Ainda não é possível dizer que a hegemonia dos conteúdos cinematográficos americanos foi derrotada - mas certamente já foi abalada por outras nacionalidades de filmes e séries. Um exemplo são as produções espanholas, que, de um tempo para cá, caíram nas graças de grande parte do público, especialmente com destaques recebidos nas plataformas de streaming. Sendo assim, temos aqui 15 séries espanholas que vale a pena assistir na Netflix em 2023.

Não é possível saber qual foi a primeira produção que fez sucesso aqui no Brasil vinda da Espanha, mas arrisco dizer que uma das mais conhecidas é La Casa de Papel, seguida por Elite. E, consequentemente ao crescimento do público destas produções, aumenta também o número de séries produzidas na Espanha que chegam ao catálogo da Netflix. Agora vamos conferir quais são as séries espanholas indicadas para assistir no streaming.

15 séries espanholas para assistir na Netflix em 2023

Cada dia mais as produções espanholas investem em recursos, nível técnico e bons roteiros. Pensando nestas características, nós, do Oficina da Net, fizemos um levantamento com quinze produções para quem adora uma obra espanhola ou quem quer dar uma chance a este ramo cinematográfico. E tem série para todos os gostos! Dá só uma olhada:

1- Apaixonados Outra Vez

Irene (Georgina Amorós) e Julio (Franco Masini) vivem um romance digno de cinema: cheio de idas e vindas. A aspirante a cineasta tem sua vida virada de cabeça para baixo quando conhece o ator e, a partir de então, se apaixonam e se afastam muitas vezes. Será que o amor vencerá todas as reviravoltas dessa montanha-russa de emoções?

» Apaixonados Outra Vez

2 - Smiley

A série surgiu de uma peça de teatro de Guillem Clua e na história fala de dois homens enfrentando seus medos, inseguranças e oportunidades perdidas em busca de um amor verdadeiro em Barcelona. Uma mensagem de voz enviada por engano aproxima o barman Álex e o arquiteto Bruno.

» Smiley

Smiley
Smiley

3 - Bem-Vindos ao Éden

Um grupo de jovens atraentes, populares nas redes sociais, recebem uma mensagem: você está feliz? Com essa pergunta, eles são convidados por uma marca de bebida para comparecer a uma festa mega exclusiva em uma ilha remota, longe de tudo e de todos. O que começa como uma animada jornada ao paraíso de exclusividade, se torna rapidamente um pesadelo quando eles percebem que talvez aquele lugar não seja o que parece. Após experimentarem a bebida servida na celebração, no dia seguinte, tudo muda para a influencer Zoa e os outros convidados. Sem vestígios do que aconteceu ou outras pessoas por perto, logo eles descobrem a misteriosa comunidade "Fundação Éden", uma instituição fundada pelo casal Astrid e Erik. A fundação funciona como uma colmeia, com reuniões frequentes de meditação e cheia de jovens como eles. Depois do contato com a Fundação Éden, surgem ainda mais perguntas a serem respondidas.

» Bem-Vindos ao Éden

Bem-Vindos ao Éden
Bem-Vindos ao Éden

4 - O Vizinho

Baseada nos quadrinhos de Santiago García e Pepo Pérez, a trama gira em torno de Javier, um homem comum na casa dos 30 anos, negligenciado sua vida e seu relacionamento. Após ganhar superpoderes, ele terá de aprender a lidar com suas novas responsabilidades e com as consequências de ser um super-herói. Principalmente se quiser manter sua identidade em segredo, mas não sem se envolver em muitas encrencas.

» O Vizinho

Vídeo incorporado do YouTube

5 - Sky Rojo

A série acompanha Coral (Verónica Sánchez), Wendy (Lali Espósito) e Gina (Yany Prado), três prostitutas tentando fugir do cafetão Romeo (Asier Etxeandia) e seus capangas para receberem a liberdade de volta. Nesta jornada caótica, as mulheres embarcam juntas e enfrentam perigos de todos os tipos, enquanto vivem cada segundo como se fosse o último. Só então, elas percebem que são mais fortes e têm muito mais chances para recuperar suas vidas quando estão unidas. Ao passarem por todas as dificuldades e verdades, eles fortalecem a amizade acima de tudo.

» Sky Rojo

Sky Rojo
Sky Rojo

6 - Elite

Em Elite, depois de um problema na escola que frequentam, três alunos do ensino público são transferidos para Las Encinas, a melhor e mais exclusiva escola na Espanha, onde os filhos da elite estudam. O choque entre os menos favorecidos e aqueles que têm tudo culmina em um assassinato.

» Elite

Vídeo incorporado do YouTube

7 - Valéria

Valéria, uma escritora, está em crise, tanto na vida profissional quanto na matrimonial. Mas ela não está sozinha: suas três melhores amigas Carmen, Lola e Nerea estão prontas para acolhê-la e apoiá-la.

» Valéria

Valéria
Valéria

8 - Zona de Separação

Em 2045 a Espanha mudou muito depois de um vírus ter infectado grande parte da população 25 anos antes, em 2020. Embora a vida nas áreas rurais se torne quase impossível, a capital foi dividida em duas regiões isoladas: o setor 1 (o do governo e dos privilegiados) e o setor 2 (para a população restante). A única maneira de ir de uma área para outra é atravessar a cerca que os separa.

» Zona de Separação

Zona de Separação
Zona de Separação

9 - Bem-vindo à Família

A série Bem-vindo à família é uma produção original da Netflix de 2018. Não recomendado para menores de 16 anos. Quando descobrem que foram deixadas de fora do testamento, a segunda mulher e a filha do falecido unem forças para encobrir sua morte.

» Bem-vindo à Família

Bem-vindo à Família
Bem-vindo à Família

10 - La casa de Papel

Um misterioso homem que atende pela alcunha de "Professor" (Álvaro Morte) planeja o maior assalto a bancos da história. Para colocar seu plano em prática, ele monta uma equipe de oito habilidosos ladrões que terão de invadir a Casa da Moeda de Madri e roubar 2 bilhões de euros.

» La casa de Papel

La Casa de Papel
La Casa de Papel

11 - Toy Boy

A primeira temporada de Toy Boy tem 10 episódios e conta a história de Hugo Beltrán (Jesús Mosquera), um stripper que, após anos na prisão, ganha liberdade condicional e tenta provar, antes do novo julgamento, que sua amante armou para incriminá-lo pelo assassinato do marido.

» Toy Boy

Vídeo incorporado do YouTube

Veja também:

12 - Vis a Vis

Vis a Vis segue as desventuras de Macarena Ferreiro, uma jovem ingênua que se apaixonou pelo patrão e agora está presa por causa dele. Acusada de cometer quatro crimes fiscais, ela precisa enfrentar o choque emocional que é estar na cadeia, enquanto sua família procura um jeito de pagar a fiança e libertá-la da Penitenciária de Cruz del Sur.

» Vis a Vis

Vídeo incorporado do YouTube

13 - As telefonistas

Quatro jovens mulheres de diferentes partes da Espanha chegam à Madri para trabalhar na única empresa de telefonia da Península Ibérica. Em meio ao cenário mais progressista do país, elas aprendem a lidar com traições e embarcam em uma jornada à procura de sucesso.

» As telefonistas

As telefonistas
As telefonistas

14 - Alto Mar

Anos 1940. Carolina (Alejandra Onieva) e Eva (Ivana Baquero) são duas irmãs que partem da Espanha rumo ao Rio de Janeiro em um navio transatlântico à procura de um futuro melhor.

» Alto Mar

Vídeo incorporado do YouTube

15 - Hache

Hache é baseada em uma história real e narra a vida de Helena uma mulher no centro do tráfico de heroína na Barcelona dos anos 60.

» Hache

Vídeo incorporado do YouTube