Os documentários são muito mais do que simples obras cinematográficas; são verdadeiros retratos da realidade. Eles revelam cenários tristes, traduzem histórias inspiradoras e desenterram verdades que muitos preferem ignorar. Como elementos sociais, os documentários proporcionam uma perspectiva única sobre os hábitos do cotidiano, ajudando-nos a entender a história. Além disso, eles também nos permitem mergulhar na vida e carreira de grandes artistas.

De forma cada vez mais irreverente, os documentários conquistam um espaço crescente nas plataformas de streaming, e a Netflix é um ótimo exemplo disso. Selecionamos algumas produções que refletem a pluralidade de temas e abordagens, todas disponíveis no catálogo. Desde documentários que retratam a Segunda Guerra Mundial até aqueles que nos aproximam do universo da Taylor Swift; de obras que nos levam a conhecer mais sobre a Inteligência Artificial e a viajar até o fundo do oceano para ver o Titanic mais uma vez. Veja a lista completa com os melhores documentários para assistir na Netflix em 2023.

Os melhores documentários para ver na NETFLIX

Sem mais delongas, vamos à lista! E, lembre-se: se você assistir alguma das obras, volte aos comentários depois e nos conte o que achou! Se tiver outra obra para sugerir, que você acha que devesse estar na lista, sinta-se à vontade para compartilhar conosco. Boas descobertas documentais!

De Tirar o Fôlego

Em um universo paralelo de aventuras esportivas, os caminhos da destemida mergulhadora premiada e do experiente especialista em segurança se cruzaram de forma inesperada. Nesta emocionante história, somos levados a testemunhar as façanhas incríveis e os perigos inimagináveis que aguardam aqueles que perseguem seus sonhos nas profundezas do oceano.

» De Tirar o Fôlego

De Tirar o Fôlego
De Tirar o Fôlego

Explorando o Desconhecido: Robôs Assassinos

No coração do complexo militar-industrial, está em desenvolvimento um novo tipo de soldado. Robôs dotados de inteligência artificial estão transformando a natureza da guerra, assumindo cada vez mais a responsabilidade de tomar suas próprias decisões no campo de batalha. Este filme acompanha soldados e cientistas em uma corrida para construir essas tecnologias, ao mesmo tempo em que ativistas embarcam em uma missão para expor o potencial perigoso dessas inovações.

» Explorando o Desconhecido: Robôs Assassinos

Explorando o Desconhecido: Robôs Assassinos
Explorando o Desconhecido: Robôs Assassinos

Pamela Anderson - Uma História de Amor

Pamela Anderson - Uma História de Amor lança um olhar intimista e humanizador sobre uma das loiras mais famosas do mundo. Abordando aspectos da vida e da carreira de Pamela, este documentário mostra sua trajetória de garota do interior a símbolo sexual, atriz, ativista e mãe dedicada.

» Pamela Anderson - Uma História de Amor

Pamela Anderson - Uma História de Amor
Pamela Anderson - Uma História de Amor

Irmãos por Escolha

Nesse filme documental brasileiro acompanhamos o caminho de jovens ao se tornarem oficiais militares. Uma visão de dentro das Agulhas Negras, a maior academia militar do Brasil. Vivencie o dia a dia dos soldados, o processo de amadurecimento dos soldados e a superação a cada obstáculo vencido.

» Irmãos por Escolha

Irmãos por Escolha
Irmãos por Escolha

Fantasmas do Abismo

James Cameron lidera uma expedição de pesquisa abrangente dos destroços do Titanic, acompanhado por uma equipe composta por cientistas, cineastas e historiadores. Juntos, eles embarcam em uma missão emocionante para explorar cada detalhe dos escombros do lendário navio afundado.

» Fantasmas do Abismo

Fantasmas do Abismo
Fantasmas do Abismo

Elas Contra O Serial Killer

Em "Elas Contra o Serial Killer", mergulhe em uma história verídica que se desenrola nos corredores sombrios da Paris dos anos 1990. Neste documentário, testemunhe a jornada de duas mulheres, unidas por uma determinação inabalável em enfrentar o mal que assolou a cidade. Uma chefe de polícia destemida e incisiva, Marie Leclerc, lidera a equipe encarregada de capturar um elusivo e sádico serial killer que espalha terror e morte pelas ruas parisienses. Enfrentando pressões políticas e obstáculos inimagináveis, Marie dedica-se de corpo e alma a desvendar a mente do assassino e impedir que ele deixe mais vítimas em seu rastro de destruição.

» Elas Contra O Serial Killer

Elas Contra O Serial Killer
Elas Contra O Serial Killer

O Rei dos Clones

Este documentário aborda a trajetória do veterinário Hwang Woo-suk, que também foi professor de teriogenologia e biotecnologia na Universidade Nacional de Seul. No entanto, a carreira do professor foi manchada por uma série de descobertas de crimes e violações éticas cometidos em nome da ciência, resultando em sua remoção da profissão. Durante sua carreira, Hwang Woo-suk ganhou destaque na comunidade científica por suas alegações revolucionárias relacionadas à clonagem de animais e pesquisa em células-tronco.

» O Rei dos Clones

O Rei dos Clones
O Rei dos Clones

O Golpista do Tinder

No documentário O Golpista do Tinder, não é fácil encontrar o amor online, então quando Cecilie dá "match" com um belo playboy bilionário, ela acredita cegamente que pode ser o homem dos seus sonhos. Mas os sonhos não são realidade e quando ela descobre que esse empresário internacional não é quem diz ser, já é tarde demais. Onde este conto de fadas termina, começa um thriller de vingança, que acompanha a história real do israelense Shimon Hayut, um vigarista conhecido por ganhar a confiança de mulheres no Tinder e aplicar golpes nas vítimas. Ele se passava por Simon Leviev, um magnata do ramo dos diamantes, e conquistava mulheres na internet, roubando milhões de dólares delas. Agora, algumas vítimas querem vingança. O filme conta com diversas entrevistas de mulheres prejudicadas pelo israelense.

» O Golpista do Tinder

O Golpista do Tinder
O Golpista do Tinder

Misha e os Lobos

Misha e os Lobos é o dramático conto sobre uma mulher sobrevivente do holocausto que viveu entre lobos para sobreviver. Ela publicou uma biografia sobre sua trajetória e conquistou o mundo. Mas um desentendimento com seu editor trouxe um grande conspiração: seria toda sua biografia uma mentira?

» Misha e os Lobos

Misha e os Lobos
Misha e os Lobos

O Dilema das Redes

O Dilema das Redes nos mostra como os magos da tecnologia possuem o controle sobre a maneira em que pensamos, agimos e vivemos. Frequentadores do Vale do Silício revelam como as plataformas de mídias sociais estão reprogramando a sociedade e sua forma de enxergar a vida.

» O Dilema das Redes

O Dilema das Redes
O Dilema das Redes

Atleta A

Em Atleta A, acompanhamos os depoimentos dos repórteres que evidenciaram a história sobre os abusos sexuais cometidos pelo médico da equipe nacional de ginástica dos EUA, Larry Nassar, e também o depoimento de grandes ginastas, como Maggie Nichols.

» Atleta A

Atleta A
Atleta A

Os Segredos de Saqqara

Os Segredos de Saqqara é um documentário que acompanha um grupo de arqueólogos investigando alguns segredos do Egito Antigo. Nessa jornada, a equipe descobre antigos artefatos e surpreendentes relíquias do passado em uma tumba, no sítio arqueológico Saqqara.

» Os Segredos de Saqqara

Os Segredos de Saqqara
Os Segredos de Saqqara

Mistérios sem Solução

Mistérios Sem Solução é uma série documental da Netflix que conta casos reais que não foram esclarecidos. Dentre os temas, estão desaparecimentos misteriosos, mortes chocantes e até supostos encontros paranormais.

» Mistérios sem Solução

Mistérios sem Solução
Mistérios sem Solução

Street Food: América Latina

Esta série documental narra a perseverança e a humildade de alguns dos heróis e heroínas da comida de rua local. Com seis episódios, a produção explora a gastronomia de países como Brasil, Argentina, México, Peru, Bolívia e Colômbia.

» Street Food: América Latina

Street Food: América Latina
Street Food: América Latina

Minha História

Destacando o poder da união entre a comunidade durante os 8 anos de seu mandato e o de seu marido e o poder da conexão quando ouvimos histórias, o longa conta uma parte da jornada da advogada, escritora e ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

» Minha História

Minha História
Minha História

Grandes Momentos da Segunda Guerra em cores

A série documental, explora diversos momentos de uma das épocas mais sangrentas da humanidade, com o apoio de historiadores e gravações restauradas e coloridas de confrontos históricos como Dia D e o ataque japonês a Pearl Harbor.

» Grandes Momentos da Segunda Guerra em cores

Grandes Momentos da Segunda Guerra em cores
Grandes Momentos da Segunda Guerra em cores

Os último Czares

É uma série que ao mesmo tempo que dramatiza uma história, conta com depoimentos de historiadores que compreendem o tema que está sendo abordado, isto é, a família Romanov e o reinado de Nicolau.

» Os último Czares

Os último Czares
Os último Czares

Taylor Swift: Miss Americana

Em Taylor Swift: Miss Americana, a cantora relata detalhes pessoais e de como é ter apenas 30 anos e ser a artista feminina mais premiada da história do AMAs e ter 10 Grammys. Após passar por controvérsias na carreira e vida pessoal, ela resolveu assumir seu papel como intérprete, compositora e uma mulher influente.

» Taylor Swift: Miss Americana

Taylor Swift: Miss Americana
Taylor Swift: Miss Americana

Bandidos na TV

Este é um documentário baseado em fatos reais sobre o apresentador de televisão e político brasileiro Wallace Souza, acusado de ordenar uma série de assassinatos para melhorar os índices de audiência de seu popular programa de televisão Canal Livre.

» Bandidos na TV

Bandidos na TV
Bandidos na TV

Homecoming: A Film by Beyoncé

Documentário sobre a aclamada apresentação de Beyoncé no Festival Coachella 2018, mostrando como foi tal processo criativo, revelando imagens de arquivo pessoal, e focando no desejo da artista em celebrar a cultura negra.

» Homecoming

Homecoming
Homecoming

Secreto e Proibido

Elas viveram um amor secreto em tempos difíceis. Mas sair do armário mesmo depois de tantos anos também tem seus próprios desafios.

» Secreto e Proibido

Secreto e Proibido
Secreto e Proibido
O que achou dos documentários disponíveis na Netflix? Deixe sua opinião.