Obras literárias sempre foram combustível para o mundo cinematográfico e não apenas filmes foram produzidos a partir das páginas de livros - como já te contamos, tanto dos disponíveis na Netflix quanto daqueles para assistir no Prime Video. Os mundos mais incríveis e fantásticos do universo da literatura também inspiraram séries através dos anos.

É exatamente isso que vamos mostrar nesta lista que preparamos (com muito carinho) para você. Com obras entre 2007 e 2020, apresentamos algumas das inúmeras séries inspiradas por livros que estão disponíveis na Netflix. Aventura, suspense, história e romances preenchem as cenas dessas obras, que tratam de temas muito diferentes entre si. Que tal?

Séries inspiradas em livros disponíveis na Netflix

Algumas novidades, outras com várias temporadas e até clássicos entraram na lista, que conta com dez produções. Um repertório perfeito para quem ama livros e séries - e também para quem curte conhecer produções diferentes. Prepara a pipoca e confere a nossa lista!

Valeria (2020)

Um dos mais recentes lançamentos da Netflix, a série Valeria é inspirada na obra de Elísabet Benavent, En los zapatos de Valeria (Suma, 2013, 480 páginas), que mais tarde se tornaria uma série de livros. A produção cinematográfica foi adaptada para a realidade tecnológica de 2020, mas segue com a mesma essência. A obra acompanha Valéria, Lola, Carmen e Nerea, quatro amigas perto dos 30 anos enfrentado dilemas amorosos e profissionais. Desde um casamento que parece naufragar a uma utopia de liberdade, elas precisam lidar com a tardia transição à vida adulta.

» Valeria

Valeria
Valeria

The Witcher (2019)

Com uma pegada de série histórica e muita fantasia, The Witcher foi lançada em 2019 pela Netflix. O que nem todos sabem é que ela não só foi inspirada em um jogo de videogame, mas se originou nos livros, que também serviram de base para os games. A coleção de oito livros foi criada pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski. O primeiro livro, O Último Desejo (318 páginas, na versão brasileira), foi publicado em 1993. Com duas temporadas, a série conta a história de um grupo de jovens com habilidades peculiares que encara a difícil missão de combater as criaturas mais perigosas do planeta Terra. Conhecidos como bruxos, cada membro desenvolveu muito cedo capacidades sobrenaturais a fim de encararem uma desafiante caçada aos monstros e manterem a humanidade em segurança.

» The Witcher

The Witcher
The Witcher

O Mundo Sombrio de Sabrina (2018)

Quem lembra (e adorava) Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira? Para assistir O Mundo Sombrio de Sabrina, esqueça tudo. Com uma - grande - pitada de terror, a série da Netflix lançada em 2018 não tem nada a ver com a "prima distante", lançada lá em 1996. A nova produção foi baseada nas histórias em quadrinho Chilling Adventures of Sabrina (Archie Comics/Archie Horror, 2014), uma versão muito diferente e mais macabra da famosa bruxa. A primeira temporada apresenta a história de Sabrina Spellman, que, prestes a completar dezesseis anos, é obrigada a tomar uma decisão crucial que mudará sua vida para sempre. Ela deve escolher entre o mundo das bruxas e o mundo dos mortais, enquanto luta para proteger a família e os amigos de forças sombrias que os ameaçam.

» O Mundo Sombrio de Sabrina

O Mundo Sombrio de Sabrina
O Mundo Sombrio de Sabrina

Anne with an E (2017)

Depois de 13 anos sofrendo no sistema de assistência social, a órfã Anne é mandada para morar com uma solteirona e o irmão. Munida de sua imaginação e de seu intelecto, a pequena Anne vai transformar a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou, lutando pela sua aceitação e pelo seu lugar no mundo. Esta é a sinopse da série Anne with an E, da Netflix, lançada em 2017. A produção é inspirada no livro Anne de Green Gables (Pedra Azul, 236 páginas), que teve a primeira edição publicada em junho de 1908. A obra, de L. M. Montgomery, foi a primeira de uma sequência que totaliza cinco produções literárias.

» Anne with an E

Anne with an E
Anne with an E

13 Reasons Why (2017)

Também lançada em 2017, a série 13 Reasons Why é baseada na obra de mesmo nome (Ática, 2009, 256 páginas), escrita por Jay Asher. A série, que já protagonizou discussões polêmicas, envolve o suicídio. A história inicia com uma caixa de sapatos enviada para Clay por Hannah, sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

» 13 Reasons Why

13 Reasons Why
13 Reasons Why

Desventuras em série (2017)

Original Netflix, Desventuras em série é baseada na saga de sucesso, que conta com 13 livros. Mau Começo (Companhia das Letras, 2001, 152 páginas) é o primeiro volume da série em que o autor Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Violet são muito inteligentes e espertos: Violet é a mais velha, Klaus é o irmão do meio e Sunny é a mais nova, com 3 anos. Quando seus pais morrem, eles passam a morar com diferentes tutores. O primeiro deles é Conde Olaf, que irá tentar roubar a enorme herança deixada pelos pais. A obra também inspirou um filme (clássico da Sessão da Tarde).

» Desventuras em série

Desventuras em série
Desventuras em série

As Telefonistas (2017)

Ambientada em 1929, As Telefonistas retrata a vida de quatro mulheres, que vêm de diferentes partes da Espanha para trabalhar como "garotas do cabo" (operadoras de telefonia) em uma empresa em Madri que vai revolucionar o mundo das telecomunicações. No único lugar que representa progresso e modernidade para as mulheres da época, elas aprendem a lidar com inveja e traição, enquanto embarcam em uma jornada em busca do sucesso. A obra é inspirada no livro El Tiempo Entre Costuras (Editorial Planeta, 2009, 640 páginas), de Maria Dueñas.

» As Telefonistas

As Telefonistas
As Telefonistas

Outlander (2014)

Um pouco mais antiga que as anteriores desta lista (mas nem um pouco menos impressionante), Outlander é baseada em uma série de romances históricos da autora americana Diana Gabaldon. O primeiro volume da série, Outlander - A Viajante do Tempo (Rocco, 2004, 736 páginas), foi escrito no final dos anos 80, e publicado originalmente em 1991. No total, são 10 livros publicados, que serviram de base para a adaptação disponível na Netflix. Outlander conta a história de Claire Randall, uma enfermeira em combate no ano de 1945. Ela é misteriosamente transportada através do tempo e mandada para 1743, e sua vida passa a correr riscos que ela desconhece. Ao se casar com Jamie Fraser, um cortês e nobre guerreiro escocês, ela vê um relacionamento apaixonado se acender, deixando o coração de Claire dividido entre dois homens completamente diferentes, em duas vidas que não podem ser conciliadas.

» Outlander

Outlander
Outlander

Pretty Little Liars (2010)

Com 7 temporadas e muito suspense, Pretty Little Liars conquistou o coração de muitas adolescentes nos anos em que esteve em exibição. A produção é inspirada na série de livros de mesmo nome, escrita por Sara Shepard. Maldosas (Rocco, 2010, 296 páginas) é o primeiro livro da coleção. A série se passa na pequena cidade de Rosewood, na Pensilvânia, onde as melhores amigas Spencer Hastings, Aria Montgomery, Hanna Marin e Emily Fields guardam complexos segredos. Alison, "líder" do grupo, desapareceu há um ano e não deixou qualquer pista. As amigas recebem cartas misteriosas assinadas pela letra -A e suspeitam que seja sua antiga companheira, mas a desconfiança que possuem em relação ao universo perverso no qual vivem provoca uma reflexão cada vez maior.

» Pretty Little Liars

Pretty Little Liars
Pretty Little Liars

Gossip Girl (2007)

Para os amantes de clássicos que adoram maratonar séries, Gossip Girl pode ser uma ótima pedida. A série, lançada em 2007, é baseada na coleção de livros escrita por Cecily von Ziegesar. O primeiro livro, As Delícias da Fofoca (Record, 2008, 253 páginas), teve a primeira edição publicada em 2002, nos Estados Unidos. As 6 temporadas contam a história de um grupo de jovens milionários e as intrigas que os envolvem. Tudo começa com a volta de Serena van der Woodsen a Nova York, depois passar um ano estudando fora por motivos misteriosos. Seu retorno agita o Upper East Side, onde vivem os jovens mais privilegiados da cidade. O ambiente perfeito para o império da intriga, dos comentários mal-intencionados e dos boatos.

» Gossip Girl

Gossip Girl
Gossip Girl
O que achou das séries inspiradas em livros disponíveis na Netflix? Deixe seu comentário.