Que a Netflix não é feita só de filmes e séries, com um grande catálogo de produções, não é novidade. E se você também está cansado de assistir sempre aos mesmos tipos de obras, este texto é para você! Pensando nisso e em facilitar a sua vida, criamos uma lista com os documentários brasileiros que estão disponíveis na plataforma de streaming.

Se você tem dúvidas quanto ao formato, acha que pode ser um pouco monótono, saiba que é exatamente o oposto: o documentário tem compromisso com a exploração da veracidade, em apresentar uma visão da realidade. Por isso, pode ser ainda mais interessante que a ficção, afinal, saber que as tramas retratadas aconteceram na vida real não aumenta ainda mais a expectativa e o impacto das cenas? Por aqui, só o "baseado em fatos reais" já faz isso, imagina quando a obra é totalmente fiel aos fatos! E opções não faltam.

Documentários Brasileiros para assistir na Netflix

As produções podem ter diversos temas, explorando a política, vida de famosos e pessoas públicas, questões ambientais, entre outros - tem até indicado ao Oscar. Prepara o estoque de pipoca e confira as nossas dicas!

Brasil 2022 - Os Bastidores do Penta

A partir de depoimentos de quem viveu a conquista do Penta e imagens inéditas de arquivo, o filme revive os bastidores da Copa do Mundo de 2002. O documentário faz uma retrospectiva do caminho de superação da Seleção Brasileira até a vitória do título, após uma final inesquecível contra a Alemanha.

» Brasil 2022 - Os Bastidores do Penta

Amarelo - É Tudo pra Ontem

O documentário AmarElo - É Tudo Pra Ontem explora todo o processo de criação do projeto AmarElo, do músico e militante negro, Emicida. Criado em estúdio, AmarElo foi apresentado no Theatro Municial, em São Paulo, 2019, em um show que abordou a história da cultura negra no Brasil.

» Amarelo - É Tudo pra Ontem

Vídeo incorporado do YouTube

O Renascimento do Parto

A realidade médica e obstétrica mundial encontra-se em grave condição não por aspectos de infra-estrutura, mas devido a questões éticas e de coerência. De fato, o número de cesarianas e partos com intervenções traumáticas é alto demais para o nível recomendado. Alguns especialistas relatam suas experiências e questionam a opção médica dominante na hora do parto, além de outros elementos científicos que envolvem o futuro do homem.

» O Renascimento do Parto

O Renascimento do Parto
O Renascimento do Parto

Transversais

Neste documentário comovente, pessoas trans de diferentes origens, contextos e classes sociais compartilham história e perspectivas sobre a autoaceitação.

» Transversais

Transversais
Transversais

Anitta Made in Honório

Anitta recorda os tempos de garota pobre, quando idolatrava celebridades, e fala sobre suas loucuras, laços de família e segredos antigos.

» Anitta Made in Honório

Anitta Made in Honório
Anitta Made in Honório

Democracia em Vertigem

A série documental indicada ao Oscar traz a ascensão e queda de um grupo político. Documentário político e memórias pessoais se misturam nesta análise sobre a ascensão e queda de Lula e Dilma Rousseff e a polarização da nação.

» Democracia em Vertigem

Vídeo incorporado do YouTube

Guerras do Brasil.doc

Esta série documental detalha como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado, desde os primeiros conquistadores até a violência nos dias de hoje.

» Guerras do Brasil.doc

O documentário detalha como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado
O documentário detalha como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado

Laerte-se

A cartunista Laerte nos convida a conhecer seu mundo e reflete sobre a longa trajetória de sua auto aceitação como mulher.

» Laerte-se

Laerte-se
Laerte-se

Anavitória: Araguaína - Las Vegas

Acompanhe a carismática dupla brasileira Anavitória, que saiu de uma cidade simples para o tapete vermelho do Grammy Latino de 2017 em Las Vegas.

» Anavitória: Araguaína - Las Vegas

Anavitória: Araguaína - Las Vegas
Anavitória: Araguaína - Las Vegas

Meu tricolor de aço

No centenário do Fortaleza Esporte Clube, especialistas, jogadores e fãs relembram as vitórias, as derrotas e o legado cultural desse clube de futebol brasileiro.

» Meu tricolor de aço

Meu tricolor de aço
Meu tricolor de aço


Gostou das dicas de documentários? Confira também os posts com séries e filmes disponíveis na Netflix: 65 melhores SÉRIES para assistir na NETFLIX em 2020 e 60 Melhores FILMES para assistir na NETFLIX em 2020.