Todos os segredos que as páginas dos livros guardam também podem ser compartilhados com as telas. É possível experimentar as aventuras, peripécias e emoções por meio das cenas, músicas e detalhes - sem perder a magia que só as boas histórias proporcionam. E são essas belas adaptações literárias que trazemos nas dicas do dia! Trago abaixo para você, que ama uma boa história, uma lista com filmes novos e clássicos, de 1993 até 2021, para todos os gostos. Só para dar um gostinho do que vem pela frente, adianto que há diferentes gêneros, entre romance, drama e suspense, e uma história mais incrível que a outra. E o melhor: todas disponíveis na Netflix!

Filmes inspirados em livros para ver na Netflix

Enfim, está na hora da lista! Já prepara a sua listinha e vai riscando um por um depois de assistir - e não esquece de comentar aqui com a gente o que achou de cada obra, tá? E, se tiver sugestões para a lista, não se acanhe: é só comentar! Pipoca pronta? Vamos às dicas!

Vozes e Vultos

Na trama, adaptação do livro de Elizabeth Brundage ambientado em 1980, George (James Norton) e Catherine Claire (Amanda Seyfried) se mudam de Nova York para uma casa no interior após o marido ser chamado para dar aulas de artes numa universidade local. Ao chegar lá, o casal se muda para uma antiga casa de campo. Conforme ela começa sua nova vida num vilarejo histórico, ela passa a suspeitar que seu casamento e sua casa está cercado por algo obscuro.

» Vozes e Vultos

Vozes e Vultos
Vozes e Vultos

O Informante

O Informante conta a história de Pete Koslow (Joel Kinnaman), um agente que recebe a missão do FBI para entrar como prisioneiro em uma das mais notórias prisões da Suécia, a fim de se infiltrar na máfia polonesa. Mas depois de alguns imprevistos e a morte de um policial, ele é abandonado na missão, podendo ser exposto pelo detetive do caso. A produção é baseada no artigo "The Man Who Knew Too Much", de Marie Brenner.

» O Informante

O Informante
O Informante

O Tigre Branco

Baseado no best-seller do New York Times, O Tigre Branco conta a história de um ambicioso motorista indiano que usa toda a sua astúcia e sagacidade para escapar da pobreza e se libertar de sua vida de servidão a patrões ricos.

» O Tigre Branco

O Tigre Branco
O Tigre Branco

Orgulho e Preconceito

Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

» Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito

Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre

No terceiro filme da trilogia de Para Todos os Garotos, Lara Jean (Lana Condor) está bastante ansiosa em seu último ano do ensino médio para estudar junto com seu namorado, Peter (Noah Centineo), na Universidade da Virgínia. Peter foi aceito anteriormente ao ganhar uma bolsa de estudos devido à prática de esportes. Quando as cartas de universidade chegam, Lara Jean descobre que foi rejeitada.

» Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre

Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre
Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre

O Segredo: Ouse sonhar

O filme conta a história de uma viúva com três filhos que contrata um trabalhador manual para consertar sua casa durante uma grande tempestade. Quando não está fazendo reparos domésticos, ele compartilha sua filosofia de acreditar no poder do universo para entregar o que queremos. O homem a ensina sobre a lei da atração e o quanto é importante crer que os pensamentos positivos têm um grande poder de influenciar diretamente no dia a dia de qualquer pessoa, sendo possível alcançar qualquer objetivo da vida da melhor forma. O filme é baseado no livro de sucesso ''O Segredo'', de Rhonda Byrne.

» O Segredo: Ouse sonhar

O Segredo: Ouse sonhar
O Segredo: Ouse sonhar

Moxie: Quando as Garotas vão à Luta

O que acontece quando se junta uma garota de uma cidade pequena do Texas com o movimento feminista? Uma revolução! Inspirada pelo passado da mãe como Riot Grrrl, antiga integrante do feminismo punk dos anos 90, Vivian (Hadley Robinson) decide começar uma mobilização na própria escola. O filme é baseado na obra homônima de Jennifer Mathieu.

» Moxie: Quando as Garotas vão à Luta

Moxie: Quando as Garotas vão à Luta
Moxie: Quando as Garotas vão à Luta

Pai em Dobro

Após passar toda uma vida junto de sua mãe em uma comunidade hippie, uma jovem (Maísa Silva) de 18 anos aproveita a maioridade para tentar realizar um de seus grandes sonhos: conhecer o pai. Ela, então, abandona a comunidade e parte em uma jornada para tentar encontrá-lo.

» Pai em Dobro

Pai em Dobro
Pai em Dobro

Era uma vez um sonho

A família Vance se muda para Ohio na esperança de viver longe da pobreza em um período pós-guerra. Quando o membro mais jovem da família cresce e se torna um estudante de direito na universidade de Yale, ele é obrigado a retornar à sua cidade natal, se deparando com o tão famoso sonho americano. Porém, ao perceber a luta de sua família contra o racismo, abusos, alcoolismo e pobreza, o jovem logo descobre que esse estereótipo americano é superficial e está longe de parecer um sonho. O filme é baseado no livro autobiográfico best-seller "Era uma Vez um Sonho": A História de uma Família da Classe Operária e da Crise da Sociedade Americana, escrito por J.D. Vance.

» Era uma vez um sonho

Era uma vez um sonho
Era uma vez um sonho

Rebecca - A Mulher Inesquecível

Na história, uma jovem de origem humilde se casa com um rico nobre e se muda para sua intimidadora mansão na costa da Inglaterra. Chegando lá, ela passa a viver às sombras da falecida Rebecca, a misteriosa esposa anterior de seu marido, descobrindo, aos poucos, misteriosos segredos sobre seu passado. O roteiro do filme baseou-se no romance homônimo escrito por Daphne Du Maurier, que fora publicado em 1938.

» Rebecca - A Mulher Inesquecível

Rebecca - A Mulher Inesquecível
Rebecca - A Mulher Inesquecível

Enola Holmes

Enola Holmes (Millie Bobby Brown) é uma menina adolescente cujo irmão, 20 anos mais velho, é o renomado detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill). Quando sua mãe desaparece, fugindo do confinamento da sociedade vitoriana e deixando dinheiro para trás para que ela faça o mesmo, a menina inicia uma investigação para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo em que precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft (Sam Claflin), que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas. Baseado no livro "Os mistérios de Enola Holmes - O Caso do Marques Desaparecido".

» Enola Holmes

Enola Holmes
Enola Holmes

A barraca do Beijo 1 e 2

Melhores amigos desde sempre, Elle (Joey King) e Lee (Joel Courtney) têm a inventiva ideia de gerenciar uma barraca do beijo durante um evento da escola. Para fazer da proposta um sucesso, a garota tenta convencer o galã Noah (Jacob Elordi), seu crush e irmão mais velho de Lee, a participar da brincadeira. Ele mostra-se irredutível, mas os dois acabam se aproximando como nunca, o que estremece a amizade de Elle e Lee. O segundo filme é a continuação da história dos melhores amigos. Os dois filmes foram baseados em livros de mesmo nome da escritora Beth Reekles.

» A barraca do Beijo

A barraca do Beijo
A barraca do Beijo

No coração do Mar

A tripulação do Essex, um barco baleeiro, deve fazer o impossível para sobreviver em uma ilha deserta após sofrer brutal ataque de uma baleia gigante. O drama norte-americano de 2015 é baseado no romance No Coração do Mar, de Nathaniel Philbrick, sobre o naufrágio do baleeiro Essex.

» No coração do Mar

No coração do Mar
No coração do Mar

Quase uma Rockstar

O filme da Netflix é baseado no livro homônimo de Matthew Quick (Intrínseca, 2015, 256 páginas). A história gira em torno de Amber Appleton que tem dezessete anos e está no ensino médio. Ela mora em um ônibus escolar junto com a sua mãe alcóolatra e seu leal vira-lata, Bobby Big Boy, após serem expulsas de casa pelo ex-namorado da mãe. Mesmo tendo uma vida difícil, a jovem mantém a sua boa energia e otimismo, focando em ajudar as pessoas ao seu redor. Quando uma tragédia ocorre em seu mundo, a vida da jovem é drasticamente afetada, mudando sua maneira de enxergar as coisas.

» Quase uma Rockstar

Quase uma Rockstar
Quase uma Rockstar

365 Dyas

Baseado nos romances da autora Blanka LipiÅ„ska 365 faz parte da trilogia: 365 dni (365 dias), Ten dzien e Kolejne 365 dni. O filme conta a história de Laura Biel, uma jovem que viaja para a Sicília de férias com o namorado. Ela acaba sendo sequestrada por Massimo, um membro da máfia local, que tentará fazer de tudo para que Laura se apaixone por ele enquanto a mantém em cativeiro por 365 dias.

» 365 Days

365 Dyas
365 Dyas

The Old Guard

O filme é baseado nas histórias em quadrinhos de mesmo nome, de Greg Rucka, conhecido pelas HQs de Mulher-Maravilha. Na trama um grupo de mercenários liderados por Andy detém o misterioso poder da imortalidade e luta há séculos em defesa do mundo mortal. Ao assumirem uma nova missão, suas habilidades extraordinárias são descobertas, e agora cabe a Andy e à recém-chegada Nile ajudar o grupo a impedir que seus poderes sejam replicados e comercializados.

» The Old Guard

The Old Guard
The Old Guard

Por Lugares Incríveis

O enredo de Por Lugares Incríveis acompanha Violet Markey e Theodore Finch, que têm suas vidas transformadas para sempre quando se conhecem. Juntos, eles se apoiam para curar os estigmas emocionais e físicos que adquiriram no passado. O filme tem como base a obra literária de mesmo nome (Seguinte, 2015, 336 páginas), escrito por Jennifer Niven.

» Por Lugares Incríveis

Por Lugares Incríveis
Por Lugares Incríveis

Os Irmãos Willoughby

Os Irmãos Willoughby, Tim, Jane e seus irmãos gêmeos, possuem pais com temperamentos egoístas. Para se livrar deles e formar a família que desejam, eles bolam um plano para enviá-los em uma viagem de férias. Nessa aventura, os irmãos acabam descobrindo o verdadeiro significado da palavra família.

» Os Irmãos Willoughby

Os Irmãos Willoughby
Os Irmãos Willoughby

Para todos os garotos que já amei

Para quem ama um clichê (literário e cinematográfico), Para todos os garotos que já amei (Intrínseca, 2015, 320 páginas) é a aposta perfeita. O filme - original Netflix - foi lançado em 2018 e é baseado no livro de mesmo nome, da autora Jenny Han. A obra conta a história da doce Lara Jean (Lana Condor), uma adolescente que escreveu uma carta para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

» Para todos os garotos que já amei

Para todos os garotos: P.S. Ainda amo você

Mas é claro que a história de Lara Jean e Peter Kavinsky (Noah Centineo) não acabaria em um filme (já que são três livros publicados). A sequência foi lançada pela Netflix neste ano (2020) e já conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Em P.S.: Ainda amo você (Intrínseca, 2016, 204 páginas), ela tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. E, nas telas, essa história consegue ser ainda mais emocionante.

» Para todos os garotos: P.S. Ainda amo você

Para todos os garotos: P.S. Ainda amo você
Para todos os garotos: P.S. Ainda amo você

O menino que descobriu o vento

Uma história de drama e emoção, O menino que descobriu o vento, lançado em 2019, é baseado no livro de memórias que carrega o mesmo nome (Objetiva, 2011, 288 páginas), de William Kamkwamba e Bryan Mealer. O filme britânico conta a história de William Kamkwamba (Maxwell Simba). Sempre se esforçando para adquirir conhecimentos cada vez mais diversificados, o jovem do Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.

» O menino que descobriu o vento


Animais Fantásticos e onde habitam

Lançado em 2016, o filme Animais fantásticos e onde habitam é inspirado no livro de mesmo nome (Rocco, 2001, 64 páginas) da autora J.K. Rowling - sob o pseudônimo de Newt Scamander. A obra (tanto literária quanto cinematográfica) faz parte do universo da saga de Harry Potter, também de J.K. No filme, conhecemos o excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne). Ele chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que seus colegas ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.

» Animais Fantásticos e onde habitam

Vídeo incorporado do YouTube

Deixe a neve cair

Falando de adaptações literárias, não tem como deixar John Green de fora da lista. Ele é o autor de Deixe a neve cair (Rocco, 2013, 257 páginas), juntamente com os autores Maureen Johnson e Lauren Myracle. A história se passa quando uma forte nevasca atinge a cidade de Gracetown na véspera de Natal e a transforma em um inesperado refúgio romântico. Um trem retido no meio do nada, uma corrida com os amigos no frio congelante e lidar com a tristeza da perda do namorado ideal. Três histórias de amor distintas que se conectam entre si.

» Deixe a neve cair

Vídeo incorporado do YouTube

Dumplin’

A obra original Netflix foi lançada em 2018, três anos após o lançamento do livro de mesmo nome (Balzer + Bray, 2015, 384 páginas). Na trama, Willowdean Dickson (Danielle Macdonald), é uma jovem acima do peso e bastante confiante com o próprio corpo, apesar de não ter o respeito de sua mãe, uma ex-miss (Jennifer Aniston). Quando se apaixona pelo atleta Bo (Luke Benward) e começa a ter inseguranças. Will decide entrar num concurso de beleza como forma de protesto.

» Dumplin'

Vídeo incorporado do YouTube

Bird Box (Caixa de pássaros)

Com mais de 160 mil exemplares vendidos no Brasil, Caixa de pássaros (Intrínseca, 2015, 272 páginas) é inspiração para o filme da Netflix estrelado por Sandra Bullock e lançado em 2018. Na obra, Malorie (Sandra Bullock) e seus filhos estão em um mundo pós-apocalíptico e precisam chegar em um refúgio para escapar do Problema, criaturas que ao serem vistas fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança. Com uma trama cheia de suspense e terror psicológico, Caixa de pássaros explora a essência do medo em um mundo pós-apocalíptico.

» Bird Box

Vídeo incorporado do YouTube

O que achou das indicações? Deixe seu comentário!