocada que faz a lição de casa dos colegas por dinheiro, para contribuir com as contas em casa, onde mora com o pai. Secretamente, ela possui uma paixão pela bela Aster Flores que, por sua vez, tem um namorado. Quando Paul decide conquistar Aster, ele pede que Ellie escreva uma carta de amor, como se fosse um trabalho. A garota inteligente e estudiosa entra em conflito entre o que sente e a necessidade do pagamento. Amizades se formam e um elo liga os três, mesmo em meio às mentiras.

» Você nem imagina

Você nem imagina
Você nem imagina

Eu, tu e ela

A vida de casados de Jack e Emma já teve dias melhores, acabou caindo na rotina. Para apimentar a relação, eles decidem contratar uma acompanhante, Izzy que parece ser a solução para esquentar o clima, até o dia em que um deles se apaixona por ela. Ou seriam os dois? Não será fácil criar e manter um relacionamento, especialmente na comunidade tradicional em que vivem. A série, que iniciou em 2016, tem de tudo um pouco: comédia, drama e sexo.

» Eu, tu e ela

Eu, tu e ela
Eu, tu e ela

T

Laerte-se

Esta lista não estaria completa sem a presença da cartunista Laerte: ela passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Uma das artistas mais reconhecidas do Brasil, Laerte teve três filhos e passou por três casamentos. Ela foi a figura principal do primeiro documentário brasileiro da Netflix, em que reflete sobre a longa trajetória de sua autoaceitação como mulher e convida os espectadores a conhecer o seu mundo.

» Laerte-se

Laerte-se
Laerte-se

Revelação

O documentário Revelação oferece um novo olhar sobre a representatividade transgênera nos filmes, na televisão, seu impacto na vida americana e a forma com que Hollywood molda nossas ansiedades em relação ao tema.

» Revelação

Revelação
Revelação

+

Super Drags

Patrick, Donny e Ramon são três amigos que trabalham em uma loja de departamento. Durante o dia, eles precisam lidar com os cliente do local e o chefe implicantes, mas à noite eles se libertam e se transformam em três beldades repletas de brilho: Lemon Chiffon, Safira Cian e Scarlet Carmesimem. juntas, elas são as Super Drags.

» Super Drags

Vídeo incorporado do YouTube

Queer Eye

Prepare-se para conhecer os cinco fabulosos: Antoni Porowski, especialista em comida e vinho; Tan France, especialista em moda; Karamo Brown, especialista em cultura; Bobby Berk, especialista em design; e Jonathan Van Ness, especialista em cuidados pessoais. Eles te farão chorar, gargalhar e se apaixonar. Em grandes transformações, eles irão guiar homens e mulheres no caminho da auto aceitação, do sucesso e do autoconhecimento, levando consigo as experiências pessoais e a personalidade particular de cada um.

» Queer Eye

Queer Eye
Queer Eye

Crônicas de São Francisco

Crônicas de São Francisco marcou gerações nas primeiras exibições, que ganharam uma continuação em 2019, produzida pela Netflix. Na nova história, depois de muito tempo, Mary Ann Singleton volta a San Francisco e se reúne à comunidade dos moradores de 28 Barbary Lane, mas nem todos ficam felizes com o retorno. Entre descobertas e memórias, a comunidade terá que se unir ainda mais frente a um embate. E, de bônus, a Netflix ainda oferece as temporadas da série exibidas originalmente em 1993, 1998 e 2001.

» Crônicas de São Francisco

Crônicas de São Francisco
Crônicas de São Francisco

RuPaul's Drag Race

RuPaul's Drag Race é o reality, idealizado e apresentado pela famosa dragqueen RuPaul, que procura as dragqueens que tenham carisma, coragem e talento para suceder ao título America's Next Drag Superstar, em tradução literal Próxima Drag Superstar da América.

» RuPaul's Drag Race

RuPaul
RuPaul's Drag Race

Sex Education

Tratando diretamente e indiretamente as questões de orientação sexual, de uma forma leve e descontraída, Sex Education foi lançada em 2019. Na história, o inseguro Otis manja tudo quando o negócio é aconselhamento sexual, graças à sua mãe sexóloga. Criando, junto com Maeve, uma clínica de terapia na escola, onde o que não faltam são dúvidas e inexperiência, Otis muda a forma como muitos veem o sexo no decorrer da trama. Todos os personagens, de uma forma ou de outra, enfrentam medos e obstáculos quando o assunto é sexualidade. E nós damos várias risadas com toda a bagunça que ele forma!

» Sex Education

Sex Education
Sex Education