Todos os segredos que as páginas dos livros guardam também podem ser compartilhados com as telas. É possível experimentar as aventuras, peripécias e emoções por meio das cenas, músicas e detalhes - sem perder a magia que só as boas histórias proporcionam. E são essas belas adaptações literárias que trazemos nas dicas do dia! Trago abaixo para você, que ama uma boa história, uma lista com filmes novos e clássicos, de 1993 até 2020, para todos os gostos. Só para dar um gostinho do que vem pela frente, adianto que há diferentes gêneros, entre romance, drama e suspense, e uma história mais incrível que a outra. E o melhor: todas disponíveis na Netflix!

Filmes inspirados em livros para ver na Netflix

Enfim, está na hora da lista! Já prepara a sua listinha e vai riscando um por um depois de assistir - e não esquece de comentar aqui com a gente o que achou de cada obra, tá? E, se tiver sugestões para a lista, não se acanhe: é só comentar! Pipoca pronta? Vamos às dicas!

Os Irmãos Willoughby

Os Irmãos Willoughby, Tim, Jane e seus irmãos gêmeos, possuem pais com temperamentos egoístas. Para se livrar deles e formar a família que desejam, eles bolam um plano para enviá-los em uma viagem de férias. Nessa aventura, os irmãos acabam descobrindo o verdadeiro significado da palavra família.

» Os Irmãos Willoughby

Os Irmãos Willoughby
Os Irmãos Willoughby

Naomi, Ely e a Lista de Não Beijos

O filme Naomi, Ely e a Lista de Não Beijos é baseado em um livro, de mesmo nome (Galera Record, 2015, 256 páginas), escrito por David Levithan e Rachel Cohn. A obra conta a história de dois calouros da Universidade de Nova York e vizinhos de infância, Naomi e Ely. Eles são apaixonados um pelo outro desde sempre, mesmo que Ely não se sinta atraído por garotas. Embora Naomi e Ely saiam com outras pessoas, eles criam "A Lista do Não Beijo" para evitar que se apaixonem por outro alguém. Mas a união deles é testada quando Ely se apaixona pelo garoto com quem Naomi está saindo.

» Naomi, Ely e a Lista de Não Beijos

Naomi, Ely e a Lista de Não Beijos
Naomi, Ely e a Lista de Não Beijos

Para todos os garotos que já amei

Para quem ama um clichê (literário e cinematográfico), Para todos os garotos que já amei (Intrínseca, 2015, 320 páginas) é a aposta perfeita. O filme - original Netflix - foi lançado em 2018 e é baseado no livro de mesmo nome, da autora Jenny Han. A obra conta a história da doce Lara Jean (Lana Condor), uma adolescente que escreveu uma carta para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

» Para todos os garotos que já amei

Para todos os garotos: P.S. Ainda amo você

Mas é claro que a história de Lara Jean e Peter Kavinsky (Noah Centineo) não acabaria em um filme (já que são três livros publicados). A sequência foi lançada pela Netflix neste ano (2020) e já conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Em P.S.: Ainda amo você (Intrínseca, 2016, 204 páginas), ela tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. E, nas telas, essa história consegue ser ainda mais emocionante.

» Para todos os garotos: P.S. Ainda amo você

Para todos os garotos: P.S. Ainda amo você
Para todos os garotos: P.S. Ainda amo você

O menino que descobriu o vento

Uma história de drama e emoção, O menino que descobriu o vento, lançado em 2019, é baseado no livro de memórias que carrega o mesmo nome (Objetiva, 2011, 288 páginas), de William Kamkwamba e Bryan Mealer. O filme britânico conta a história de William Kamkwamba (Maxwell Simba). Sempre se esforçando para adquirir conhecimentos cada vez mais diversificados, o jovem do Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.

» O menino que descobriu o vento


Como eu era antes de você

Voltando aos romances... Como eu era antes de você (Intrínseca, 2013, 320 páginas) é um livro de Jojo Moyes, que serviu de inspiração para o filme de mesmo nome, lançado em 2016. A obra conta a história de Louisa Clark (Emilia Clarke) que, aos 26 anos, não tem muitas ambições. Até que ela precisa procurar um novo emprego e consegue trabalho como cuidadora de um homem tetraplégico. Will Traynor (Sam Claflin), de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

» Como eu era antes de você

A escolha

Travis Parker (Benjamin Walker) é um aspirante a veterinário que se apaixona por Gabby Holland (Teresa Palmer), quando ela se muda para a vizinhança. A moça o instiga logo de cara e faz com que os dois se entreguem a uma relação que nenhum deles esperava. Essa é a história de A escolha, filme lançado em 2016, inspirado na obra de Nicholas Sparks do mesmo nome (Novo Conceito, 2012, 307 páginas). Mas o caminho do verdadeiro amor tem um obstáculo: os dois já estão comprometidos.

» A escolha

A escolha
A escolha

Animais Fantásticos e onde habitam

Lançado em 2016, o filme Animais fantásticos e onde habitam é inspirado no livro de mesmo nome (Rocco, 2001, 64 páginas) da autora J.K. Rowling - sob o pseudônimo de Newt Scamander. A obra (tanto literária quanto cinematográfica) faz parte do universo da saga de Harry Potter, também de J.K. No filme, conhecemos o excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne). Ele chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que seus colegas ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.

» Animais Fantásticos e onde habitam

Deixe a neve cair

Falando de adaptações literárias, não tem como deixar John Green de fora da lista. Ele é o autor de Deixe a neve cair (Rocco, 2013, 257 páginas), juntamente com os autores Maureen Johnson e Lauren Myracle. A história se passa quando uma forte nevasca atinge a cidade de Gracetown na véspera de Natal e a transforma em um inesperado refúgio romântico. Um trem retido no meio do nada, uma corrida com os amigos no frio congelante e lidar com a tristeza da perda do namorado ideal. Três histórias de amor distintas que se conectam entre si.

» Deixe a neve cair

O melhor de mim

Adolescentes, Amanda (Liana Liberato) e Dawson (Luke Bracey) se apaixonam. O pai da garota não aprova o relacionamento e, com o passar do tempo, os jovens acabam se afastando e tomando rumos diferentes. Duas décadas mais tarde um funeral faz com que os dois (Michelle Monaghan e James Marsden) voltem à cidade natal e se reencontrem. Este é o enredo de O melhor de mim, filme de 2014 inspirado na obra de Nicholas Sparks (Arqueiro, 2014, 272 páginas). Chegou o momento de ver se os sentimentos persistem e avaliar as decisões que tomaram na vida.

» O melhor de mim

A vida secreta de Zoe

A vida secreta de Zoe é o primeiro filme baseado num romance da escritora de livros eróticos Zane, publicado em 1998. Na história, Zoe Reynard (Sharon Leal) tem uma vida estável: ela é uma profissional respeitada, está casada com o homem que ama desde a infância, e tem três filhos. Mas esta mulher tenta esconder uma compulsão cada vez maior por sexo. Zoe já sai com um artista, com quem passa várias noites, e também com um homem violento, que ameaça machucá-la. Antes que estas relações passem dos limites demais, ela decide procurar uma terapeuta, para quem conta todas as suas histórias. Enquanto Zoe multiplica os encontros e os novos parceiros sexuais, ela tenta esconder a vida dupla da família e dos amigos. Atenção: a classificação do filme é de 16 anos.

» A vida secreta de Zoe

A vida secreta de Zoe
A vida secreta de Zoe

Milagres no paraíso

A família Beam vive em uma confortável casa, junto com cinco cachorros, e acaba de abrir uma clínica veterinária. Cristãos convictos, os Beam vão à igreja com frequência. Um dia, uma das filhas, Annabel (Kylie Rogers) começa a sentir fortes dores na região do abdômen. Após muitos exames, é constatado que a garota possui um grave problema digestivo. Tal situação faz com que Christy (Jennifer Garner) busque a todo custo algum meio de salvar a vida da filha, ao mesmo tempo em que se afasta cada vez mais de sua crença em Deus. O enredo é do filme Milagres no paraíso, de 2016, inspirado no livro de mesmo nome (Travessa, 2016, 224 páginas). A obra literária foi escrita por Christy Wilson Beam sobre a história real que viveu com a família. Milagres do Paraíso é a história verídica de uma garotinha, sua viagem ao céu e sua cura impressionante.

» Milagres no paraíso

Milagres no paraíso
Milagres no paraíso

Dumplin’

A obra original Netflix foi lançada em 2018, três anos após o lançamento do livro de mesmo nome (Balzer + Bray, 2015, 384 páginas). Na trama, Willowdean Dickson (Danielle Macdonald), é uma jovem acima do peso e bastante confiante com o próprio corpo, apesar de não ter o respeito de sua mãe, uma ex-miss (Jennifer Aniston). Quando se apaixona pelo atleta Bo (Luke Benward) e começa a ter inseguranças. Will decide entrar num concurso de beleza como forma de protesto.

» Dumplin'

Um homem de sorte

Abram alas que Zac Efron chegou na nossa lista! Em Um homem de sorte, ele interpreta, o fuzileiro Logan Thibault. Em meio a uma batalha em plena Guerra do Iraque, encontra no chão a foto de uma mulher desconhecida. Ele a guarda e passa a cuidá-la como se fosse um talismã, prometendo que, caso sobreviva à guerra, irá encontrá-la. Meses depois, ele retorna aos Estados Unidos e passa a pesquisar onde ela poderia morar a partir de pistas dadas pela própria foto. Ele a encontra em um canil, onde trabalha juntamente com a avó (Blythe Danner) e vive com o filho pequeno (Riley Thomas Stewart). Logan passa a também trabalhar no canil, sem revelar o verdadeiro motivo pelo qual chegou até ele. O filme, de 2012, e inspirado no livro de Nicholas Sparks de mesmo nome (Novo Conceito, 2011, 352 páginas).

» Um homem de sorte

Um homem de sorte
Um homem de sorte

Carol

Carol é a adaptação do romance The Price of Salt, escrito por Patricia Highsmith sob o pseudônimo de Claire Morgan. Em 1990, a obra foi republicada com o título "Carol". Na obra cinematográfica, de 2015, a jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e embarcam em um verdadeiro carrossel de emoções ao se envolverem em um romance proibido em plena década de 1950.

» Carol

Carol
Carol

Bird Box (Caixa de pássaros)

Com mais de 160 mil exemplares vendidos no Brasil, Caixa de pássaros (Intrínseca, 2015, 272 páginas) é inspiração para o filme da Netflix estrelado por Sandra Bullock e lançado em 2018. Na obra, Malorie (Sandra Bullock) e seus filhos estão em um mundo pós-apocalíptico e precisam chegar em um refúgio para escapar do Problema, criaturas que ao serem vistas fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança. Com uma trama cheia de suspense e terror psicológico, Caixa de pássaros explora a essência do medo em um mundo pós-apocalíptico.

» Bird Box

Clássicos

Comer Rezar Amar

Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo: marido, trabalho e amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. Ela parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de autoconhecimento. Essa trajetória é mostrada no filme Comer Rezar Amar, inspirado no livro de mesmo nome (Objetiva, 2008, 342 páginas), da escritora Elizabeth Gilbert. Será que ela vai encontrar boa comida, espiritualidade e um amor verdadeiro?

» Comer Rezar Amar

Comer Rezar Amar
Comer Rezar Amar

Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupas

Filmes para toda a família? Tem também! As Crônicas de Nárnia é uma série clássica escrita por C. S. Lewis. O filme O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa foi inspirado no livro de mesmo nome e que é um dos mais conhecidos da série. No filme, de 2005, Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley) são quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Eles vivem na propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Este novo mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, que já foi pacífico mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.

» Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupas

Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupas
Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupas

Um porto seguro

Quando uma misteriosa mulher chamada Katie (Julianne Hough) se muda para a pequena cidade de Southport, Carolina do Sul, seus novos vizinhos começam a levantar questões sobre seu passado. Bela e discreta, ela evita qualquer tipo de laço pessoal com os outros habitantes da região até que conhece o charmoso Alex (Josh Duhamel), um homem gentil, viúvo e pai de dois filhos, e a sincera Jo (Cobie Smulders), que se torna sua amiga. Katie começa a se interessar por Alex e se sente cada vez mais afeiçoada a ele e sua família. Ela acaba se apaixonando mas um segredo de seu passado a impede de ser plenamente feliz. Este é o enredo de Um porto seguro, filme de 2013 inspirado no livro homônimo (Novo Conceito, 384 páginas), do escritor Nicholas Sparks.

» Um porto seguro

Um porto seguro
Um porto seguro

Diário de uma paixão

Mais uma obra de Nicholas Sparks adaptada às telonas sim, porque são clássicos! Diário de uma paixão, filme lançado em 2004, é a adaptação do livro de mesmo nome (Novo Conceito, 240 páginas). Na obra, um casal de namorados enfrenta a diferença de classe social entre eles e a separação durante a guerra, nos anos 40. O romance best-seller ganha vida com os jovens amantes Ryan Gosling e Rachel McAdams.

» Diário de uma paixão

Diário de uma paixão
Diário de uma paixão

O jardim secreto

O mais antigo da lista é uma adaptação do clássico contos de fadas de Frances Hodgson Burnett, o Jardim Secreto (lançado originalmente em 1911). A obra cinematográfica foi lançada em 1993 e conta a história de Mary Lennox (Kate Maberly), que no início do século XX, se torna órfã. Meses depois, Mary desembarca em Liverpool, na Inglaterra, para viver com Lorde Archibald Craven (John Lynch), seu tio, na mansão Misselthwaite. Mais uma vez negligenciada, Mary passa a explorar a propriedade e descobre um jardim abandonado. Entusiasmada com a descoberta, decide restaurar o lugar com a ajuda do filho de um dos serviçais da casa, conquistando assim a atenção do primo doente. Juntos eles desafiam as regras da casa e o velho jardim se transforma em um lugar mágico, cheio de flores, surpresas e alegria. O jardim secreto é um lugar fantástico onde não existe tristeza e arrependimento, um lugar onde a força da amizade pode trazer de volta a beleza da vida.

» O jardim secreto

O jardim secreto
O jardim secreto
O que achou das indicações? Deixe seu comentário!