Todos os segredos que as páginas dos livros guardam também podem ser compartilhados com as telas. É possível experimentar as aventuras, peripécias e emoções por meio das cenas, músicas e detalhes - sem perder a magia que só as boas histórias proporcionam. E são essas belas adaptações literárias que trazemos nas dicas do dia! Trago abaixo para você, que ama uma boa história, uma lista com filmes novos e clássicos, de 1993 até 2023, para todos os gostos. Só para dar um gostinho do que vem pela frente, adianto que há diferentes gêneros, entre romance, drama e suspense, e uma história mais incrível que a outra. E o melhor: todas disponíveis na Netflix!

Filmes inspirados em livros para ver na Netflix

Enfim, está na hora da lista! Já prepara a sua listinha e vai riscando um por um depois de assistir - e não esquece de comentar aqui com a gente o que achou de cada obra, tá? E, se tiver sugestões para a lista, não se acanhe: é só comentar! Pipoca pronta? Vamos às dicas!

Persuasão

O filme é uma adaptação do romance de Jane Austen e conta a história de Anne Elliot que está vivendo com sua família esnobe à beira da falência. Ela é uma mulher solteira que não consegue se adaptar ao seu tempo. Ao se reconectar com uma antiga paixão - quando Frederick Wentworth volta à sua vida - Anne deve escolher entre deixar o passado para trás ou ouvir seu coração e tentar dar uma segunda chance ao amor. Diante de novas circunstâncias, sete anos após ter sido persuadida por familiares e amigos a encerrar seu noivado com ele, o casal arriscará renovar o compromisso?

» Persuasão

Persuasão
Persuasão

Destemida

O filme retrata a história de uma garota australiana que é a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha de outubro de 2009 a maio de 2010 - aos 16 anos. Sua viagem terminou em 10 de maio de 2010, depois de 210 dias em alto mar e mais de 22 mil milhas náuticas. A produção é baseada no livro de Jessica Watson.

» Assista Destemida

Destemida, divulgação
Destemida, divulgação

O Diário de Noel

O autor best-seller Jacob Turner (Justin Hartley) volta para casa no Natal, após quase duas décadas distante, desde que sua mãe com problemas mentais o expulsou de casa quando ele tinha apenas dezesseis anos. A viagem acontece quando um advogado liga, dias antes do Natal para informá-lo que sua mãe morreu e deixou uma casa para ele. No processo de arrumação do espaço, ele encontra um diário deixado por alguém chamado Noel, que pode conter segredos de seu próprio passado e de Rachel (Barrett Doss), uma visita inesperada. Unidos por sua busca para entender o passado e reescrever seu futuro, Jacob e Rachel saem em busca de Noel. Ao longo do caminho, eles encontram mais do que jamais poderiam ter imaginado, incluindo uma oportunidade para o amor. Baseado no Livro The Noel Diary, de Richard Paul Evans.

» O Diário de Noel

O Diário de Noel
O Diário de Noel

A Escola do Bem e do Mal

Sophie é uma menina que esperou sua vida toda para ser levada à A Escola do Bem e do Mal, uma escola que treina seus alunos para serem heróis ou vilões. Contudo, Agatha, que possui a antipatia de muitos por ser considerada uma bruxa, não está pronta para deixar sua única amiga ir, tentando impedir que Sophie parta. Nesse conto de fadas, as duas vão descobrir que o destino tem planos próprios, nem sempre acontecendo da maneira que esperamos.

» Assista A Escola do Bem e do Mal

Amor & Gelato

O filme é baseado no romance homônimo de Jenna Evans Welch. Lina está indo para a Itália, mas não porque quer, mas sim porquê o último desejo de sua mãe antes de morrer era que ela conhecesse seu pai. Mas que pai vai querer ver a filha depois de 16 anos sem vê-la uma única vez? Lina não está nada animada. Isso até que seu pai dá o diário de sua mãe para ela. Lendo as palavras da mãe, ela descobre que talvez seu pai não seja realmente seu pai biológico. Sua mãe estava apaixonada por dois homens enquanto passava o verão na Itália, se aventurando, visitando lugares e, é claro, comendo muitos gelatos. Mas Lina não está desacompanhada, ela acaba conhecendo Ren, um italiano charmoso que, por algum motivo, decide ajudar a garota e a traçar os mesmos passos que uma vez sua mãe fez.

» Amor & Gelato

Vídeo incorporado do YouTube

Olá, Adeus e Tudo Mais

O filme é baseado no livro escrito por Jennifer E. Smith de mesmo nome que conta a história de Claire e Aidan. Depois de fazerem um pacto de terminarem antes da faculdade, se veem refazendo os passos de seu relacionamento em sua última noite como casal. O encontro épico os leva a marcos familiares, lugares inesperados e os faz questionar se o amor do ensino médio deve durar.

» Olá, Adeus e Tudo Mais

Vídeo incorporado do YouTube

O Resgate de Ruby

Ruby era muita agitada. Seu dono original a entregou à Rhode Island Society for the Prevention of Cruelty to Animals por causa de sua personalidade geralmente "incontrolável". O filhote fofo foi rapidamente adotado e depois devolvido - cinco vezes. As coisas pareciam bastante sombrias para a mistura de border collie e pastor australiano. Horas para ser sacrificada, o policial Daniel O'Neil ficou apaixonado pela filhote de 8 meses. Ele achou que ela tinha potencial e decidiu perseguir seu sonho de ser um oficial canino. Este poderia ser o seu novo parceiro? Esta é a verdadeira história de como esses dois azarões encontraram seu sonho juntos.

» O Resgate de Ruby

O Resgate de Ruby
O Resgate de Ruby

Através da Minha Janela

No filme, Raquel sempre teve sua vida sempre foi controlada pela mãe, com o intuito da filha ter um futuro promissor como pscicóloga, mas isso tudo mudou ao conhecer Ares Hidalgo, seu vizinho misterioso e bem gato. Raquel não lembra do dia que não era obcecada por Ares, afinal ele é o badboy sexy, rico e que todos querem ficar na escola. Ela o observa pela janela, sem nunca falar com ele, mas sempre imaginando que há algo que ele esconde, e também pelo fato que ela não para de imaginar como que é beijá-lo. Porém, sua vida logo se torna corrido quando algo surpreendente acontece com ela. Do nada, Ares e ela começam a se trombar em lugares inesperados, como se ele seguisse ela. Agora Raquel está certa e confiante que fará Ares se apaixonar por ela. Apesar de não conseguirem ficar longe um do outro, o relacionamento começa como uma faísca, rápido e com muita paixão. Mas Ares não pode ou não quer se comprometer, já que sua luta com responsabilidades pessoais e familiares deixa pouco espaço para se apaixonar. Será que a paixão entre Raquel e Ares poderá se tornar um amor ou só um sonho de verão?

» Através da Minha Janela

Vídeo incorporado do YouTube

Demais pra Mim

Em Demais Pra Mim, acompanhamos Marta (Ludovica Francesconi), uma órfã que tem uma rara doença genética. Apesar da sua condição, a jovem é a pessoa mais positiva que se pode conhecer. Com o objetivo de viver um grande amor, ela quer que um menino se apaixone por ela. Aliás, não um simples menino, mas o que todos acham o mais bonito.

» Demais pra Mim

Demais pra Mim
Demais pra Mim

Indecente

Baseado no romance de Nora Roberts, Indecente segue a proeminente escritora de mistério e especialista em crime, Grace (Alyssa Milano), precisa deixar tudo para atrás e voltar apressada para a casa de sua família em Washington, D.C. depois que sua irmã, com quem não mantém muito contato, a chama de repente. Ao descobrir que sua irmã estava, na verdade, morta, a vida dupla dela vem a tona. A irmã de Grace ganhava a vida como camgirl e mantinha contatos com pessoas perigosas. Usando sua expertise sobre mistério e crime, Grace decide ignorar os avisos dos detetives do caso e começa a investigar sozinha, sem saber do perigo que enfrenta e que quem a chamou para sua cidade natal era na verdade o próprio assassino de sua irmã. A medida que Grace é atraída para ajudar a resolver o crime, sua vida se transforma em uma cena de um de seus próprios livros. No entanto, isso não é ficção. Pessoas reais morrem - e Grace pode ser a próxima. Pois ela espera prender um assassino mais perverso do que qualquer coisa que ela possa imaginar.

» Indecente

Indecente
Indecente

Confissões de uma Garota Excluída

Em Confissões de uma Garota Excluída, acompanhamos a história de Tetê (Klara Castanho), uma jovem de 16 anos que não se sente aceita na escola, nem em casa. Quando seus pais, desempregados, precisam se mudar da Barra da Tijuca para a casa dos avós em Copacabana, a adolescente é obrigada a recomeçar em outro colégio. Nessa nova jornada, ela vai tentar de tudo para não sofrer bullying novamente e, quem sabe, fazer amigos e ter uma vida social. As populares Valentina (Júlia Gomes) e Laís (Fernanda Concon) não vão facilitar, mas os igualmente excluídos Davi (Gabriel Lima) e Zeca (Marcus Bessa) podem se tornar aliados e, inclusive, ajudar a abrir caminho para os crushes. O filme é baseado no livro de mesmo nome da Thalita Rebouças.

» Confissões de uma Garota Excluída

Vídeo incorporado do YouTube

Ele é Demais

Na releitura do clássico adolescente de 1999, Ela é Demais (por sua vez inspirada em Minha Bela Dama), acompanhamos a vida de Padgett Sawyer (Addison Rae), uma influenciadora digital que precisa cumprir um grande desafio: transformar o antissocial e estranho Cameron (Tanner Buchanan) no garoto mais popular da escola. Será que ela vai conseguir?

» Ele é Demais

Vídeo incorporado do YouTube

A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor acompanha entre o passado e o presente, a jovem Jennifer Stirling (Shailene Woodley) após acordar sem memória, nos anos 60 em Londres. Com isso, ela descobre que escreveu várias cartas de amor para um amante chamado Anthony O’Hare (Callum Turner), com o qual estava disposta a arriscar seu casamento. Quarenta anos depois, a jornalista Ellie Haworth (Felicity Jones) encontra as mesmas correspondências e decide investigar o que aconteceu no passado, enquanto tenta lidar com os problemas de seu próprio relacionamento. O romance é baseado no livro de Jojo Moyes.

» A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor
A Última Carta de Amor

Cidade de Gelo

O filme conta a história de Matvey (Fedor Fedotov), um jovem que trabalha como entregador em uma padaria local. Filho de um pobre acendedor de lâmpadas, seu único tesouro são os patins prateados que herdou do pai. Ao ser demitido injustamente, ele se junta a uma gangue de batedores de carteira. O longa é baseado no livro "Hans Brinker, or The Silver Skates" da autora estadunidense Mary Mapes Dodge.

» Cidade de Gelo

Cidade de Gelo
Cidade de Gelo

Vozes e Vultos

Na trama, adaptação do livro de Elizabeth Brundage ambientado em 1980, George (James Norton) e Catherine Claire (Amanda Seyfried) se mudam de Nova York para uma casa no interior após o marido ser chamado para dar aulas de artes numa universidade local. Ao chegar lá, o casal se muda para uma antiga casa de campo. Conforme ela começa sua nova vida num vilarejo histórico, ela passa a suspeitar que seu casamento e sua casa está cercado por algo obscuro.

» Vozes e Vultos

Vozes e Vultos
Vozes e Vultos

O Tigre Branco

Baseado no best-seller do New York Times, O Tigre Branco conta a história de um ambicioso motorista indiano que usa toda a sua astúcia e sagacidade para escapar da pobreza e se libertar de sua vida de servidão a patrões ricos.

» O Tigre Branco

O Tigre Branco
O Tigre Branco

Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre

No terceiro filme da trilogia de Para Todos os Garotos, Lara Jean (Lana Condor) está bastante ansiosa em seu último ano do ensino médio para estudar junto com seu namorado, Peter (Noah Centineo), na Universidade da Virgínia. Peter foi aceito anteriormente ao ganhar uma bolsa de estudos devido à prática de esportes. Quando as cartas de universidade chegam, Lara Jean descobre que foi rejeitada.

» Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre

Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre
Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre

O Segredo: Ouse sonhar

O filme conta a história de uma viúva com três filhos que contrata um trabalhador manual para consertar sua casa durante uma grande tempestade. Quando não está fazendo reparos domésticos, ele compartilha sua filosofia de acreditar no poder do universo para entregar o que queremos. O homem a ensina sobre a lei da atração e o quanto é importante crer que os pensamentos positivos têm um grande poder de influenciar diretamente no dia a dia de qualquer pessoa, sendo possível alcançar qualquer objetivo da vida da melhor forma. O filme é baseado no livro de sucesso ''O Segredo'', de Rhonda Byrne.

» O Segredo: Ouse sonhar

O Segredo: Ouse sonhar
O Segredo: Ouse sonhar

Moxie: Quando as Garotas vão à Luta

O que acontece quando se junta uma garota de uma cidade pequena do Texas com o movimento feminista? Uma revolução! Inspirada pelo passado da mãe como Riot Grrrl, antiga integrante do feminismo punk dos anos 90, Vivian (Hadley Robinson) decide começar uma mobilização na própria escola. O filme é baseado na obra homônima de Jennifer Mathieu.

» Moxie: Quando as Garotas vão à Luta

Moxie: Quando as Garotas vão à Luta
Moxie: Quando as Garotas vão à Luta

Rebecca - A Mulher Inesquecível

Na história, uma jovem de origem humilde se casa com um rico nobre e se muda para sua intimidadora mansão na costa da Inglaterra. Chegando lá, ela passa a viver às sombras da falecida Rebecca, a misteriosa esposa anterior de seu marido, descobrindo, aos poucos, misteriosos segredos sobre seu passado. O roteiro do filme baseou-se no romance homônimo escrito por Daphne Du Maurier, que fora publicado em 1938.

» Rebecca - A Mulher Inesquecível

Rebecca - A Mulher Inesquecível
Rebecca - A Mulher Inesquecível

Enola Holmes 1 e 2

Enola Holmes (Millie Bobby Brown) é uma menina adolescente cujo irmão, 20 anos mais velho, é o renomado detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill). Quando sua mãe desaparece, fugindo do confinamento da sociedade vitoriana e deixando dinheiro para trás para que ela faça o mesmo, a menina inicia uma investigação para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo em que precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft (Sam Claflin), que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas. Baseado no livro "Os mistérios de Enola Holmes - O Caso do Marques Desaparecido".

» Enola Holmes

Enola Holmes
Enola Holmes

A barraca do Beijo 1 e 2

Melhores amigos desde sempre, Elle (Joey King) e Lee (Joel Courtney) têm a inventiva ideia de gerenciar uma barraca do beijo durante um evento da escola. Para fazer da proposta um sucesso, a garota tenta convencer o galã Noah (Jacob Elordi), seu crush e irmão mais velho de Lee, a participar da brincadeira. Ele mostra-se irredutível, mas os dois acabam se aproximando como nunca, o que estremece a amizade de Elle e Lee. O segundo filme é a continuação da história dos melhores amigos. Os dois filmes foram baseados em livros de mesmo nome da escritora Beth Reekles.

» A barraca do Beijo

A barraca do Beijo
A barraca do Beijo

Quase uma Rockstar

O filme da Netflix é baseado no livro homônimo de Matthew Quick (Intrínseca, 2015, 256 páginas). A história gira em torno de Amber Appleton que tem dezessete anos e está no ensino médio. Ela mora em um ônibus escolar junto com a sua mãe alcóolatra e seu leal vira-lata, Bobby Big Boy, após serem expulsas de casa pelo ex-namorado da mãe. Mesmo tendo uma vida difícil, a jovem mantém a sua boa energia e otimismo, focando em ajudar as pessoas ao seu redor. Quando uma tragédia ocorre em seu mundo, a vida da jovem é drasticamente afetada, mudando sua maneira de enxergar as coisas.

» Quase uma Rockstar

Quase uma Rockstar
Quase uma Rockstar

The Old Guard

O filme é baseado nas histórias em quadrinhos de mesmo nome, de Greg Rucka, conhecido pelas HQs de Mulher-Maravilha. Na trama um grupo de mercenários liderados por Andy detém o misterioso poder da imortalidade e luta há séculos em defesa do mundo mortal. Ao assumirem uma nova missão, suas habilidades extraordinárias são descobertas, e agora cabe a Andy e à recém-chegada Nile ajudar o grupo a impedir que seus poderes sejam replicados e comercializados.

» The Old Guard

The Old Guard
The Old Guard

Para todos os garotos que já amei

Para quem ama um clichê (literário e cinematográfico), Para todos os garotos que já amei (Intrínseca, 2015, 320 páginas) é a aposta perfeita. O filme - original Netflix - foi lançado em 2018 e é baseado no livro de mesmo nome, da autora Jenny Han. A obra conta a história da doce Lara Jean (Lana Condor), uma adolescente que escreveu uma carta para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

» Para todos os garotos que já amei

Vídeo incorporado do YouTube

O que achou das indicações? Deixe seu comentário!